Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO PARTICIPATIVA
ADRIANA CARVALHO DOS SANTOS

Resumo:
A participação de todos os agentes escolares é o principal meio de se assegurar a efetivação da gestão democratica na escola.

Embora não haja uma única maneira de implantar um sistema de gestão participativa, é possível identificar alguns princípios, valores e prioridades, na construção efetiva dessa gestão. Libâneo em uma de suas obras, afirma que:
A participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica, das relações da escola com a comunidade, e favorece uma aproximação maior entre professores, alunos, pais. (Libâneo; 2004, p.79).

Para o autor, o conceito de participação fundamenta-se no de autonomia, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos de conduzirem a sua própria vida. A autonomia opõe-se às formas autoritárias de tomada de decisão e, dessa forma, um modelo de gestão democrático participativa tem na autonomia um dos seus mais importantes princípios, implicando a livre escolha de objetivos e processos de trabalho e a construção conjunta do ambiente de trabalho.

Assim, a escola que melhor atende aos sonhos da sociedade brasileira, está centrada em três dos pilares básicos que compõem o novo panorama da escola participativa, democrática e transparente, são eles: administrativo, pedagógico e relacional, todos eles abertos à avaliação interna – da escola e do sistema de ensino – e externa da comunidade, e está respaldada na Lei de Diretrizes e Bases n.º9394/96, que aborda a questão da “gestão democrática do ensino público”, nos seus artigos 14 e 15:

                                        Art. 14: Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
                                      I- participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
                                      II- participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;
                                       Art.15: Os sistemas de ensino assegurarão ás unidades escolares públicas de educação básica que integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais do direito financeiro público (LDB n° 9394/96)
“A gestão democrática valoriza a participação da comunidade escolar dentro do processo de tomada de decisão, apostando na construção coletiva dos objetivos e do funcionamento da escola através do dialogo e do consenso”. (LIBÂNEO, 2004, p. 82).

Sendo a escola um espaço de contradições e diferenças buscaram construir um processo de participação baseado em relações de cooperação, partilha mento de poder, e dialogo democrático estes, porém serão efetivados cotidianamente em busca da construção de projetos coletivos. Assim, a escola aproxima-se da função primordial que é promover a cidadania e estará oferecendo o ingrediente fundamental para sua verdadeira construção pela participação. Não haverá democracia sem a participação.

Sendo assim, a escola de hoje precisa articular-se para formar cidadãos aptos ao questionamento, a problematizarão, e a tomada de decisão, buscando soluções individuais, para a comunidade onde se vive. Quando todos participam, o envolvimento e o comprometimento se ampliam, descobrindo pontos em comum, comprometendo-se com as causas educacionais e com o futuro da escola, assumindo assim responsabilidade com as mudanças. Por isso, precisa haver liberdade para que cada um fale se posicione e participe como sujeito ativo desta construção permanente.

Luck (2005) reafirma ainda, que a responsabilidade da gestão participativa é complexa e envolve o entendimento e a competência relativa às questões políticas, pedagógicas e organizacionais, além de legais.

Mas, para que a gestão participativa ocorra, ainda é necessário trilhar um caminho que certamente não será fácil, porém desafiador e somente será trilhado pelos verdadeiros agentes de mudanças.

A escola existe para servir a comunidade onde se situa. Ela precisa ser o fórum aberto de participação, onde a democracia se efetiva. E, esta, somente se concretizará, de fato, quando a comunidade (o povo) tomar as rédeas e decidir ousada e corajosamente os rumos da sua historia. Portanto, é indispensável que a escola chegue à família e a conduza para dentro dela e forme uma comunidade ou um grupo para discutirem problemas e interesses comuns.



Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 26


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR ADRIANA CARVALHO DOS SANTOS


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60528 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59759 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58581 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58451 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58398 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57887 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 57873 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57815 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57644 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 57607 Visitas

Páginas: Próxima Última