Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A EDUCAÇÃO
Conselho Brasileiro de Psicanálise
wagner paulon

Resumo:
É pela educação que as gerações se transformam e se aper¬feiçoam. Para uma sociedade nova é necessário homens novos. Por isso, a educação desde a infância é de importância capital.

Conselho Brasileiro de Psicanálise
( I.N.N.G.)
http://www.cobrpsi.org

A EDUCAÇÃO

Dr. Wagner Paulon
1976 - 2012

É pela educação que as gerações se transformam e se aper¬feiçoam. Para uma sociedade nova é necessário homens novos.

Por isso, a educação desde a infância é de importância capital.

Não basta ensinar à criança os elementos da Ciência. Apren¬der a governar-se, conduzir-se como ser consciente e racional, é tão necessário como saber ler, escrever e contar: é entrar na vida armado não só para a luta material mas, principalmente, para a luta moral. É nisso em que menos se tem cuidado.

Presta-se mais atenção em desenvolver as faculdades e os lados brilhantes da criança, do que as suas virtudes. Na escola, como na família, há muita negligência em esclarecê-la sobre os seus deveres e sobre o seu destino. Portanto, desprovida de princí¬pios elevados, ignorando o alvo da existência, ela, no dia em que entra na vida pública, se entrega a todas as ciladas, a todos os arrebatamentos da paixão, num meio sensual e corrompido.

Mesmo no ensino secundário, aplicam-se a atulhar o cére¬bro dos estudantes com um acervo indigesto de noções e fatos, de datas e nomes, tudo em detrimento da educação moral. A moral da escola, desprovida de sanção efetiva, sem Ideal verda¬deiro, é estéril e incapaz de reformar a sociedade.

Uma boa educação é, raras vezes, obra de um mestre. Para despertar na criança as primeiras aspirações ao bem, para corri¬
gir um caráter difícil, é preciso, às vezes, a perseverança, a firmeza, uma ternura de que o coração de um pai ou de uma mãe somente podem ser suscetíveis. Se os pais não conseguem corrigir os filhos, como é que poderia fazê-lo o mestre que tem um grande número de discípulos a dirigir?

Essa tarefa, entretanto, não é tão difícil quanto se pensa, pois não exige uma ciência profunda. Pequenos e grandes podem preenchê-la, desde que se compenetrem do alvo elevado e das conseqüências da educação. Sobretudo, é preciso lembrar-nos de que esses Espíritos vêm coabitar conosco para que os ajude¬mos a vencer os seus defeitos e os preparemos para os deveres da vida. Com o matrimônio aceitamos a missão de os dirigir cumpramo-la, pois, com amor, mas com amor isento de fraqueza, porque a afeição demasiada está cheia de perigos. Estudemos, desde o berço, as tendências que a criança trouxe das suas exis¬tências anteriores, apliquemo-nos a desenvolver as boas, a ani-quilar as más.

Não confieis vossos filhos a outrem, desde que não fordes a isso absolutamente coagidos. A educação não deve ser merce¬nária. Que importa a uma ama que tal criança fale ou caminhe antes da outra?

Ela não tem o interesse nem o amor maternais. Mas, que alegria para uma mãe ao ver o seu querubim dar os primeiros passos! Nenhuma fadiga, nenhum trabalho a detém. Ama! Procedei da mesma forma para com a alma dos vossos fi¬lhos. Tende ainda mais solicitude para com essa do que pelo corpo. O corpo se consumirá breve e será sepultado, no entanto, a alma imortal, resplandecendo pelos cuidados com que foi tratada, pelos méritos adquiridos, pelos progressos realizados, viverá através dos tempos para vos abençoar e amar.

A educação, baseada numa concepção exata da vida, trans¬formaria a face do mundo.

Suponhamos cada família iniciada nas crenças espiritualistas sancionadas pelos fatos, e incutindo-as aos filhos, ao mesmo tempo que a escola laica lhes ensinasse os princípios da Ciência e as maravilhas do Universo:

uma rápída transformação social operar-se-ia então sob a ação dessa dupla corrente.

Todas as chagas morais são provenientes da má educação. Reformá-la, colocá-la sobre novas bases traria à Humanidade conseqüências incalculáveis. Instruamos a juventude, esclareça¬mos sua inteligência,
mas, antes de tudo, falemos ao seu cora¬ção, ensinemos-lhe a despojar-se das suas imperfeições.

Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.
♦-♦-♦


Biografia:
Psicanalista e Mestre em Psicopatologia pela (Escola Paulista) em SP-BRASIL; Formação Integral e Análise Didática em Psicanálise; Psicólogo Clínico pelo (Saint Meinrad College) em USA; Pedagogo pelo (FEC ABC) em SP-BRASIL; MBA pela (University Abet) em USA; Curso de Especialização em Entorpecentes pela (USP) em SP-BRASIL; Livre Docente em Faculdades e Universidades Brasileiras; Exerce atividades Clinicas e Educacionais há mais de trinta e cinco anos; Membro de varias Sociedades Científicas Internacionais; Membro da “Cruz Vermelha Brasileira - Filial Estado de São Paulo”; Membro da Organização Internacional “Médicos Sem Fronteiras” e Atual Diretor do Centro Psicanalítico de Ubatuba-SP.
Número de vezes que este texto foi lido: 52860


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A EDUCAÇÃO wagner paulon
Artigos A DECISÃO DE PENSAR wagner paulon
Artigos 3 Delegados do 2º Distrito Policial de SBC Corruptos wagner paulon
Artigos A Parasitologia estuda Vereadores de SBC wagner paulon
Artigos É Fácil Agredir e Prender Estudantes! wagner paulon
Artigos A Sociedade denuncia wagner paulon
Artigos Anel do Psicanalista wagner paulon
Biografias Senhor Professor Dr. Hélio Pellegrino Wagner Paulon
Biografias Senhor Professor Dr. Flávio Gikovate Wagner Paulon
Biografias Senhor Professor Dr. Paulo Gaudêncio Wagner Paulon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 34.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56717 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55049 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54967 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54846 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54841 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54741 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última