O QUE É LIBRAS?
LIBRAS tem origem na Língua de Sinais Francesa e posteriormente foi trazida para o Brasil durante a época do segundo Império (1841),no qual D. Pedro II fez um convite ao Padre Francês Hernest Huet (professor surdo), com a expectativa de trabalhar com os surdos do país e ofereceu o “Método Combinado”, criado então pelo Padre francês Charles Michel (SEGALA e KOJIMA, 2012).
A partir de 1857, foi criada a primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto dos Surdos-Mudos, atualmente, Instituto Nacional da Educação dos Surdos (INES). Logo houve a fusão da Língua de Sinais Francesa com a Língua de Sinais Brasileira antiga, iniciando a LIBRAS. (MAZZOTTA, 2001).
LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, sendo uma língua das comunidades surdas. Destaca -se Língua de Sinais por fatores essenciais e compostos não somente de uma expressão gestual, mas também, uma língua com estrutura gramatical própria, composta pelos níveis linguísticos, como fonológico, morfológico, sintático e semântico, utilizada pelos surdos em sua comunicação. Sua diferença das demais línguas está em sua modalidade visual-espacial. (SEGALA e KOJIMA, 2012). Assim como outras línguas estrangeiras, a Libras pode ser aprendida por pessoas interessadas em comunicar-se em outras línguas No Brasil, existe uma tendência de se excluir as pessoas que não falam uma variedade padrão da língua, por se considerar errado o desvio da norma culta. Do mesmo modo, pessoas surdas ficam isoladas da comunicação com os ouvintes por desconhecimento da linguagem de sinais, ou até mesmo por falta de informação.
|