Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Competências que levam ao sucesso
Andréa Dias Fernandes

Nos últimos tempos tenho observado algumas pessoas que são extremamente inteligentes, tiram boas notas, passam em concursos difíceis mas, na prática, no dia-a-dia, são fracos, inseguros e sem atitude. Durante a faculdade tive uma colega assim. Tirava as melhores notas em todas as disciplinas, se destacava entre os colegas, mas apenas na teoria. Sempre que buscava uma colocação de trabalho tinha muita dificuldade. Por quê? Porque na prática as empresas buscam profissionais que tenham a competência para dominar a teoria, mas, principalmente, habilidade e atitude para colocar em prática. As empresas querem saber o que você realmente sabe fazer e não apenas o que está escrito no manual. Querem que você traga resultados. Essas pessoas muitas vezes até conseguem o trabalho, mas o desempenho sempre ficará a desejar. São pessoas que deveriam se limitar apenas a ensinar a teoria para as outras e, jamais, estar na frente dos negócios de qualquer empresa. Podemos até citar uma conhecida sigla que define melhor competência - CHA - Conhecimentos - Habilidades - Atitudes. Nós certamente nos destacamos em uma delas, mas deveríamos desenvolver as três, equilibradamente, para alcançar o sucesso.
Quando penso neste assunto logo faço uma associação com a educação dos nossos filhos. É maravilhoso que tenham ótimas notas na escola, mas de que adianta se este conhecimento não estiver acompanhado da vivência. Imagine um jovem que só tira as melhores notas e não tem segurança para ir sozinho até a um estabelecimento comercial para resolver um problema, solicitar um serviço, fazer uma compra, uma transação bancária. Delegar pequenas tarefas aos nossos filhos, na medida certa, fará com que sejam pessoas melhores, seguras e independentes.
Voltando àquela colega da faculdade, hoje sei que ministra aulas em um curso superior. Fez mestrado, doutorado, etc. Ela teve a consciência que, dentro de uma organização não teria muito espaço porque tinha em excesso o conhecimento e, em menor grau, as habilidades e atitudes. Assim ocorre hoje em muitas empresas. Profissionais excelentes decoradores de manuais e de instruções, mas completamente inseguros ao conquistar e atender clientes, negociar, executar suas tarefas, tomar decisões. Fatalmente, essa falha de comportamento se refletirá nos seus resultados, a curto ou a longo prazo. É só uma questão de tempo.
Então, que tal avaliarmos as competências que mais se destacam na nossa personalidade? Será que conseguimos avaliar as nossas deficiências ou achamos que somos perfeitos? Devemos ser críticos de nós mesmos, já que criticar a pessoa ao lado é bem fácil. Quem sabe hoje cai a ficha e, a partir de agora, uma nova pessoa surgirá, bem mais completa e mais segura para encarar o mundo.


Biografia:
BLOG: www.andreadiasfernandes.blogspot.com.br Sou formada em Ciências da Computação, Pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável. Trabalhei muitos anos como analista de sistemas e programadora. Atualmente sou bancária e escrevo uma coluna semanal para um jornal local. Sou casada e tenho dois filhos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52853


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Problemas ..... Quem não os tem? Andréa Dias Fernandes
Crônicas Preguiça mental Andréa Dias Fernandes
Crônicas Fantoches da moda Andréa Dias Fernandes
Crônicas O desafio das empresas Andréa Dias Fernandes
Poesias Dia especial para os vivos Andréa Dias Fernandes
Poesias Porque amar vale a pena Andréa Dias Fernandes
Crônicas Agradecer, agradecer e agradecer..... E, jamais reclamar! Andréa Dias Fernandes
Crônicas Estourar a grande bolha Andréa Dias Fernandes
Crônicas Mulheres que apanham Andréa Dias Fernandes
Crônicas Competências que levam ao sucesso Andréa Dias Fernandes

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 26.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69060 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57962 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57607 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55879 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55188 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55146 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55024 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54931 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54899 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54882 Visitas

Páginas: Próxima Última