Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Entrecruzados [um roteiro]
El-Buainin


Personagens: Uma mulher, um homem, um motorista, um cobrador, figurantes para lotação e ocupação de assentos.

Lugares/objetos: Centro da cidade, trânsito, ponto-de-ônibus, ônibus articulado com dois vagões e três portas – uma entrada e duas saídas –, roleta, vidro.

Sequência 1 – Exterior, crepúsculo

1. Ponto-de-ônibus lotado
Pessoas esperam o ônibus em um ponto lotado. Um homem e uma mulher procuram a melhor posição, de forma que consigam entrar no coletivo antes dos outros e, assim, conquistar os últimos assentos do carro que, previstamente, vem lotado.

2. Dentro do ônibus
Ônibus para em frente à mulher. O homem está logo atrás, seguido das outras várias pessoas (em torno de 15 – a maioria delas formada por trabalhadores de construtoras). A mulher, observada pelo motorista, segue à roleta. O enquadramento se dá em seu rosto, como se simulasse a visão do cobrador. Ela paga a passagem. O homem também segue à roleta. O enquadramento também se dá em seu rosto. Ele paga a passagem.

3. Assentos
A mulher se senta no primeiro dos dois bancos disponíveis, o banco que está no primeiro vagão, ao lado do corredor, de frente para a sanfona e de costas para a dianteira do ônibus. O homem passa por ela e se senta no, agora, único banco disponível, que se encontra no segundo vagão, ao lado do corredor, de frente para a sanfona e direcionado para a dianteira do ônibus. Em seguida, todo o corredor é lotado de pessoas em pé, inclusive a sanfona.

4. O ônibus se locomove, noite
A câmera filma, de cima, o ônibus lotado. Este faz uma longa curva à direita. O enquadramento se dá no rosto da mulher, que sorri de leve. Depois, faz outra longa curva à direita. O enquadramento se dá no rosto do homem, que fixa o olhar.

5. Descida do ônibus
A mulher sinaliza para que o ônibus pare no próximo ponto. Fica de pé e se prepara para sair pela segunda porta, mas se sente incomodada com os homens que ocupam toda a parte dianteira, pois fedem e a encaram. Então, decide descer pela terceira porta e para, no corredor, ao lado do homem. Ela olha pela janela. Ele também. O ônibus para. Ela espera que as pessoas à sua frente desçam e desce logo após.

6. Despedida
O homem olha pela janela. Ela, já do lado fora, olha para o ônibus que volta a se locomover vagarosamente. A câmera se afasta e filma toda a avenida do alto, mostrando o movimento dos veículos e das inúmeras pessoas.

Sequência 2 (os mesmos acontecimentos vistos sob outra perspectiva) – Exterior, crepúsculo.

1. Ponto-de-ônibus lotado
Pessoas esperam o ônibus em um ponto lotado. Um homem e uma mulher procuram a melhor posição, de forma que consigam entrar no coletivo antes dos outros e, assim, conquistar os últimos assentos do carro que, previstamente, vem lotado. Ela olha de soslaio para ele. Este não percebe.

2. Dentro do ônibus
Ônibus para em frente à mulher. O homem está logo atrás, seguido das outras várias pessoas (em torno de 15 – a maioria delas formada por trabalhadores de construtoras). A mulher segue à roleta. O enquadramento se dá no rosto do homem, que respira fundo o perfume da mulher. Esta sente no ombro a respiração do homem e sorri. Ela paga a passagem. O homem também segue à roleta. O enquadramento se dá em seu rosto. Ele paga a passagem.

3. Assentos
A mulher se senta no primeiro dos dois bancos disponíveis, o banco que está no primeiro vagão, ao lado do corredor, de frente para a sanfona e de costas para a dianteira do ônibus. O homem passa por ela, observa-a de soslaio e se senta no, então, único banco disponível, que se encontra no segundo vagão, ao lado do corredor, de frente para a sanfona e direcionado para a dianteira do ônibus. Antes de todo o corredor ser lotado, um olha o outro, mas sem que seus olhares se entrecruzem.

4. O ônibus se locomove, noite
A câmera filma, de cima, o ônibus lotado. Este faz uma longa curva à direita. O enquadramento mostra que, com o movimento do ônibus, as pessoas na sanfona são afastadas e abrem uma fenda, através da qual o homem e a mulher se encaram. Depois, faz outra longa curva à direita. O enquadramento se dá no rosto do homem, que fixa o olhar. Ela sorri de volta.

5. Descida do ônibus
A mulher sinaliza para que o ônibus pare no próximo ponto. Fica de pé e se prepara para sair pela segunda porta, mas se sente incomodada com os homens que ocupam toda a parte dianteira, pois fedem e a encaram. Durante o processo, pode-se ver que o homem a observa. Então, decide descer pela terceira porta e para, no corredor, ao lado do homem. Ela olha pela janela, cujo vidro reflete a imagem do homem sentado. Ele também a enxerga e a admira através do reflexo. O ônibus para. Ela espera que as pessoas à sua frente desçam e desce logo após.

6. Despedida
O homem olha pela janela. Ela, já do lado fora, olha para o ônibus que volta a se locomover vagarosamente. A câmera se afasta e filma toda a avenida do alto, mostrando o movimento dos veículos e das inúmeras pessoas.


Biografia:
É pesquisador, principalmente, na área de Estudos Literários. É comum que escreva contos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Contos É preciso conversar El-Buainin
Contos A PORTA El-Buainin
Contos 1945 El-Buainin
Contos Suely Aparecida El-Buainin
Poesias José e Maria El-Buainin
Contos Multidão de palavras El-Buainin
Poesias Livro El-Buainin
Contos Único El-Buainin
Contos Ódio acumulado El-Buainin
Roteiros Entrecruzados [um roteiro] El-Buainin

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69025 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57928 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57565 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55847 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55132 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55086 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54968 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54906 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54840 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas

Páginas: Próxima Última