Bullying nas Escolas
Embora o bullying às vezes seja visto como “uma parte do crescimento” ou “crianças sendo crianças”, imagine a criança que é alvo de bullying todos os dias, seja fisicamente, socialmente ou por meio de cyber-bullying. Os alunos precisam que a escola seja um clima positivo onde se sintam seguros.
O bullying é uma forma prevalente de violência juvenil, especialmente em ambientes escolares. É definido pelo comportamento agressivo (ou seja, comportamento intencional e mesquinho) que ocorre repetidamente ao longo do tempo e no contexto de um desequilíbrio de poder.
Embora ambos sejam prejudiciais para os jovens, existe uma distinção importante entre bullying e agressão – se houver um conflito ou briga ocasional entre duas crianças de igual força, tamanho e estatuto social, isto é agressão, mas não bullying.
A maioria das crianças em idade escolar está exposta de alguma forma ao bullying devido ao equilíbrio desigual de poder e influência que é tão comum nas relações dos jovens e nos grupos de pares. A investigação mostra que o bullying e o assédio nas escolas aumentam no final da infância e atingem o pico no início da adolescência, especificamente durante o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e normalmente ocorrem em ambientes não estruturados, como o refeitório, os corredores, o parque, durante o recreio, entra e saída.
Os alunos precisam que a escola seja um clima positivo onde se sintam seguros. Isto reduz o seu próprio stress e potencial agressão, permitindo-lhes concentrar-se na aprendizagem necessária para terem sucesso nas suas vidas.
Felizmente, existem ações que os alunos e o pessoal escolar podem tomar para prevenir o bullying e o assédio nas escolas e para criar um clima escolar mais positivo. A cultura da violência escolar não pode ser impactada trabalhando apenas com agressores e vítimas. É necessária uma ação consistente e unida de todos – alunos, professores, funcionários da escola, gestores e pais.
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