Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
HIPOCRISIA
A sociedade ama fingir-se de surpresa...
Carlos Rogério Lima da Mota

Resumo:
"Ficamos indignados com o uso indevido do dinheiro público, que beneficia poucos em detrimento dos milhões de contribuintes, mas o que causa espanto é que o uso desse mesmo recurso em compra de passagens aéreas e fretamentos de jatos já havia ocorrido no ano anterior, durante o carnaval de 2008, quando o governador Cid Gomes, do Ceará, resolveu promover uma festinha particular à cobra, quer dizer, à sogra e às mulheres de seus assessores, desfalcando em milhões de reais os cofres cearenses".

É impressionante como nossa sociedade é hipócrita. Basta surgir algum escândalo envolvendo verba pública para a imprensa despejar seu veneno contra quem quer que seja, como se isso nunca tivesse acontecido. Às vezes, de tão graves, os crimes revelados acabam virando comédias nacionais. Lembram-se das passagens aéreas? Um bando de políticos se escondeu atrás das cortinas dos teatros da politicagem rasteira para não assumirem as falcatruas praticadas.

Durante semanas, não se via ninguém em Brasília, até mesmo o presidente Lula, que gosta tanto de prosear, preferiu o chimarrão argentino aos "abutres do jornalismo político". Quando a poeira começou a baixar, um a um, deputados e senadores, saíram da moita e aproveitaram os holofotes da mesma mídia que os apoquentava para tentar justificar o que já era injustificável.

As lágrimas de crocodilo desciam à face, teve até quem dissesse que usou as passagens aéreas para premiar a sogra porque ela era maravilhosa. Sogra maravilhosa? Nem em contos de Nelson Rodrigues. Se dissesse que era para a "megera" dar o fora, desaparecer do mapa, soaria melhor. E acredita que houve eleitores que acreditaram nas lorotas dos gatunos de colarinho branco?

Ficamos indignados com o uso indevido do dinheiro público, que beneficia poucos em detrimento dos milhões de contribuintes, mas o que causa espanto é que o uso desse mesmo recurso em compra de passagens aéreas e fretamentos de jatos já havia ocorrido no ano anterior, durante o carnaval de 2008, quando o governador Cid Gomes, do Ceará, resolveu promover uma festinha particular à cobra, quer dizer, à sogra e às mulheres de seus assessores, desfalcando em milhões de reais os cofres cearenses.

De uma só vez, as grã-finas torraram a grana dos pobres em hotéis e lojas luxuosa da Europa. E, assim como no caso recente, todo mundo tacou a lenha, a fogueira foi acesa e ninguém acabou tostada como a pobre Joana d'Arc, a tal heroína francesa; pelo contrário, as justificativas foram muitas, de todos os tipos, para todos os gostos, mas o que realmente interessava - a devolução do dinheiro aos cofres públicos e a punição dos envolvidos, ah, isso ficou para depois... Afinal, elas estavam constrangidas com o episódio, precisavam se refugiar em algum paraíso fiscal para recobrar as energias. Então, como levá-las a julgamento? E, aliás, o que fizeram de tão errado? Só viajaram, disseram alguns... Esqueceram-se apenas de dizer que à custa do dinheiro do povo!

Assim como no caso federal, depois da cobertura midiática exemplar, os fatos caíram no esquecimento e tudo acabou em pizza. E que pizza! O sabor? De corrupção! Em qualquer país civilizado, o mínimo que se esperaria seria a destituição desses que se intitulam os "servidores do povo", "os defensores da plebe", quando são, na verdade, as hienas que lhes comem a carne e o próprio bolso. Seria o mínimo!

Não bastasse, todo o dinheiro deveria ser devolvido com as devidas correções e a punição austera, fosse-a em forma de detenção ou em prestação de serviços comunitários - só não iguais aos do Silvinho Pereira, aquele ex-petista que recebeu um Land Rover de presente da GDK, porque aquilo não foi punição, mas estímulo ao crime. Imagine ver o presidente do Senado, José Sarney, varrendo a Praça dos Três Poderes, em Brasília? Precisaria punição maior que essa? Se estivéssemos em um país sério, sim; já que moramos no Brasil, só em vê-lo derramar à face algumas gotas de suor e se sentir "parte do povo", comendo uma quentinha debaixo do sol, ainda que por um dia, bastaria!

Infelizmente, aqueles que nos representam no Judiciário não pensam assim; preferem as obscuridades semânticas da lei à sua efetiva aplicação, até porque, como julgar aqueles cujos crimes assemelham-se aos de seus julgadores? Dessa forma, sem qualquer resquício de arrependimento, os podres são empurrados para debaixo do tapete... Imagine se alguém, um desses Robin Hood às avessas, resolvesse levantá-lo? Não quero nem imaginar, iriam faltar cadeias ou aviões para as fugas em massa. Tem dúvida de que isso possa acontecer? Eu não! Porque, parafraseando o matuto presidente Lula, "sou brasileiro e não desisto (de acreditar na Justiça) nunca".



Biografia:
Formado em Letras e em Educomunicação. Casado, 34 anos, 3 filhos. Colaborador de diversos órgãos midiáticos, sendo eles: YesMarília - (www.yesmarilia.com.br), parceiro da Globo.Com na cidade de Marília, interior de São Paulo, Jornal da Manhã de Marília e Revista Eletrônica Alô Ibiúna, de Ibiúna/SP. Pertence ao quadro de autores da Editora Virtual Usina de Letras (www.contosjuvenis.cjb.net), mantido pelo Sindicato de Escritores de Brasília, que conta, até o momento, com mais de 99 obras publicadas de sua autoria, em sua maioria, artigos e contos de suspense. Seu sonho é ser apenas FELIZ em vida, afinal, que autor consegue ser feliz ao ser incomodado o tempo todo por sua visão perspicaz e sensível de um mundo já torpe feito o atual? * Sites para os quais escreve: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/carlosmota http://twitter.com/autorcarlosmota http://www.artigonal.com/find-articles.php?q=carlos+rogerio+lima+da+mota www.brasilwiki.com.br www.etextos.com.br www.contosjuvenis.cjb.net http://carlosmota.dihitt.com.br/ www.autores.com.br/carlosmota http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/site/ver_noticia.aspx?CodNoticia=8298 http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=21168 http://www.talentos.wiki.br/post.php?id=14206 http://autorcarlosmota.blogs.sapo.pt http://contosjuvenis.weblog.com.pt/ http://literaturaperiferica.ning.com/profile/carlosmota
Número de vezes que este texto foi lido: 28538


Outros títulos do mesmo autor

Contos Redenção Carlos Rogério Lima da Mota
Crônicas Deus não existe! Carlos Rogério Lima da Mota
Crônicas Às moscas Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Como construir leitores capazes de autoria? Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos A telenovela retrata o cotidiano Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Colunista social português assassinado por suposto namorado Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos PORTUGAL À BEIRA DA BANCARROTA Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos AS ARMADILHAS DA LÍNGUA PORTUGUESA EUROPEIA Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Alunos de escola de Cotia lançam livro coletivo Carlos Rogério Lima da Mota
Romance "OBSESSÃO..." - CAPÍTULO II Carlos Rogério Lima da Mota

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 21.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 64467 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54267 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43132 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 42711 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 40645 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40197 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 37679 Visitas
Amores! - 35875 Visitas
Desabafo - 35285 Visitas
Faça alguém feliz - 33705 Visitas

Páginas: Próxima Última