Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os paulistas nos Brasileiros em 2023
Vander Roberto

Analisarei as campanhas dos times paulistas nos Campeonatos Brasileiros da A até a D. Vamos lá.

Série A.

Santos: Ano horrível e pediu para cair no Brasileiro. O time santista namorava com o rebaixamento fazia alguns anos tanto no Brasileiro como estadual. Este ano não teve jeito e a equipe caiu pela primeira vez na história no Brasileiro. O novo Presidente do Santos, Marcelo Teixeira, terá muita dor de cabeça para montar um elenco competitivo em 2024. O caixa parece ser o fator decisivo para que o clube recupere sua força. O Paulista A1 em 2024 terá um peso enorme para o Santos e não é aceitável ficar fora das semifinais para mostrar "força" na Série B. É o pior Santos que vi na minha vida e tudo indica que para 2024 a torcida sofrerá bastante. Infelizmente, não é garantido o retorno para a Série A do Brasileiro imediatamente. Veremos.

Corinthians: Time limitadíssimo no Brasileiro e não sei como foi tão longe na Sul-Americana. Não passava qualquer confiança para a torcida e salvou-se porque havia coisa pior no Brasileiro. Precisará contratar pois nos últimos anos o Corinthians é mero participante dos torneios nacionais. Piorando as coisas, viu seus rivais citadinos ganharem as duas competições brasileiras. A pressão será muito forte para o novo Presidente do Timão e muita coisa será revista para que o clube ao menos brigue por alguma taça e não fique só olhando.

São Paulo: Time razoável com instabilidade. Este foi o São Paulo no Brasileiro que venceu 1 partida fora de casa. Veja bem: uma em 19 jogos. Rondou o medo de rebaixamento e Dorival deu gás para a equipe. O São Paulo só não foi mais criticado porque tirou da cartola a conquista da Copa do Brasil e deu uma recuperada no Brasileiro pontuando o suficiente para não cair. A torcida está com a pulga atrás da orelha e pede novidades pois a grandeza do São Paulo não é representada por um time que se contenta com 11º lugar em Brasileiro mesmo com vaga na Libertadores. O elenco precisará inchar um pouco e trabalhar bem para que o São Paulo volte a ser o grande São Paulo de outros tempos. Dorival terá dores de cabeça já no Paulista.

Bragantino: O time do Bragantino não ganhou asas como diz a propaganda do produto do seu gestor. Na hora H empatava ou perdia impedindo de lutar pela liderança e buscar o título. Na partida que precisava vencer, perdia. Assim não dá. Teve ótima chance de ser campeão brasileiro e jogou fora acabando em 6º lugar. Terá que ter elenco para jogar Pré-Libertadores, Paulista, Brasileiro. O gestor do Bragantino precisa começar a tirar o escorpião do bolso ou a equipe terá imensas dificuldades em obter taças. É bonito figurar entre os primeiros só que isto não enche barriga da torcida tendo aporte para gastar. Elenco razoável e valente, pode chegar bem em 2024.

Palmeiras: O título brasileiro caiu no colo só que não podemos esquecer do mérito da equipe e do treinador para chegar lá. A épica virada naquele jogo contra o Botafogo que perdia por 3x0 e virou para 4x3 foi o ânimo para a equipe buscar o título de vez. Méritos ao técnico Abel Ferreira que não desiste e trabalha pontualmente sua escalação e mexe bem durante a partida. O ano foi satisfatório, um Paulista, Recopa do Brasil e o Brasileiro. A participação da Libertadores foi adequada e não comprometeu sendo que podia ter ido para a final. O Palmeiras de 2024 precisará de mais jogadores e reavaliar o efeito "sorte" pois títulos assim não caem no colo toda vez.

Série B.

Ponte Preta: A Ponte Preta chegou com moral para a disputa da Série B do Brasileiro após faturar o Paulista A2 e retornar para a elite estadual logo após a queda. O time criou uma expectativa inicial na torcida que se desfez logo passando a lutar contra a queda no Brasileiro. A macaca apresentou bem pouco diante da força que tem nos campos do interior paulista e ficou devendo muito. Salvou-se na penúltima rodada e terá que pensar em dois bons objetivos para 2024: manter-se na 1ª divisão estadual e na B do Brasileiro pois o torneio promete.

Ituano: Contrariando a imagem da cidade que gosta de coisas grandiosas, a equipe do Ituano foi minúscula na Série B. Vindo com a alcunha de melhor equipe do interior paulista no século XXI, ela não mostrou em campo a sua força e só não caiu pois havia coisa pior. O Ituano costuma apresentar um futebol bem competitivo e teve um apagão neste Brasileiro. A equipe terá que montar uma equipe melhor para manter-se no Paulistão em 2024 e tentar algo mais no Brasileiro B. Só uma 14ª posição para a melhor equipe paulista do interior neste século é pouco, muito pouco.      

Botafogo(SP): A equipe de Ribeirão Preto veio da série C e fez uma campanha dentro do esperado pela situação financeira. O objetivo do clube foi ver a Série B e obter uma vaga para 2024 por lá e conseguiu. É uma vitória para o Botafogo permanecer já que a briga pelo acesso seria dificílimo. Um bom 12º lugar não é tão ruim para quem chegou da C nacional mas o Botafogo precisará tirar grana do bolso para manter-se. A prioridade é esta.

Guarani: A equipe verde de Campinas e campeã da Série A em 1978 está organizando o caixa para almejar coisas maiores no futuro. Recentemente o clube estava com situação financeira ruim e acesso era pedir muito em 2023. O esforço do Guarani foi manter-se no Brasileiro da B e fez. Terminou em 10º lugar e cobrar mais da equipe no momento é até injusto. O plano é boa campanha no Paulistão 2024 e quem sabe outra campanha melhor na B.

Mirassol: O Mirassol é a segunda melhor equipe do interior paulista no século XXI pelas conquistas obtidas e sua excelente categoria de base que dá muito trabalho. O time gostou da Série B e fez excelente campanha. Sabendo das limitações terminou em 6º lugar. O foco é fazer um bom Paulistão e tentar buscar grana para contratações que possam tentar o acesso ao Brasileirão. Veremos.

Novorizontino: O tigre rugiu, rugiu, ficou em 5º lugar. Vindo com vice-campeonato do Paulista A2 e retornando a 1ª divisão após a queda, o tigre foi um bom competidor, figurou bastante no G4, chegou até a assumir a liderança mas na reta final perdeu o fôlego e a vaga. Se quiser almejar o acesso terá que investir muito pois o Brasileiro B 2024 será muito competitivo. Merecia subir e não fez. Fica para a próxima.

Série C.

São Bernardo Futebol Clube: Vindo de acesso da Série D, o clube abocanhou a 8ª vaga para a 2ª fase e nela bobeou perdendo um acesso para o Brasileiro B em 2024 continuando na série C. A equipe foi a única paulista nesta divisão enfrentando um turno único de 19 jogos e obteve a última vaga para a 2ª fase. Terminou empatada com o segundo colocado do grupo na 2ª fase perdendo o acesso no critério de gols marcados! Uma pena.

Série D.

Santo André: O Ramalhão jogou no grupo A6 e ficou na 5ª posição após 14 jogos e caiu na primeira fase.

XV de Piracicaba: O XV ficou em 6º lugar no grupo A7 após 14 jogos e caiu na primeira fase.

Inter de Limeira: Estava no grupo A7 terminando em 3º passando para a outra fase. Caiu após dois jogos diante do Caxias (RS).

Ferroviária: Foi a grande surpresa do futebol paulista em Brasileiros no ano. A equipe de Araraquara que é fortíssima no futebol feminino veio com força e garantiu o vice-campeonato e o acesso para o Brasileiro C em 2024 no masculino. Ironicamente, o seu adversário foi o Ferroviário do Ceará no famoso "Jogo dos Trilhos". É um clube que está recuperando sua força após o surpreendente rebaixamento no Paulistão 2023 e o acesso para a C deu um alento para 2024. É forte candidata para subir ao Paulistão, precisará mostrar isto em campo, tem calendário nacional para 2024 e dará trabalho pois o pessoal é ambicioso nas duas modalidades: masculino e feminino.

Esta foi uma análise mais geral dos clubes paulistas nos Brasileiros da Série A até a D em 2023. É isto. Abraços.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 56467


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Direito de escolha Vander Roberto
Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 151 até 152 de um total de 152.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 55857 Visitas
TEMPO DE MUDANÇA - Regina Vieira 55854 Visitas
Começa o Campeonato Paulista 2024 - Vander Roberto 55852 Visitas
frase 499 - Anderson C. D. de Oliveira 55850 Visitas
A margarida que falou por 30 dias - Condorcet Aranha 55850 Visitas
Árvore - valmir viana 55849 Visitas
81 anos da prisão e morte dos Rosas Brancas - Vander Roberto 55848 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 55845 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 55845 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 55843 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última