A leitura digital em PDF está ganhando muitos adeptos especialmente pela quantidade de textos nestes formatos disponíveis na Internet. Podemos buscar um livro, um texto, algo importante para lermos e muitas vezes queremos destacar alguma coisa. Eu uso um programa chamado Okular para grifar meus textos em formato PDF. No meu caso, eu uso sistema operacional Linux e instalo via Terminal. Não sei se existe disponível o mesmo programa para Windows sendo conveniente verificar. Copio o arquivo que desejo grifar deixando um original guardado, abro o Okular e grifo ajudando-me nos meus estudos.
Quem tem o hábito de ler sempre tem a necessidade de guardar alguma coisa grifada e quando trata-se de documento em formato PDF é difícil encontrar um programa capaz de fazer este serviço. Eu uso em notebook e desconheço um aplicativo do Okular para grifar textos via celular. Acho mais prático usá-lo em notebook e depois descarregar o conteúdo para o celular podendo lê-lo em qualquer lugar. Quem lê muitos livros perceberá a importância desta ferramenta porque poderá ter um original e um cópia grifada atendendo seus interesses.
Uma outra ferramenta importante para quem lê é o programa Atril que é um leitor de textos em formato PDF onde você pode ampliar e reduzir de forma fácil o tamanho da página. Fácil de manipular e gratuito, vindo no pacote do sistema Linux ou podendo ser instalado, é ferramenta essencial para quem precisa fazer leituras longas. Eu uso o Libre Office e converto algum material para PDF (como este texto que estou escrevendo), guardo e depois leio. A formatação feita é mantida e a qualidade do texto em PDF para leitura fica excelente.
O uso do programa Okular é bem simples. Tendo um texto em formato PDF, clique com o botão direito do mouse e peça para abrir com o Okular. Após aberto, clique em F6 para grifar com pincel escolhendo a cor desejada. Eu uso amarelo que tem uma tonalidade legal de ser lida e suave. Dê Ctrl + S para gravar o texto grifado e Ctrl + Z para desfazer o último grifo. Simples! Como chego a ler entre 480 e 500 páginas em textos PDF esta ferramenta tem ajudado muito a fazer trabalhos localizando em segundos algum conteúdo que preciso. Uma dica final é grifar o texto em tamanho 80% para ter uma visão completa da página. Fica a dica.
|