Personagens: Uma mulher, um homem, um motorista, um cobrador, figurantes para lotação e ocupação de assentos.
Lugares/objetos: Centro da cidade, trânsito, ponto-de-ônibus, ônibus articulado com dois vagões e três portas – uma entrada e duas saídas –, roleta, vidro.
Sequência 1 – Exterior, crepúsculo
1. Ponto-de-ônibus lotado
Pessoas esperam o ônibus em um ponto lotado. Um homem e uma mulher procuram a melhor posição, de forma que consigam entrar no coletivo antes dos outros e, assim, conquistar os últimos assentos do carro que, previstamente, vem lotado.
2. Dentro do ônibus
Ônibus para em frente à mulher. O homem está logo atrás, seguido das outras várias pessoas (em torno de 15 – a maioria delas formada por trabalhadores de construtoras). A mulher, observada pelo motorista, segue à roleta. O enquadramento se dá em seu rosto, como se simulasse a visão do cobrador. Ela paga a passagem. O homem também segue à roleta. O enquadramento também se dá em seu rosto. Ele paga a passagem.
3. Assentos
A mulher se senta no primeiro dos dois bancos disponíveis, o banco que está no primeiro vagão, ao lado do corredor, de frente para a sanfona e de costas para a dianteira do ônibus. O homem passa por ela e se senta no, agora, único banco disponível, que se encontra no segundo vagão, ao lado do corredor, de frente para a sanfona e direcionado para a dianteira do ônibus. Em seguida, todo o corredor é lotado de pessoas em pé, inclusive a sanfona.
4. O ônibus se locomove, noite
A câmera filma, de cima, o ônibus lotado. Este faz uma longa curva à direita. O enquadramento se dá no rosto da mulher, que sorri de leve. Depois, faz outra longa curva à direita. O enquadramento se dá no rosto do homem, que fixa o olhar.
5. Descida do ônibus
A mulher sinaliza para que o ônibus pare no próximo ponto. Fica de pé e se prepara para sair pela segunda porta, mas se sente incomodada com os homens que ocupam toda a parte dianteira, pois fedem e a encaram. Então, decide descer pela terceira porta e para, no corredor, ao lado do homem. Ela olha pela janela. Ele também. O ônibus para. Ela espera que as pessoas à sua frente desçam e desce logo após.
6. Despedida
O homem olha pela janela. Ela, já do lado fora, olha para o ônibus que volta a se locomover vagarosamente. A câmera se afasta e filma toda a avenida do alto, mostrando o movimento dos veículos e das inúmeras pessoas.
Sequência 2 (os mesmos acontecimentos vistos sob outra perspectiva) – Exterior, crepúsculo.
1. Ponto-de-ônibus lotado
Pessoas esperam o ônibus em um ponto lotado. Um homem e uma mulher procuram a melhor posição, de forma que consigam entrar no coletivo antes dos outros e, assim, conquistar os últimos assentos do carro que, previstamente, vem lotado. Ela olha de soslaio para ele. Este não percebe.
2. Dentro do ônibus
Ônibus para em frente à mulher. O homem está logo atrás, seguido das outras várias pessoas (em torno de 15 – a maioria delas formada por trabalhadores de construtoras). A mulher segue à roleta. O enquadramento se dá no rosto do homem, que respira fundo o perfume da mulher. Esta sente no ombro a respiração do homem e sorri. Ela paga a passagem. O homem também segue à roleta. O enquadramento se dá em seu rosto. Ele paga a passagem.
3. Assentos
A mulher se senta no primeiro dos dois bancos disponíveis, o banco que está no primeiro vagão, ao lado do corredor, de frente para a sanfona e de costas para a dianteira do ônibus. O homem passa por ela, observa-a de soslaio e se senta no, então, único banco disponível, que se encontra no segundo vagão, ao lado do corredor, de frente para a sanfona e direcionado para a dianteira do ônibus. Antes de todo o corredor ser lotado, um olha o outro, mas sem que seus olhares se entrecruzem.
4. O ônibus se locomove, noite
A câmera filma, de cima, o ônibus lotado. Este faz uma longa curva à direita. O enquadramento mostra que, com o movimento do ônibus, as pessoas na sanfona são afastadas e abrem uma fenda, através da qual o homem e a mulher se encaram. Depois, faz outra longa curva à direita. O enquadramento se dá no rosto do homem, que fixa o olhar. Ela sorri de volta.
5. Descida do ônibus
A mulher sinaliza para que o ônibus pare no próximo ponto. Fica de pé e se prepara para sair pela segunda porta, mas se sente incomodada com os homens que ocupam toda a parte dianteira, pois fedem e a encaram. Durante o processo, pode-se ver que o homem a observa. Então, decide descer pela terceira porta e para, no corredor, ao lado do homem. Ela olha pela janela, cujo vidro reflete a imagem do homem sentado. Ele também a enxerga e a admira através do reflexo. O ônibus para. Ela espera que as pessoas à sua frente desçam e desce logo após.
6. Despedida
O homem olha pela janela. Ela, já do lado fora, olha para o ônibus que volta a se locomover vagarosamente. A câmera se afasta e filma toda a avenida do alto, mostrando o movimento dos veículos e das inúmeras pessoas.
|