Muitos estudantes demonstram dificuldade em compreender a utilidade da álgebra, especialmente no que diz respeito às expressões algébricas, por considerá-las abstratas e desconectadas da realidade. Segundo Moura (2004), essa dificuldade pode ser superada quando os conteúdos são apresentados em contextos significativos e próximos ao cotidiano dos alunos. Nesse sentido, este projeto propõe explorar as expressões algébricas por meio de uma temática familiar: a numeração de calçados.
A escolha do tema se justifica por sua presença em situações práticas como comércio, produção, consumo e conversão de medidas internacionais. A proposta é tornar a matemática mais acessível e atrativa, conforme defendido por Dante (2016), transformando o aprendizado em uma experiência prática e contextualizada. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também reforça a importância de trabalhar a matemática em contextos reais, a fim de desenvolver competências como o raciocínio lógico e a resolução de problemas (BRASIL, 2018).
A proposta tem como principais objetivos:
Utilizar expressões algébricas para resolver problemas envolvendo a numeração de calçados;
Compreender como a matemática está presente em situações comerciais e de conversão de medidas;
Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas do cotidiano;
Compreender e construir expressões algébricas simples;
Aplicar a álgebra em contextos reais, como comércio e produção de calçados;
Relacionar diferentes sistemas de numeração de calçados (Brasil, Estados Unidos e Europa).
A proposta pedagógica parte da simulação de uma situação-problema envolvendo uma fábrica de calçados que precisa organizar sua produção com base na demanda por diferentes numerações e atender pedidos internacionais. A atividade proporciona uma integração entre a álgebra e o cotidiano, alinhando-se às diretrizes da BNCC (BRASIL, 2018) e às propostas de investigação matemática de Ponte, Brocardo e Oliveira (2003).
As atividades seguem a proposta de resolução de problemas contextualizados, promovendo a aplicação prática dos conceitos matemáticos.
A proposta será desenvolvida de forma colaborativa, com atividades em grupo, promovendo a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. As etapas incluem:
Medição do pé dos colegas para estimar o número do calçado;
Divisão dos alunos em grupos;
Criação de uma loja fictícia de calçados;
Escolha de três tamanhos distintos (ex: 35, 38 e 40);
Construção de expressões algébricas representando o custo de produção ou venda;
Conversão das numerações para outros sistemas (americano ou europeu);
Apresentação dos resultados em cartazes, slides ou vídeos.
Espera-se que, ao final dessa proposta, os alunos:
Desenvolvam uma compreensão mais sólida sobre expressões algébricas;
Percebam a utilidade prática da matemática em contextos reais;
Sintam-se mais motivados a aprender por meio de abordagens significativas;
Aprimorem a criatividade, a colaboração e a capacidade de comunicação matemática.
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