Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Preguiça mental
Andréa Dias Fernandes


           Sabe aquela “dificuldade” de colocar o cérebro para funcionar, de racionar? É pura burrice ou preguiça de pensar? Existem pessoas que optam por transferir aos outros as tarefas de sua responsabilidade ou simplesmente ficar indagando repetitivamente sobre tudo o que já ouviu dezenas de vezes. Isto realmente irrita quem está por perto e irrita mais ainda quem é constantemente indagado.
            As pessoas são seres racionais e possuem um cérebro poderoso. Uns são mais estimulados quando crianças, outras não. Alguns recebem mais oportunidades da vida do que outros, como o estudo, o acesso à tecnologia, aos bons livros, jornais, conversas familiares cultas, etc.
            Mas ter enfrentado mais dificuldades no passado não é desculpa para não buscar aprender cada vez mais. Aprender sobre informática, passar e receber e-mails, acessar a internet, tirar fotos com câmaras digitais, utilizar equipamentos eletrônicos e terminais bancários, etc. Quantas pessoas que você conhece que só tiveram acesso a um computador com a idade avançada e, mesmo assim, se saíram muito bem com a tecnologia? Eu conheço diversas! O homem deve dominar a tecnologia, mas não a tecnologia dominar o homem...
            Só que dá menos trabalho cair fora, perguntar ou pedir para alguém fazer tal coisa. E quando a pergunta for cruel? Puro comodismo! Pura preguiça! Perguntar uma vez, anotar em um papel ou na mente e NUNCA mais fazer a mesma pergunta cretina, tudo bem! O pior é quando a tal da preguiça mental e a malandragem entram em cena e a mesma pergunta é feita mais e mais vezes. Paciência!
            Tem pessoas que até se orgulham de dizer que não sabem fazer algo e que nunca puderam aprender. Parece que estão decretando que são mesmo burras e limitadas intelectualmente. É muito feio que os outros percebam isso em nós. Se realmente tivessem se esforçado teriam aprendido. Às vezes não gostamos de fazer determinada coisa. Mas será que sempre na vida só fazemos o que gostamos? É claro que não.
             Ao trabalharmos em uma empresa somos requisitados diversas vezes ao dia, seja pelos colegas, superiores ou clientes. Já imaginou não resolver a solicitação e apenas dizer “não sei isto, não vou fazer!”. Certo que no mesmo dia estaríamos despedidos. Precisamos nos entregar à pesquisa, estudar, analisar, refletir e dar um jeito de resolver o problema. Então, por que não somos assim na nossa vida? Certamente, quanto mais conhecimento tivermos, mais bem-sucedidos e autossuficientes seremos. E também mais satisfeitos, porque a cada dia estaríamos aprendendo algo novo e útil. Aprender nunca é demais e conhecimento não significa acúmulo de informações, mas competência para agir.




Biografia:
BLOG: www.andreadiasfernandes.blogspot.com.br Sou formada em Ciências da Computação, Pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável. Trabalhei muitos anos como analista de sistemas e programadora. Atualmente sou bancária e escrevo uma coluna semanal para um jornal local. Sou casada e tenho dois filhos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Problemas ..... Quem não os tem? Andréa Dias Fernandes
Crônicas Preguiça mental Andréa Dias Fernandes
Crônicas Fantoches da moda Andréa Dias Fernandes
Crônicas O desafio das empresas Andréa Dias Fernandes
Poesias Dia especial para os vivos Andréa Dias Fernandes
Poesias Porque amar vale a pena Andréa Dias Fernandes
Crônicas Agradecer, agradecer e agradecer..... E, jamais reclamar! Andréa Dias Fernandes
Crônicas Estourar a grande bolha Andréa Dias Fernandes
Crônicas Mulheres que apanham Andréa Dias Fernandes
Crônicas Competências que levam ao sucesso Andréa Dias Fernandes

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 26.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69006 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56755 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55097 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55043 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54932 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54883 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54805 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54790 Visitas

Páginas: Próxima Última