Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Brasil é Um País Rico. Será?
Jô Mendonça

Dizem que o Brasil é um país em desenvolvimento, há até quem diga que ele é rico, mas os fatos que ocorrem nesta terra, mostram exatamente o contrário, o Brasil continua tão pobre quanto na época do descobrimento, para entender isso é só comparar o Brasil com um país que realmente seja rico, como o Canadá por exemplo. Há uma série de fatores que fazem com que um país seja rico, um deles é a educação. Gratuita ou paga ela deve ser de qualidade, capaz de fazer com que uma criança seja um adulto bem sucedido no futuro. No Brasil a educação deixa a desejar em todos os sentidos, a começar pelas condições precárias das salas de aulas. Outra característica de um país rico é a segurança pública, cujas medidas são realmente capazes de combater a criminalidade. Leis rígidas são fundamentais, não se pode em hipótese alguma, passar a mão na cabeça de um delinqüente. O sistema penal brasileiro é uma verdadeira instituição de caridade, comandada por diretores com uma mentalidade simplista, discursos piegas e um conceito de justiça extremamente equivocado.As leis brasileiras, em sua infinita bondade, oferecem aos criminosos uma série de benefícios.Quando se trata de menores infratores então, é pior ainda, eles têm tantos direitos e proteção dignos de deixar qualquer um exasperado, louco de ódio! “A.F de 15 anos, que cumpriu um ano de pena, deixará a instituição...” As instituições para menores estão se tornando verdadeiras colônias de férias, com muito amor, carinho e compreensão. Compreender assaltos, latrocínios, seqüestros, estupros e assassinatos em série é especialidade da legislação brasileira, da Organização dos Direitos Humanos e dos diretores de instituições desse tipo, que não tardam em soltar imensas massas de encarcerados para fazerem novamente tudo que sempre fizeram, transformar a vida do cidadão de bem em um verdadeiro inferno, com todo o aval da justiça, é claro, afinal de contas, eles merecem uma segunda chance de serem bandidos novamente. Em um país rico, ser menor de 18 anos não faz muita diferença na hora da condenação, a prisão perpétua é o carro chefe das penalidades para crimes hediondos, recuperados ou não, os criminosos, menores ou maiores de idade, ficam na cadeia para o resto da vida, pois a lei entende que a segurança da sociedade é muito mais importante do que fazer um bandido feliz,o grupo está acima de indivíduo. Em países subdesenvolvidos, o indivíduo (no caso um criminoso ou menor infrator) está acima do grupo, o detento tem que ganhar o benefício da redução da pena, induto de natal, liberdade e a população que se dane! A lei é rápida para beneficiar marginais e é lenta para dar qualquer benefício ao cidadão trabalhador, temos que esperar vinte anos para receber uma indenização, por exemplo.
Educação no trânsito, outra característica de países ricos. Na Inglaterra por exemplo, não importa se o sinal está aberto ou fechado, se há um pedestre a atravessar a rua, os carros param. No Brasil, se somos surpreendidos pelo sinal verde, ainda no meio da travessia, temos que correr feito loucos para não sermos atropelados, pois o motorista não quer saber se tem alguém na frente, o sinal abre e se você não correr, ele passa por cima.
Moradia, outra característica. Em nosso país não há moradias descentes para muita gente, nem saneamento básico, crianças descalças e doentes é que não faltam em lugares desse tipo.
O Brasil é um país grande, mas está longe de ser rico, tampouco em desenvolvimento, pois não adianta ter um PIB alto e ter legislação, distribuição de renda, trânsito e justiça de terceiro mundo. Costumava-se dizer, há alguns anos atrás, que a única saída para o Brasil era o aeroporto, nos dias de hoje ainda é uma boa saída, enquanto todas essas questões citadas não mudarem, de uma vez por todas, e se igualarem a esses países onde sonhamos em um dia poder viver.
Um ditado japonês diz: “A grandeza de um país não está no tamanho de seu território e sim no caráter do seu povo”.






Biografia:
Sou carioca, escritora e atriz de teatro.Escrevo romances, contos, crônicas e poemas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Ódio Jô Mendonça
Artigos O Brasil é Um País Rico. Será? Jô Mendonça
Contos Cocaína Jô Mendonça
Contos É Hora de Lavar Roupa Suja Jô Mendonça
Poesias Nada Jô Mendonça
Resenhas Manifesto Jô Mendonça
Crônicas De Repente Um Herói Jô Mendonça
Crônicas Admirável Mundo Jovem Jô Mendonça
Poesias Música Jô Mendonça
Artigos O Lendário Rock’n roll Jô Mendonça

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69015 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57922 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57558 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55839 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55118 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55068 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54957 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54896 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54824 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54818 Visitas

Páginas: Próxima Última