Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Redenção
Os erros de uma vida inteira podem ser apagados?
Carlos Rogério Lima da Mota

Resumo:
O bebê chora de fome no colo da mãe, que nada pode fazer se não suplicar por misericórdia aos transeuntes, que, acostumados àquela cena, ignoram o fato. O pai, cuja barba atinge o peito, olha para a criança e apenas lamenta pela decisão de ter trocado o interior pela cidade grande na falsa esperança de uma vida melhor...

A cidade está enlouquecida, o trânsito caótico, a população aglomerada nos pontos de ônibus; o moto-táxi brinca com os veículos e, num zigue-zague de causar enjoo, cruza o infinito. Painéis com promoções de grandes magazines reluzem...

A São Paulo do dia adormece com os derradeiros raios solares e uma outra, exuberante, de uma essência que vicia, de um brilho que hipnotiza, resplandece no horizonte, e como deusa, desfila pela imaginação capitalista, fazendo morada nas almas mais ingênuas.

O relógio luminoso, no centro da avenida, marca 22 horas e 14 graus. O vento frio levanta a poeira, invade as casas, balança as árvores... As folhas, desatadas dos galhos, voam pelo alto; parecem pipas desorientadas, em mãos de garotos pequenos. Não demora, a garoa cai, transforma a poeira em barro, causando a comoção em dois idosos, que sentados na cama, veem, pelas frestas da janela, o mau tempo se levantar. Cobertos por um fino manto de lã, relembram o passado, época em que o bonde cortava a cidade, as meninas pulavam amarelinha e as bicicletas concorriam, com os poucos carros, as avenidas...

Ao longe, uma família de migrantes, recém chegada do Nordeste, abriga-se do frio embaixo de caixas de papelão. O bebê chora de fome no colo da mãe, que nada pode fazer se não suplicar por misericórdia aos transeuntes, que, acostumados àquela cena, ignoram o fato. O pai, cuja barba atinge o peito, olha para a criança e apenas lamenta pela decisão de ter trocado o interior pela cidade grande na falsa esperança de uma vida melhor. Consegue reunir algumas poucas madeiras, de galhos envelhecidos, e taca-lhes fogo, na tentativa de se aquecerem. Outro filho, um garoto raquítico, de uns quatro anos, dorme sobre as malas. Seus lábios estão roxos e ressecados.

Por eles passa uma bela limusine cinza, que para a alguns metros. Nela está um senhor de idade avançada, com o celular em mãos.

_Abra a porta, Ronaldo! - pede o homem ao chofer.

Ao sair do veículo, o velho caminha, com a ajuda de uma bengala, até a pobre família, como se intencionasse salvá-la da tragédia social em que vive. O pai das crianças, desconfiado, afasta-se ao poucos, escondendo os filhos atrás de si.

_Acalme-se, homem! Não lhes farei mal! - solicita o senhor, com a mão direita estirada até a altura do rosto, sinalizando serenidade. Vim apenas lhes trazer um balde de sopa... Estão com fome, não estão?

O homem balança a cabeça em sinal de afirmação. Com o balde de sopa nas mãos e alguns pratos de plástico, o chofer aguarda a autorização do senhor para entregar o alimento. O velho, atraído pelo choro do bebê, aproxima-se dele, toca-lhe a face, depois recua alguns passos, dizendo ao chofer:

_Leve todos para um hotel!

_Co-co-mo???- pergunta, atônito, o motorista. O senhor quer que essa gente vá para um hotel? Mas...

_Você não me ouviu, Ronaldo? Leve-os para o mais chique dos hotéis da cidade, dê-lhes comida, roupas e tudo mais o que precisarem... Tudo por minha conta!!! Não lhes deixe faltar nada; se não fizer o que estou mandando, prometo, em nome do mais distinto santo de barro, que lhe demito.

Devido à intimidade de anos, Ronaldo puxa o senhor pelos braços até o carro, mais uma vez, lhe inquire:

_O senhor está bem? Tem certeza do que está fazendo? Eles... eles...são...

_...miseráveis? É isso que quer me dizer?

O motorista, plenamente contrariado, nada responde.

_Sim! Eles são mesmo miseráveis... por isso lhes estendo as mãos...Quem olhará essa gente? Aquele "vindo" do povo, cuja única ação é distribuir cargos aos mais chegados e esmolas aos menos assistidos? Quirelas! Deixe de preconceito com esses que também são seus irmãos, ou você deixou de ser cristão? - os olhos do velho engolem o chofer, que, desatinado pela atitude, nada pronuncia. Faça o que eu mando... e agora! - determina.

_ E desde quando o senhor faz parte da ordem que segue a doutrina de Madre Teresa de Calcutá? - arrisca Ronaldo, num misto de ironia e temor.

Mesmo diante da "piadinha", o homem mantém a classe, optando pelo silêncio.

_Vamos, tenho de levá-lo antes, senhor! - diz o motorista, substituindo a face de sátira por outra de constrangimento.

_Leve-os primeiro!

_Mas...

_Obedeça-me, Ronaldo!

_Mas... o senhor ficará aqui sozinho? Estamos numa zona perigosa, senhor! Temo...

_...Sei me cuidar! - entrecorta-o o velho.

E assim, aos poucos, o homem auxilia o motorista a conduzir a pobre família à limusine. Antes mesmo de fechar a porta, a mãe das crianças pergunta:

_Por que está nos ajudando? Por acaso é algum tipo de...

_...de amigo? - interrompe o homem. Sim! Sou um tipo de amigo, agora vão!

_Obrigado! Que Deus lhe pague por essa bondade... - diz a mulher, com as lágrimas descendo a face.

_Deus lhe ouça, querida! - diz, comovido, retirando a última lágrima que corria o rosto da mulher.

E assim eles partem, ficando o velho para trás. Algumas quadras adiante, Ronaldo, ainda perplexo com a atitude do patrão, para o carro. Com a cabeça sobre o volante, tenta encontrar uma resposta para tudo aquilo, quando lhe vem à mente um envelope entregue dias atrás ao seu patrão. Envelope este já aberto e dentro do porta-luvas. Pegando-o, retira duas folhas cujas palavras elucidariam todo o mistério:
"Paciente: DOUTOR RUBEN MÉDICI, BANQUEIRO, PORTADOR DE CÂNCER CEREBRAL, TEMPO DE VIDA ESTIMADO DE UM MÊS..."

Já a segunda folha guardava o último desejo do velho: "... todo o meu dinheiro deverá ser doado àqueles que tanto necessitam. Uma forma sutil, talvez ingênua mesmo, de um banqueiro ordinário como eu tentar se redimir ante ao Criador, pelos males causados a muitas gerações e a milhões de clientes, que roubei sem piedade, através de juros e tarifas, levando-os a trilharem os mesmos caminhos: a bancarrota e o suicídio! Isso que agora também pratico, após doar tudo o que consegui, almejando o perdão por tantas desgraças e mortes de todo modo..."

Ronaldo resolve voltar com a família para aquele viaduto, seu coração quase lhe foge pela boca. Antes de parar o carro, avista estirado ao chão, a poucos metros, com a face ensanguentada, o corpo do doutor Ruben e, em uma das mãos, uma pistola calibre 38.

_Ele se matou!? - grita o pai das crianças.

Trêmulo, Ronaldo abre a porta e corre ao encontro do patrão, a quem muito estimava pelos bons momentos, independentemente de sua conduta como banqueiro.

_O que será de nós agora, mãe? - pergunta um dos filhos do casal, aproximando-se, assim como toda a família, do corpo do velho.

_Terão a sociedade aos seus pés, assim como teve esse homem... -diz o motorista, agora em soluços.


Biografia:
Formado em Letras e em Educomunicação. Casado, 34 anos, 3 filhos. Colaborador de diversos órgãos midiáticos, sendo eles: YesMarília - (www.yesmarilia.com.br), parceiro da Globo.Com na cidade de Marília, interior de São Paulo, Jornal da Manhã de Marília e Revista Eletrônica Alô Ibiúna, de Ibiúna/SP. Pertence ao quadro de autores da Editora Virtual Usina de Letras (www.contosjuvenis.cjb.net), mantido pelo Sindicato de Escritores de Brasília, que conta, até o momento, com mais de 99 obras publicadas de sua autoria, em sua maioria, artigos e contos de suspense. Seu sonho é ser apenas FELIZ em vida, afinal, que autor consegue ser feliz ao ser incomodado o tempo todo por sua visão perspicaz e sensível de um mundo já torpe feito o atual? * Sites para os quais escreve: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/carlosmota http://twitter.com/autorcarlosmota http://www.artigonal.com/find-articles.php?q=carlos+rogerio+lima+da+mota www.brasilwiki.com.br www.etextos.com.br www.contosjuvenis.cjb.net http://carlosmota.dihitt.com.br/ www.autores.com.br/carlosmota http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/site/ver_noticia.aspx?CodNoticia=8298 http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=21168 http://www.talentos.wiki.br/post.php?id=14206 http://autorcarlosmota.blogs.sapo.pt http://contosjuvenis.weblog.com.pt/ http://literaturaperiferica.ning.com/profile/carlosmota
Número de vezes que este texto foi lido: 52884


Outros títulos do mesmo autor

Romance OBSESSÃO - QUANDO A ARTE DE AMAR SE TRANSFORMA EM UMA DOENÇA Carlos Rogério Lima da Mota
Contos DEVANEIOS Carlos Rogério Lima da Mota
Contos O choro dos inocentes Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos HIPOCRISIA Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos REQUINTES DE CRUELDADE Carlos Rogério Lima da Mota
Contos O amor está morto Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos DECIFRA-ME OU DEVORO-TE Carlos Rogério Lima da Mota
Contos Venusa Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Fé mascarada Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Parabéns, Daniel Dantas! Carlos Rogério Lima da Mota

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 21.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54626 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54553 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54350 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54298 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54270 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54249 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54176 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54026 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54000 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última