Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Comissão da Verdade e a sua importância
Isadora Welzel

A Comissão da Verdade foi criada pela Lei 12.528/2011 e instituída em 2012 com o intuito de investigar as violações cometidas contra os direitos humanos no período da ditadura militar. Tem como mote a imprescritibilidade dos crimes cometidos contra a dignidade humana em tempos de autoritarismo, não se restringiu somente às questões ditatoriais nem teve pretensão de órgão julgador.

Sua importância reside no papel que a Comissão teve em apurar e declarar a verdade sobre as mortes, torturas e desaparecimentos à sociedade como um todo e também às famílias que até então não tiveram conhecimento sobre o paradeiro de algum membro desaparecido durante o período de 1946 a 1988. É válido mencionar que já existiam iniciativas anteriores, como a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), por exemplo, e que a Comissão da Verdade reuniu uma equipe multidisciplinar organizada em diferentes subcomissões. Assim, resta cristalina a contribuição cidadã desta Comissão para o esclarecimento de afrontas e abusos aos direitos fundamentais de várias pessoas que foram mortas, exiladas e que sofreram os mais variados tipos de castigos e punições por compartilharem de uma opinião ideológica dissonante daquela defendida pelos militares.

Cabe contextualizar que um tempo considerável passou entre entre o fim da ditadura com sua redemocratização e com o primeiro presidente eleito somente após a promulgação da Constituição de 1988 até a mobilização em prol de uma Comissão que lançasse luz sobre os fatos, o que demonstra o anseio pela verdade mesmo após o tempo transcorrido, sendo ela imprescindível, portanto, à manutenção do direito à memória enquanto uma lembrança totalitária que jamais poderia ter sido ofuscada por outros eventos que a sucederam. Desse modo, ante uma época em que tudo aquilo que fosse potencialmente enfraquecedor da ordem estabelecida seria passível de repressão, a Comissão da Verdade surge em tempo recente como um mecanismo que se propõe a elucidar os acontecimentos.

Disciplina: Serviço Social, Direito e Cidadania.


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 74


Outros títulos do mesmo autor

Jurídicos Resgate histórico da legislação brasileira sobre PCD's Isadora Welzel
Artigos A cidadania no Brasil atual Isadora Welzel
Artigos José Murilo de Carvalho e a cidadania brasileira Isadora Welzel
Artigos A Comissão da Verdade e a sua importância Isadora Welzel
Artigos A Assembleia Constituinte de 1987 Isadora Welzel
Jurídicos Reforma Tributária Isadora Welzel
Jurídicos Fichamento Filosófico - O Proporcional e o Razoável Isadora Welzel
Artigos O genocídio na América até o Brasil atual Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre aula aberta - Global Access to Justice Isadora Welzel
Poesias Classificação de direitos e a cidadania plena Isadora Welzel

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60506 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59756 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58576 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58414 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58390 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57870 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 57868 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57798 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57638 Visitas
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57600 Visitas

Páginas: Próxima Última