Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Mídia Digital
Mídia na Educação
Simone Zabeu Ferreira

A mídia na educação reconhece e baseia-se nas dimensões positivas, criativas e prazerosas da cultura popular, ao mesmo tempo que ensina aos jovens como gerir os riscos e impactos dos meios de comunicação digitais e tradicionais. Incorpora a produção de textos mediáticos e o pensamento crítico sobre os meios de comunicação para nos ajudar a navegar através de um cenário cada vez mais complexo. Esse panorama inclui não apenas a mídia tradicional e digital, mas também a cultura popular, como brinquedos, moda, shopping centers e parques temáticos.

Dado que as questões relacionadas com os meios de comunicação social são complexas e muitas vezes contraditórias, o papel do educador não é ensinar as respostas certas, mas ajudar os alunos a fazerem as perguntas certas.

Por exemplo:
Quem é o público de uma obra de mídia e por quê?
De quem é a perspectiva que história está sendo contada?
Como os elementos únicos de um gênero específico afetam o que vemos, ouvimos ou lemos?
Como diferentes públicos podem interpretar o mesmo trabalho de mídia?
Como as possibilidades e os padrões de uma ferramenta digital influenciam a forma como a utilizamos? Quais poderiam ser as implicações sociais e políticas dessa influência?


A mídia na educação pode considerar uma obra como um texto ou um artefato. Analisar uma obra como um texto significa focar em seu conteúdo e nas maneiras pelas quais seus autores direcionam nossa atenção e comunicam significado, enquanto tratá-la como um artefato significa pensar em seu contexto: quem a criou e por quê, sua relação com obras semelhantes, como públicos diferentes podem interpretá-lo de maneira diferente e assim por diante.

Ambas as abordagens são importantes e reforçam-se mutuamente: mesmo que o seu interesse como professor seja principalmente na análise dos meios de comunicação social, os alunos precisam realizar algumas análises como textos para discutir de forma significativa o seu contexto mais amplo. O motivo pelo qual as obras de mídia é feita também é essencial para compreender sua função. Desta forma, a mídia digital ajuda os alunos a tornarem-se “leitores especialistas” tanto dos meios de comunicação tradicionais como digitais: “As crianças podem ser ensinadas sobre códigos visuais e convenções semióticas, e também podem ser ensinadas sobre as instituições que produzem estes textos e o circuito mais amplo da cultura em que eles se tornam significativos.”

A mídia na educação aborda tanto os aspetos cognitivos como afetivos, como os meios de comunicação social nos fazem pensar e como nos fazem sentir. Quer estejamos a gerir conflitos online ou a aprender a reconhecer o nosso próprio preconceito de confirmação, aprender a identificar e questionar os nossos pressupostos, emoções e crenças e compreender por que devemos fazê-lo, é também uma parte essencial da educação para os media. Como disse Erica Rosenthal, “o conhecimento e as habilidades fornecem a matéria-prima, mas a motivação fornece o combustível”.

O modelo de alfabetização midiática digital da MediaSmarts é composto de três partes: conceitos-chave, competências essenciais e tópicos de estrutura. A forma como estes se relacionam com o currículo pode ser descrita em termos da estrutura “Saber, Compreender, Fazer” de Tomlinson e Imbeau: os conceitos-chave são o que os alunos precisam de compreender sobre a literacia mediática digital, o “insight, verdade ou 'a-ha' que os alunos devem adquirir”; as competências essenciais são as habilidades que eles precisam para ser capazes de realizar; e os tópicos da estrutura são o conteúdo que eles precisam saber.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 75


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Mídia Digital Simone Zabeu Ferreira
Artigos Bullying nas Escolas Simone Zabeu Ferreira


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69060 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57962 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57607 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55879 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55188 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55146 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55024 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54931 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54899 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54883 Visitas

Páginas: Próxima Última