O Ubuntu deve lançar sua nova versão 24.04 LTS até o final de Abril/2024. Olhei o sistema pelas análises de vídeos feitos no YouTube e vi mais do mesmo tendo mudanças mais visíveis no instalador e na loja de aplicativos. O snap continua nesta versão.
Eu esperava algo mais audaz, tipo outra interface padrão como o XFCE, só como exemplo. As cores "fúnebres", padrão do sistema, causam melancolia e nova paleta poderia ter sido pensada. No meu entender o GNOME é um impeditivo para hardwares mais modestos.
Fiquei bem sentido com o peso da ISO chegando a 5 GB. Eu espero que as "quebradeiras" em alguns programas acabem. Outro gargalo é a ausência de 32 bits para computadores mais antigos. Há gente que use evitando comprar coisa nova pelo preço.
Na real, o Ubuntu precisa dar um "tapa no visual". Ele virá com o GNOME 46, vi algumas funcionalidades mais trabalhadas, aqueles excessos de joguinhos que vinham não estarão mais presentes e ainda assim o sistema subiu com 1.6 GB de RAM!
Quem curte sistema com programas na sua última atualização gostará do Ubuntu. No meu caso eu gosto de estabilidade, uso o Debian que segura um pouco mais as últimas atualizações para a nova versão estável. Gosto é gosto e cada um tem o seu.
Agora é esperar pela versão definitiva, instalar, usar e ver os resultados. Não fiquei impactado com o sistema. Se a ideia era resgatar quem saiu do Ubuntu, eu acho que estas poucas mudanças não ajudarão. Veremos nos próximos meses.
|