Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O sucesso no ponto futuro
Vander Roberto

O sucesso passa por 3 pontos importantes. Quais são?

1.Dinheiro.
2.Formação.
3.Oportunidade.

A junção destes 3 pontos é essencial e vejamos as razões.

Caso 1.

Sem dinheiro, você não terá formação educacional e as oportunidades serão mínimas ou nenhuma. Você entrará em empregos ruins que consomem todo seu tempo com péssima remuneração. Junte um dinheiro rapidamente e dê início aos seus estudos, forme-se e empreenda caso a oportunidade vinda de terceiros seja zero. Saia tão logo deste sistema oportunista que te mantém submisso. Você agradecerá minhas palavras.

Caso 2.

Você tem formação, não possui dinheiro algum e nem te dão oportunidade. Não aceite a máxima de "pobre culto". Desenvolva um ótimo projeto e procure os chamados investidores(as) anjos. Não cometa o erro pedindo o dinheiro em banco. Você ficará endividado e com o nome negativado. Ter influência nesta situação é importantíssimo. Procure amizades saudáveis e que ajudem nesta etapa.

Caso 3.

Não adianta ter dinheiro e oportunidade caso você não tenha formação educacional e técnica pois o dinheiro acabará pelas más tomadas de decisões. Estude e eleve seu grau para não ser enganado e saiba como fazer até para que você possa empreender corretamente. Uma dica é aprender diretamente com quem saiba na parte técnica e de forma detalhada.

Entendendo o mundo atual.

O mundo atual não garante emprego para todas as pessoas por vários motivos:

1.Robotização e automação de serviços e indústrias.
2.Inteligência Artificial aplicada em soluções mais assertivas.
3.Crises econômicas e ambientais.
4.Setores esgotados dos mesmos profissionais.
5.Mercados saturados.
6.Falta de formação especializada.

As possíveis soluções:

1.Investir em carreiras não vistas ou pouco atraentes.
2.Estudo de mercados não explorados.
3.Aperfeiçoamento em nível superior e técnico em novas áreas.
4.Empreendedorismo lógico e não forçado.
5.Benefícios sociais em larga escala para contenção de problemas sociais.
6.Melhoria contínua.

Entendendo o mundo futuro.

As atividades humanas serão de correções e fiscalizações das funções atribuídas para as tecnologias. Imagine uma Inteligência Artificial respondendo coisas absurdas ou um robô que não responde após uma tarefa já pedida. Isto demandarão profissionais em diversas áreas que darão segurança e assinatura daquilo que será entregue. A própria IA precisará de profissionais altamente capacitados para não criar algo que fuja ao escopo tendo análise, auditoria e correções. Fiscalizar o trabalho de máquinas autônomas é um quesito elementar e nenhuma empresa futura abrirá mão disto. A presença humana é indispensável tendo capacitação e a autorização para melhorias contínuas, então, esteja preparado(a)!

Certas atividades ficarão obsoletas em breve. O Aprendizado de Máquina está minando empregos neste momento e muita coisa será impensável daqui alguns meses ou anos. Um exemplo é a capacidade de programar na mão. A construção de linhas de códigos, aplicativos, programas, sites, serão feitas por IA com altíssimo aprendizado desta. Conforme disse, o trabalho será testar previamente e saber ler a codificação feita visando possíveis bugs entrando a mão humana neste processo. Isto é só um exemplo elementar daquilo que virá e não estamos atentos(as). Detenha conhecimento tecnológico para isto!

Neste sentido, o negócio é estudar, certificar-se, manter-se em melhoria contínua e preparado(a) para novos cenários. Veja que não é somente o uso da tecnologia e sim como fazer as devidas correções. Empregos ditos operacionais existirão, diferenciando o peso da caneta e tomada de decisão! Os problemas presentes e futuros, neste sentido, são:

1.Alta demanda de energia.
2.Recursos naturais para manutenção.
3.Reutilização para preservação ambiental.
4.Políticas ambientais sérias.

Não podemos falar em uso de tecnologias computacionais sem tratarmos de questões ambientais. Estudos recentes mostram que o uso da IA consome bastante água! Há matéria sobre isto no UOL bastando procurar. Isto é o começo da gota do iceberg que precisará ser regulada para uso lógico dos recursos computacionais disponíveis. Há outro ponto pouco dito e lembrado: Computação Quântica. Quanto de recursos serão necessários ao seu uso, quanto custará e quais pessoas terão acesso? Como será regulada? Qual o impacto desta tecnologia ao Meio Ambiente? Quais engenharias entrarão em campo para responder tais demandas?

Nesta linha é preciso pensar sobre:

1.Concatenar preservação ambiental e atividades profissionais demandantes de alta tecnologia.
2.Capacitar e diplomar gente especializada para demandas contínuas.
3.Trabalhar formação específica, cultura de preservação ambiental e tecnologias ao mesmo tempo.
4.Preparo das relações diplomáticas para negociações no uso de TI e afins.
5.Legislações e decisões judiciais mais rápidas evitando catástrofes cibernéticas.
6.Customização de projetos e sistemas atendendo especificidades.
7.Uso controlado de tecnologias evitando danos ambientais críticos.
8.Limitações do uso de tecnologias futuras para o bem da vida planetária.
9.Auditorias contínuas mostrando relação de impacto ambiental e tecnologias.
10.Redução mínima do uso do papel sabendo a técnica de como obtê-lo em caso crítico.
11.Descarte adequado de hardware e possível reutilização.
12.Adequação da tecnologia para fins positivos em escolas e ambientes universitários.
13.Utilização prática da tecnologia para solução de populações carentes.
14.Aperfeiçoamento da tecnologia existente para menor dano climático e soluções.
15.Tecnologia que trabalhe para o humano e não tenha fins de controle sobre o mesmo.

Estas são algumas ideias sendo o tema inesgotável. Extremamente necessário pensar sobre uso de tecnologia de forma assertiva e seu acesso atendendo questões de Estado e toda sua Segurança Cibernética. Veja que há muito mercado na área de TI e todas as áreas demandarão seu uso para melhor formação não só atual como ponto futuro. Não basta ser um médico sem saber lidar com problemas de TI sendo complementares. Isto daria novo patamar na produção de tecnologia assertiva e complexa. No Brasil, estamos longe disto, precisando abrir os olhos para esta demanda, não ficando restritos aos profissionais especializados em TI.

Voltando para o topo do texto, dinheiro, formação e oportunidade, só estarão trabalhando em sintonia caso uma política estatal assertiva permita cuidado ambiental com tecnologias, permita pleno desenvolvimento da sociedade de forma inteligente. O mundo é outro e saber fazer integrando sustentabilidade será vital para as próximas gerações. Oportunizar diante de tanta tecnologia, mostra um novo desafio. O cuidado com o lado humano terá que ser muito maior não criando um reducionismo que a tecnologia computacional resolverá tudo. A área de Psicologia terá muito trabalho diante do inesperado.

Por outro lado, o Estado terá que lidar com alto desemprego no ponto futuro, fomentando novas políticas de preparo humano, capacitando sem exclusão ou preconceito, abrindo portas e não construindo muros. Um bom caixa será essencial para que tenhamos a transição na busca por melhores formações e crescimento social usando tecnologia de forma sapiente. Contar com a iniciativa individual para esta demanda, esperando que a pessoa mude a mentalidade, sem ajuda estatal, não haverá. Ao Estado, cabe mostrar valorização da profissão escolhida individualmente inserindo novas oportunidades através de formações específicas. Empresas não podem esquecer do seu papel nesta jornada firmando alianças em favor de políticas educacionais e oportunizando aprendizado. Não basta só o SENAI. Abram portas e permita o conhecimento não só de jovens e gente que tem larga experiência mesmo em idade um pouco mais avançada. A palavra oportunidade nunca poderá ser restrita tendo uma visão holística.

É isto. Bom trabalho.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 85


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A dor pelo povo Yanomami Vander Roberto
Cartas 469 anos da cidade de São Paulo Vander Roberto
Artigos O Capitalismo matará a humanidade! Vander Roberto
Artigos Novas mídias para ver o futebol paulista em 2023 Vander Roberto
Artigos Jogadores de futebol: respeitem as mulheres! Vander Roberto
Artigos A cidade de São Paulo está largada Vander Roberto
Artigos O Bolsonarismo é braço do Nazismo. Acordem! Vander Roberto
Artigos Direito de escolha Vander Roberto
Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 151 até 159 de um total de 159.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Inteligência Artificial e seus temores - Vander Roberto 56439 Visitas
A prova no direito civil e processual civil - Isadora Welzel 56433 Visitas
A felicidade a um passo - Geraldo Facco 56431 Visitas
Ambientalismo abolicionista - Isadora Welzel 56430 Visitas
Paz - Ivone Boechat 56430 Visitas
A MANHÃ ACABOU DE COMEÇAR - Deborah Valente Borba Douglas 56427 Visitas
Direito e moral -Teoria Geral do Direito e Marxismo - Isadora Welzel 56425 Visitas
A Criação do Mundo - Jonas de Barros Vasconcelos 56418 Visitas
As duas faces - Bhall Marcos 56408 Visitas
🔴 “Jornalixo” - Rafael da Silva Claro 56403 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última