Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MEDICOS SEM FRONTEIRAS E A UNIÃO EUROPEIA
MSF
Wagner Paulon

Resumo:
Médicos Sem Fronteiras lança campanha pedindo para União Europeia rever acordos que podem elevar o preço de medicamentos genéricos produzidos na Índia

MEDICOS SEM FRONTEIRAS E A UNIÃO EUROPEIA
Médicos Sem Fronteiras lança campanha pedindo para União Europeia rever acordos que podem elevar o preço de medicamentos genéricos produzidos na Índia

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras lança hoje a campanha global "Europa, tire a mão dos nossos medicamentos!", contra as tentativas da União Europeia (UE) de restringir o acesso aos medicamentos genéricos aos pacientes dos países em desenvolvimento. A data de lançamento da campanha coincide com a retomada das negociações da UE com a Índia sobre um acordo comercial que coloca obstáculos nas diferentes dimensões do acesso a medicamentos.

"Nós dependemos dos medicamentos produzidos na Índia para tratar todos os tipos de doenças. 80% dos medicamentos para Aids utilizados em nossos projetos na África são provenientes da Índia, o que significa manter cerca de 160 mil pessoas vivas”, disse Unni Karunakara, presidente do Conselho Internacional de MSF. “Por isso, não podemos permanecer calados enquanto a Europa trabalha para controlar todos os aspectos da oferta de medicamentos, seja o registro e o transporte para pacientes em outras partes do mundo".

O acordo entre a Índia e a União Europeia é um dos muitos ataques da Comissão Europeia contra os medicamentos genéricos. Por meio de outros acordos comerciais bilaterais, a Europa está ameaçando a produção de medicamentos seguros, efetivos e a preços acessíveis em todo o mundo. Nessas negociações, a União Europeia exige cláusulas de propriedade intelectual mais severas do que aquelas previstas pelo direito internacional. A Europa também é uma força motriz nas negociações secretas para um Anti-Counterfeiting Trade Agreement (conhecido pela sigla ACTA), onde lidera a pressão por medidas que limitariam a produção de medicamentos genéricos.

Os impactos dessas políticas já podem ser sentidos pelos pacientes. Graças à regulamentação aduaneira da Comissão Europeia, medicamentos destinados a países em desenvolvimento foram detidos em portos da Europa, colocando a vida de pessoas em risco. "Os europeus estão tirando os medicamentos das nossas mão”, disse Marius Mueller, coordenador médico de MSF no Quênia. "Os medicamentos genéricos são mais baratos, o que nos permite atender cada vez mais pacientes com Aids, inclusive garantindo a continuidade do tratamento para eles e para seus filhos. As imposições da Europa colocam todo o nosso trabalho dos últimos cinco anos em risco".

Estudo recente mostra que mais de 90% dos medicamentos para Aids comprados por doadores internacionais em 2008, incluindo governos europeus, são genéricos produzidos na Índia. Encerrar o fornecimento desses medicamentos seria devastador para os milhares de pacientes a espera de atendimento.

"A Europa está claramente aproveitando todas as ocasiões que pode para impedir o acesso a medicamentos genéricos das pessoas que vivem nos países em desenvolvimento", disse Michelle Childs, da campanha da MSF para acesso a Medicamentos Essenciais. "Grupos da sociedade civil de todo o mundo estão se mobilizando para pedir à Europa rever essa posição e pedimos a todos, em toda parte, que apoiem nossa campanha e acesse o www.action.msf.org. Pedimos que se juntem a nós e enviem uma mensagem ao Comissário de Comércio Europeu Karel De Gucht para que ele TIRE as mãos de nossos medicamentos."


Biografia:
Psicanalista e Mestre em Psicopatologia pela (Escola Paulista) em SP-BRASIL; Formação Integral e Análise Didática em Psicanálise; Psicólogo Clínico pelo (Saint Meinrad College) em USA; Pedagogo pelo (FEC ABC) em SP-BRASIL; MBA pela (University Abet) em USA; Curso de Especialização em Entorpecentes pela (USP) em SP-BRASIL; Livre Docente em Faculdades e Universidades Brasileiras; Exerce atividades Clinicas e Educacionais há mais de trinta e cinco anos; Membro de varias Sociedades Científicas Internacionais; Membro da “Cruz Vermelha Brasileira - Filial Estado de São Paulo”; Membro da Organização Internacional “Médicos Sem Fronteiras” e Atual Diretor do Centro Psicanalítico de Ubatuba-SP.
Número de vezes que este texto foi lido: 61396


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A EDUCAÇÃO wagner paulon
Artigos A DECISÃO DE PENSAR wagner paulon
Artigos 3 Delegados do 2º Distrito Policial de SBC Corruptos wagner paulon
Artigos A Parasitologia estuda Vereadores de SBC wagner paulon
Artigos É Fácil Agredir e Prender Estudantes! wagner paulon
Artigos A Sociedade denuncia wagner paulon
Artigos Anel do Psicanalista wagner paulon
Biografias Senhor Professor Dr. Hélio Pellegrino Wagner Paulon
Biografias Senhor Professor Dr. Flávio Gikovate Wagner Paulon
Biografias Senhor Professor Dr. Paulo Gaudêncio Wagner Paulon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 34.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Ao calor do incenso - Flora Fernweh 61822 Visitas
DIA VINTE DE NOVEMBRO – MAIS UM DIA PARA ESQUECER - Antonio de Jesus Trovão 61775 Visitas
Perseverança ou teimosia - Patrícia 61653 Visitas
PERIGOS DA NOITE 4 IND 14 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 61533 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 61530 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 61525 Visitas
Canção - valmir viana 61518 Visitas
Viver! - Machado de Assis 61517 Visitas
A menina e o desenho - 61508 Visitas
SILHUETA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61503 Visitas

Páginas: Próxima Última