Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Fazendo a história da educação
SILVIA TREVISANI


Caminho pelo pátio do colégio, dezenas de crianças e jovens seguem caminhos opostos, entrelaçando pensamentos e desejos. Entretanto, uma jovem aluna passa por mim rapidamente, mas a camiseta que veste chama-me a atenção. Lia-se a seguinte frase: “Colégio Franciscano Ave Maria — 80 anos.” Pensei: perfeito! Alguém definiu em poucas palavras toda a história de amor e formação deste estabelecimento de ensino.

Voltei aos tempos de adolescente, quando ainda cursava o ginásio, conhecido como Ensino Fundamental. O sonho de toda(o) adolescente era estudar num colégio grande e que oferecesse um ensino de qualidade. Concluir o colegial, atual Ensino Médio, e iniciar o curso superior se resumiam: ir para a faculdade e principiar um ciclo a mais na vida. E esse conceito passava de geração em geração.

Não havia tantos colégios como se tem hoje na cidade de Campinas e o Colégio Ave Maria sempre foi tradição.

Aquela frase despertou a saudade dos tempos em que vestir uma calça jeans e uma camiseta, colocar uma mochila nas costas e ainda segurar uma prancheta era o começo de uma nova etapa na vida. E o caminho para um futuro promissor chamava-se Colégio Ave Maria, atualmente Colégio Franciscano Ave Maria.

Lembranças são coisas pitorescas de nossa idade que se transformaram em prosa e verso.

Colégio Franciscano Ave Maria, quantas saudades trago comigo. Hoje, só posso observar e acompanhar os sonhos dos meus filhos se tornarem realidade junto de você.

Naquele tempo, gozava-se de tranquilidade e segurança. Lembro-me como se fosse hoje que, quando chegava do colégio, minha mãe me esperava sorrindo no portão. Hoje é preciso trancafiar nossos filhos para protegê-los da violência nas ruas, nas portas das escolas e nas faculdades. Esta responsabilidade de proteção acaba fazendo parte da arte de educar.

Tudo mudou! Transformaram você numa selva de pedras; ao derredor, muitos arranha-céus impedem-lhe de contemplar o pôr do sol e o crepúsculo alaranjado, mas você continua sendo o colégio do meu coração e do coração da cidade de Campinas, entregando para a vida, ano após ano, jovens seguros e capacitados para o mercado de trabalho.

Parabéns pelos 80 anos de glória.

O Colégio Franciscano Ave Maria, que não para, que não dorme e que é o coração da educação. A educação que muitas vezes está perto de ter um colapso, mas as suas veias periféricas — irmãs, direção, coordenação, alunos e funcionários — a socorrem e a faz funcionar como um coração novo em folha.


Biografia:
BIOGRAFIA SILVIA TREVISANI - (Silvia Cristina Martins Trevisani) Contadora, escritora, poetisa e contista. Natural de Gália – estado de São Paulo. Atualmente reside em Campinas-SP. Autora do livro de poesias: Se as estrelas falassem... Editora Komedi/2007 - Integrante do CPAC, participou de 27 coletâneas com outros escritores, começou a participar ativamente de concursos literários em 2004 auferindo 28 prêmios e classificações, sendo: 27 prêmios em solo brasileiro e 01 (segundo lugar na modalidade poesia) em Castiglioni di Sicilia na Itália. Participa de diversos encontros e saraus literários e cursa o último ano de Letras. E-mail: silvia.trevisani@ig.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 61627


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Intertextualidade com o conto "O Patinho Feio" SILVIA TREVISANI
Frases EDUCAÇÃO SILVIA TREVISANI
Frases EDUCAR SILVIA TREVISANI
Poesias AMIZADE SILVIA TREVISANI
Crônicas Fazendo a história da educação SILVIA TREVISANI
Frases "JOSÉ SARAMAGO" SILVIA TREVISANI
Poesias BIBLIOTECA SILVIA TREVISANI
Poesias O QUE É SER POETA? SILVIA TREVISANI
Poesias Bolinha de Gude SILVIA TREVISANI
Resenhas Filme: Quem Quer Ser um Milionário? SILVIA TREVISANI

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63366 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63345 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63186 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63131 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63126 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63106 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63012 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63003 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62887 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62883 Visitas

Páginas: Próxima Última