Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Oficinas e pessoas
Ana Mello

Gosto de oficinas literárias. Na Feira do Livro de Porto Alegre ocorreram várias. Todas gratuitas e com especialistas nos diversos temas. Escolhi três para participar - contos, crônicas e minicontos. Participaria de outras mas eu não tinha mais horário disponível e considerei também um abuso da minha parte, pois as vagas eram limitadas e muitas pessoas não tiveram a oportunidade de participar de nenhuma.
As oficinas foram breves, três encontros de duas horas.
Além do contato com o escritor, os participantes tiveram a chance de ver seus escritos examinados e discutidos por um grupo interessado no tema. Conversar, fazer amizades, e confirmar a idéia de como as pessoas são diferentes, pensam de maneira diversa e como gostam de afeto. Mesmo tendo seus textos já publicados e comentados por muitos, sempre querem a aprovação, o carinho de mais outros leitores.
No dicionário consta como uma das definições para oficina - um lugar onde se realizam grandes transformações. É perfeita. Ninguém sai com a mesma idéia que chegou no primeiro encontro. Leva junto uma lista de livros, um tema para fazer, erros que precisa corrigir, algum mico que pagou na frente de todos. O desejo de escrever melhor ou a vontade de parar no dia seguinte. Um turbilhão de idéias que irá se acomodando com o passar dos dias ou quem sabe até a próxima oficina.
Claro, nem todo bom escritor é também um bom professor, ou oficineiro. Além da técnica tem o carisma, a aptidão para transferir conhecimentos. Algumas oficinas são um verdadeiro show. Outras não. Nem sempre é possível agradar a todos.
O meu dilema foi o seguinte, nas apresentações me intitulei escritora. O que causou inquietação. Muitas pessoas atribuem o título de escritor a quem ganha a vida com seus escritos e já tem livros publicados. Em minha defesa, digo que sou agarrada as definições, aos conceitos. Escritor é o autor de composições literárias. Ainda mais, acho que é a aquele quem tem uma produção contínua e de alguma forma expõem o que escreve para apreciação de outras pessoas. Que não sejam da sua família e de seu círculo de amigos, é claro.
Muitos têm blogs, escrevem em jornais de pequena circulação, publicam em revistas e sites especializados. São inéditos em publicações individuais, em papel.
Não é uma disputa com os já consagrados e apreciados pela crítica. Tem lugar para todos e não desgasta a dita profissão. O ofício de quem se confirmou escritor.
Como conceitos sempre podem ser reformulados, quem sabe um dia darei a mão a palmatória. Até lá vocês conviverão com meu exibicionismo.

VERDADES

inteiras, internas,
agradam nuas
e não somente tuas


Biografia:
Para saber mais sobre a autora acesse http://anamello.multiply.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52995


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Um livro diferente Ana Mello
Crônicas Um eterno jogador Ana Mello
Contos Muralhas da infância Ana Mello
Crônicas Doença de médico Ana Mello
Crônicas Digo sempre “Eu te amo” Ana Mello
Poesias Eu te amo Ana Mello
Crônicas Namore, não fique Ana Mello
Crônicas Na verdade, tá ligado? Ana Mello
Contos Amor adolescente Ana Mello
Crônicas Em briga de marido e mulher Ana Mello

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 27.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54455 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54244 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54191 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54142 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54127 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53940 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última