Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
"Filhinho da mamãe"
Andréa Dias Fernandes

Resumo:
Filhos superprotegidos e que tem sua educação prejudicada pelos próprios pais.

Dias atrás conversei com um jovem, às vésperas de completar 18 anos, e que estava em busca de um emprego. Fiquei intrigada ao ver que o jovem estava esperando pelo seu pai para utilizar da sua influência e conseguir o tal emprego. O que me chamou a atenção é que este jovem não estava interessado em buscar uma colocação de trabalho pelos seus próprios méritos como conhecimento, iniciativa, simpatia, inteligência, disposição e honestidade.
Muitos jovens e, porque não dizer adultos, tem dificuldades em enfrentar o mundo. Provavelmente porque desde pequenos foram super protegidos pelos seus familiares. Na hora de fazer determinada lição da escola um pouco mais difícil, eram os pais que faziam. Nunca delegaram pequenas tarefas aos filhos, como ir até um comércio, um banco, diziam que era “perigoso”. Pais que sempre fizeram questão de levar e buscar o “filhinho” na escola, impedindo que o mesmo, pelo menos de vez em quando, fosse sozinho. O simples ato de acordar o “filhinho” para ir até a escola ainda é a mamãe quem faz, e não o despertador. Tem ainda aqueles pais que acham que seus filhos nunca fizeram nada de errado na escola, é sempre culpa dos professores ou dos outros colegas. E pequenas tarefas domésticas que nunca são delegadas aos filhos, como lavar e secar uma louça, e que são importantes para a formação da personalidade. Estes pequenos detalhes é que muitas vezes tornam as crianças adultos, ou quase adultos, com medo de enfrentar este mundo real e continuam da dependência dos seus pais. Felizes aqueles que podem contar com os pais por muitos e muitos anos.
Minha mãe sempre disse que criamos os nossos filhos para o mundo e não para nós mesmos. Este ensinamento passo para os meus filhos também. Sempre procuro mostrar para eles os problemas do dia-a-dia que os adultos enfrentam, afinal a vida é assim. Procuro esconder quase nada. Se eles sempre pensarem na vida sem problemas (o que é uma grande mentira), no primeiro obstáculo se mostrarão fracos, incapazes e incompetentes para agir. Ao mesmo tempo fico com um sentimento de pena destes pequenos “super protegidos”, pois agora tudo é lindo e maravilhoso. E depois ???


Biografia:
BLOG: www.andreadiasfernandes.blogspot.com.br Sou formada em Ciências da Computação, Pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável. Trabalhei muitos anos como analista de sistemas e programadora. Atualmente sou bancária e escrevo uma coluna semanal para um jornal local. Sou casada e tenho dois filhos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Problemas ..... Quem não os tem? Andréa Dias Fernandes
Crônicas Preguiça mental Andréa Dias Fernandes
Crônicas Fantoches da moda Andréa Dias Fernandes
Crônicas O desafio das empresas Andréa Dias Fernandes
Poesias Dia especial para os vivos Andréa Dias Fernandes
Poesias Porque amar vale a pena Andréa Dias Fernandes
Crônicas Agradecer, agradecer e agradecer..... E, jamais reclamar! Andréa Dias Fernandes
Crônicas Estourar a grande bolha Andréa Dias Fernandes
Crônicas Mulheres que apanham Andréa Dias Fernandes
Crônicas Competências que levam ao sucesso Andréa Dias Fernandes

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 26.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55037 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última