Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
É preciso conversar
El-Buainin

Conversar era preciso. Tanto tempo no escritório: eu, o computador e a papelada. Eu digitava. Do outro lado, alguém também digitava. As letras apareciam na tela. Letras frias. Não posso dizer que a comunicação estivesse morta, mas aquilo ainda não era uma conversa. Era preciso conversar.

Conversar, ouvir vozes únicas, perceber os gestos, as ênfases, as hesitações entre uma palavra e outra, interromper e ser interrompido, sentir a vibração que proporciona o som mágico correndo e desaparecendo no ar. Não exagero: a essa altura, qualquer som que saísse ou que entrasse seria mágico. Ah, o quanto isso me fazia falta! Conversar...

Conversar sobre o quê? Ora, sobre qualquer coisa. Que fosse conversa fiada ou papo furado. A necessidade era a de ouvir e produzir sons. Até mesmo um estalido estaria de bom tamanho. Decidi, por fim, aceitar aquele convite que o vizinho sempre me faz quando passa apressadamente por mim: “Aparece lá em casa sábado à tarde. Vamos queimar uma carninha, um queijinho”. Fui. Levei uns pães de alho e uma grade de cerveja para contribuir. O churrasco é sempre comunitário. Isso deixa as pessoas mais à vontade, mais donas do ambiente que ocupam na reunião. Enfim, vamos conversar?

Conversar como? Sentei-me perto das caixas de som e, mesmo que ficasse afastado, de nada adiantaria, pois o espaço era exíguo. Não queria escutar a reprodução de vozes humanas misturadas a pandeiros e cavaquinhos. Esse som, esse estrondo, impedia meus ouvidos de perceber as vozes reais, o aqui e agora, e me impedia também de falar. De qualquer maneira as pessoas não poderiam conversar.

Conversar com o copo na boca ou com aquele barulho não era possível. Gritos, sim, ouvi, mas eram gritos a serviço da manutenção do abastecimento de comida e bebida: “pega a linguiça, “traz as garrafas”, “vai lá comprar mais cerveja”. Os ouvidos se ocuparam de pagode e as bocas, de carne e cerveja. É como se todos estivessem ali, mas, ao mesmo tempo, ninguém. Depois de quatro horas de festa, um bêbado decidiu desligar o aparelho de som. De repente, os presentes se entreolharam. Pensei: “Agora começam a conversar”.

Conversar nada. Compreendi o porquê do pagode e da interminável mastigação. Estavam ali para preencher o vazio das conversas, ou melhor, da falta de conversa. Quando o aparelho foi desligado, foi como se todos se tivessem descoberto nus. O silêncio era terrível e olhar para o outro era insuportável. Tentei puxar assunto, mas foi em vão. Passei quatro horas e meia em um lugar fechado e cheio de gente. Fomos todos embora sem conversar.


Biografia:
É pesquisador, principalmente, na área de Estudos Literários. É comum que escreva contos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Contos É preciso conversar El-Buainin
Contos A PORTA El-Buainin
Contos 1945 El-Buainin
Contos Suely Aparecida El-Buainin
Poesias José e Maria El-Buainin
Contos Multidão de palavras El-Buainin
Poesias Livro El-Buainin
Contos Único El-Buainin
Contos Ódio acumulado El-Buainin
Roteiros Entrecruzados [um roteiro] El-Buainin

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55037 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última