Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Libras
O que é Libras ?
Michela Aparecida Biltge

Resumo:
A importancia do uso da Libras como meio de comunicação e de inclusão social.

O QUE É LIBRAS?
LIBRAS tem origem na Língua de Sinais Francesa e posteriormente foi trazida para o Brasil durante a época do segundo Império (1841),no qual D. Pedro II fez um convite ao Padre Francês Hernest Huet (professor surdo), com a expectativa de trabalhar com os surdos do país e ofereceu o “Método Combinado”, criado então pelo Padre francês Charles Michel (SEGALA e KOJIMA, 2012).
A partir de 1857, foi criada a primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto dos Surdos-Mudos, atualmente, Instituto Nacional da Educação dos Surdos (INES). Logo houve a fusão da Língua de Sinais Francesa com a Língua de Sinais Brasileira antiga, iniciando a LIBRAS. (MAZZOTTA, 2001).
LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, sendo uma língua das comunidades surdas. Destaca -se Língua de Sinais por fatores essenciais e compostos não somente de uma expressão gestual, mas também, uma língua com estrutura gramatical própria, composta pelos níveis linguísticos, como fonológico, morfológico, sintático e semântico, utilizada pelos surdos em sua comunicação. Sua diferença das demais línguas está em sua modalidade visual-espacial. (SEGALA e KOJIMA, 2012). Assim como outras línguas estrangeiras, a Libras pode ser aprendida por pessoas interessadas em comunicar-se em outras línguas No Brasil, existe uma tendência de se excluir as pessoas que não falam uma variedade padrão da língua, por se considerar errado o desvio da norma culta. Do mesmo modo, pessoas surdas ficam isoladas da comunicação com os ouvintes por desconhecimento da linguagem de sinais, ou até mesmo por falta de informação.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54886


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Bullying Michela Aparecida Biltge
Poesias INCLUSÃO DA LIBRAS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL Michela Aparecida Biltge
Poesias O Estudo de Libras na Escola Michela Aparecida Biltge
Poesias Libras Michela Aparecida Biltge


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minicurso sobre a redação no ENEM - Isadora Welzel 79777 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 59599 Visitas
81 anos da prisão e morte dos Rosas Brancas - Vander Roberto 55691 Visitas
Salvando computador muito ruim - Vander Roberto 55684 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 55588 Visitas
Lançamento do livro - Alberto Kopittke 55522 Visitas
Delícias da festa junina - Ivone Boechat 55466 Visitas
BOM DIA - SALETI HARTMANN 55440 Visitas
A FARSA DA USURA - fabio espirito santo 55418 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 55404 Visitas

Páginas: Próxima Última