Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Filme: Quem Quer Ser um Milionário?
SILVIA TREVISANI

Resumo:
Não podemos deixar de colocar, que neste enredo, existe a valorização exagerada pelos conhecimentos adquiridos nas ruas, lembrando que a cultura está nas escolas e na leitura de bons livros, estudar é um dos caminhos para o conhecimento, e que os jovens não podem se prender a esta história fantasiosa, onde se relaciona um sortudo para milhões de habitantes vivendo em situação de extrema pobreza.

Quem Quer Ser um Milionário?
CONTRASTE

Contraste é o que vemos com indiferença sob os viadutos das metrópoles.
São crianças alimentando-se do desperdício no lixão.
É deitar em berço esplêndido ignorando quem dorme em papelão puído.
É sorrir quando o mundo caminha para a destruição.
Contraste é o colorido das roupas com o vermelho do sangue.
É viver em cárcere temendo a rua.
É sentar no banco da praça e ser violentado.
É conviver com a violência nua e crua.
Contraste é o trabalho escravo e a corrupção.
É sentar-se à mesa depois do trabalho e fazer uma oração.
É morrer nas filas de hospitais aguardando por um leito.
É ver um pobre na rua mendigando por um pão.
Contraste é ver nossos adolescentes armados.
Participando de crimes, lotando a FEBEM.
São as drogas circulando livres nas escolas.
São as autoridades isentando-se também!
“Contraste” é o confronto do sonho com a realidade.
É poder acreditar que a explosão será apenas de felicidade.
E que os estampidos ecoando em noites afora,
sejam apenas rojões com brilho de estrelas em noites de São João.

TREVISANI, Silvia, Se as estrelas falassem...



“Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire)

Elenco:
Dev Patel e Tanay Chheda ( Jamal - Jovem ), Ayush M. Khedekar Jamal - criança)
Ashutosh L. Gajiwala e Madhur Mittal ( Salim – jovem ); Azharuddin Mohammed Ismail ( Salim – criança ) –
Tanvi Ganesh Lonkar e Freida Pinto ( Latika - jovem ); Rubiana Ali (Latika – criança) , Azharuddin M. Ismail – Latika - criança),
Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Rajendranath Zutshi, Jeneva Talwar.
Produção: Tessa Ross e Paul Smith
Direção: Danny Boyle e Lovelee Tandan
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Distribuidora: Europa Filmes
Estreia: 06 de Março de 2009

Quem quer ser um milionário?

           (Slumdog Millionaire) Ganhador do Oscar 2009 de melhor filme; é um drama que compreende um dos elementos mais desejados da humanidade, “o sonho de ser um milionário” e ganhar o respeito da sociedade. Carrega mitos heróicos e amorosos transportados para os tempos atuais.
           O filme representa a realidade. Filmado na Índia, na cidade de Mumbai, local em que se passa toda a história. O filme coloca-nos num país que lembra um pouco o nosso, na ganância exagerada, nos crimes hediondos, na pobreza e na desigualdade. A exploração de crianças pobres, a violência, as drogas, a discriminação com o favelado tudo isso, nós sabemos bem como funciona, porém, a Índia é um país bem mais fracassado: um país de contrastes, disparidades, de miseráveis e nobres, de céu e inferno lado a lado.
          Jamal e Salim são dois irmãos que perdem a mãe ainda crianças, em um motim por motivos religiosos, os olhares aterrorizados das crianças no momento em que a mãe é assassinada a golpes de pauladas, é algo chocante, indigesto e indescritível, principalmente aos olhos de Salim, o mais velho, e a partir daí eles são lançados às aventuras aterrorizantes que fazem parte do itinerário dos excluídos literalmente da vida. Os dois meninos, acompanhados da pequena Latika, na mesma situação, também estará presente nos encontros e desencontros. É nesse contexto que os três são lançados às desgraças do mundo civilizado, à miséria e ao sabor dos dólares.
Foram "resgatados" por uma gangue que alimentava meninos e meninas órfãos e em troca as crianças tinham que pedir dinheiro na rua. Eles mandavam as crianças cantar, e os pobres acreditavam que, quem cantasse melhor poderia ganhar algo a mais.    Salim, o irmão de Jamal desde pequeno já mostrou ter sangue frio e ser mais "capitalista" por conta disso era mais envolvido com a gangue. Um dia, o chefe manda chamar um menino e pede para ele cantar e quando percebe que a criança está pronta para exercer o que eles querem, apagam o menino, colocam algo quente em seus olhos para cegá-lo, pois ceguinho cantante ganhava mais esmolas.
        Salim presencia toda a cena e fica horrorizado. Quando o mesmo homem pede para chamar Jamal, o irmão o chama, mas faz uma armação e eles conseguem fugir seguidos por Latika. Alcançam um trem em movimento e os dois irmãos embarcam, mas a pobre Latika agarra-se na mão de Salin que a solta propositadamente, deixando a menina nas mãos da gangue. Essa cena é muito chocante e constrangedora, pois se percebe que os dois irmãos têm índoles diferentes, pois, Salim diverte-se com a situação da menina, enquanto Jamal fica enfurecido e quer voltar para buscá-la, mas é impedido pelo irmão. Esta é só uma passagem mínima, no decorrer do filme tem outras cenas que a cultura indiana apresenta, mas o filme mostra o que realmente importa.
        As três crianças irão crescer e se envolver nas tramas humanas, enfrentando de cara a malandragem, o crime e o poder de corrupção do dinheiro.
Os meninos tomam caminhos diferentes, pelos vários problemas que enfrentam em todos os contextos.
Jamal, o irmão mais novo, ganhava a vida servindo chá, Salim, o mais velho, encontrou-se na vida do crime, e Latika conhecerá o gênero masculino em variações grosseiras e desumanas. Jamal e Latika mais do que companheiros de infância e da miséria, também se descobriram nas surpresas afetivas, porém, o conto de fadas moderno reservará muitas desventuras.
        Um dia Jamal inscreve-se para um programa de perguntas e respostas onde poderá receber como prêmio, uma quantia que o tornará milionário. Enganam-se quem pensa que ele está em busca de milhões, na verdade, ele deseja encontrar Latika, pois ele sabe que ela sempre assiste àquele programa de televisão, percebe-se nesta situação, que a valorização do amor foi colocada em evidência.
Garoto pobre, que tinha tudo para ser mais um órfão miserável, nutria um inocente e verdadeiro amor de infância com Latika, mas que parece cada vez mais distante, e ainda tem a possibilidade de ser um milionário! - Eis que aparece a oportunidade do sucesso oferecida ao público pela indústria cultural.
        A cada pergunta feita pelo apresentador, Jamal encontrava a resposta nas árduas recordações de sua infância, ou “nada é por acaso” para os mais crentes. Nem ele mesmo entendia, pois, a cada pergunta, ele assimila as respostas com uma parte de sua vida sofrida.
Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa televisivo Who Wants To Be A Millionaire? No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão era: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos. Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por Latika.
O final fica por conta do telespectador, mas nada que um conto de fadas moderno não se revele por si só. É um filme lindo, com imagens estupendas e uma elaboração perfeita.
        Na verdade optamos por fazer uma crítica destacando a moralização através das cenas, revirando o paraíso para encontrar os demônios. Porém, não podemos deixar de colocar a valorização exagerada pelos conhecimentos adquiridos nas ruas, lembrando que a cultura está nas escolas e na leitura de bons livros, estudar é um dos caminhos para o conhecimento, e que os jovens não podem se prender a esta história fantasiosa, onde se relaciona um sortudo para milhões de habitantes vivendo em situação de extrema pobreza.
Recomenda-se, principalmente, para fugir dos filmes hollywoodianos.    Embora a história se passe na Índia, é difícil dizer que se verá a cultura indiana, ou um mundo diferente, pelo contrário, tudo ali é muito ocidentalizado - aliás, nem uma vaca se verá durante o filme todo. Exceção disso são os atores que em sua maioria são indianos. A música também é “indiana”, com muitas aspas, pois está estilizada no ritmo pop do ocidente.

Curiosidades pesquisadas em sites:
1. Ganhou 8 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Jai Ho") e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original ("O Saya").

2. O filme é baseado na história real de um menino analfabeto e morador de rua que venceu a versão indiana do programa de TV "Quem quer ser um milionário?" e chocou toda a população.

3. O novato ator Dev Patel vive o protagonista. As filmagens aconteceram na Índia.

4. Os cachês dos três atores mirins que protagonizam o filme foram depositados em um fundo, para que sejam apenas retirados quando completarem 16 anos.

5. O orçamento de 'Quem Quer Ser um Milionário?' foi de US$ 15 milhões.

6. O filme ganhou quatro estatuetas na 66ª edição do Globo de Ouro, concedido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood.

7. O ator que autografa a foto para Jamal criança é o verdadeiro Amitabh Bachchan, apresentador da versão indiana do programa 'Quem Quer Ser um Milionário?'.

Mensagem:

MENINO DO MORRO

Menino do morro,
na lida difícil,
não pede socorro,
consegue lidar.
Menino do morro,
que brinca na laje,
foge da bala,
consegue viver.
Menino do morro,
que engana a coragem,
veste-se de mal,
consegue matar.
Menino do morro,
vive sozinho,
sem mãe sem carinho
consegue morrer.
Menino do morro...

Trevisani, Silvia

   

SILVIA TREVISANI


Biografia:
BIOGRAFIA SILVIA TREVISANI - (Silvia Cristina Martins Trevisani) Contadora, escritora, poetisa e contista. Natural de Gália – estado de São Paulo. Atualmente reside em Campinas-SP. Autora do livro de poesias: Se as estrelas falassem... Editora Komedi/2007 - Integrante do CPAC, participou de 27 coletâneas com outros escritores, começou a participar ativamente de concursos literários em 2004 auferindo 28 prêmios e classificações, sendo: 27 prêmios em solo brasileiro e 01 (segundo lugar na modalidade poesia) em Castiglioni di Sicilia na Itália. Participa de diversos encontros e saraus literários e cursa o último ano de Letras. E-mail: silvia.trevisani@ig.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52822


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Intertextualidade com o conto "O Patinho Feio" SILVIA TREVISANI
Frases EDUCAÇÃO SILVIA TREVISANI
Frases EDUCAR SILVIA TREVISANI
Poesias AMIZADE SILVIA TREVISANI
Crônicas Fazendo a história da educação SILVIA TREVISANI
Frases "JOSÉ SARAMAGO" SILVIA TREVISANI
Poesias BIBLIOTECA SILVIA TREVISANI
Poesias O QUE É SER POETA? SILVIA TREVISANI
Poesias Bolinha de Gude SILVIA TREVISANI
Resenhas Filme: Quem Quer Ser um Milionário? SILVIA TREVISANI

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55091 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55031 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54798 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54773 Visitas

Páginas: Próxima Última