Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
🔴 No dia seguinte...
Rafael da Silva Claro


Amanheceu chovendo muito! Mas ainda não caiu nem acém do céu. Prometeram um Brasil pacificado, despolarizado e democrático. Não é isso que estou vendo e, pelo jeito, isso não vai acontecer.

Apesar de tudo, deram um jeitinho brasileiro nas eleições. Bolsonaro recebeu discursos cheios de rancor, ameaças de morte e xingamentos (inclusive charlatão e canibal!). Com o esgotamento do dicionário de impropérios, restará chamá-lo de feio, bobo e cara de melão. Tudo e todos contra, por quê? Como o Lula venceu, nós veremos quem se beneficiou e quem ficará com o ônus; afinal, não é todo mundo que pode se refugiar em Paris.

Mesmo assim, é assustador que o discurso anacrônico de “pai dos pobres” ainda “encante serpentes”. As promessas vazias de “ser feliz” e “chuva de picanha” soem como música, em vez de “teto de gastos”, “Independência do Banco Central”ou “responsabilidade fiscal”. O PT (Partido dos Trabalhadores), inteligentemente, relegou estes “palavrões” a coisa de “neoliberal”.

Mas quem votou num ladrão “chavequeiro” deliberadamente, sendo bem esclarecido, perdeu a vergonha. Essa queda pelo discurso fácil equivale a vender a alma pro coisa-ruim. Isso porque tem uma turminha que faz o “L” pra pagar pedágio para a “intelligentsia” ou por interesses muito particulares. Reitero: para muita gente, é mais importante o motoboy trazer uma pizza na porta de casa, do que a transposição do Rio São Francisco.

A grande dúvida é: será que o Lula vai parar de ameaçar o País? O velho caudilho sul-americano poderá, um dia, se aposentar como um exótico mandatário terceiro-mundista subserviente às agendas do Hemisfério Norte e dono de ideias ultrapassadas?

Olhando pra frente, ficou contente quem sabe a importância dos números, da obra embaixo da terra, do saneamento básico, ou seja, do que traz maiores resultados a longo prazo. Mirando o retrovisor, ficou triste quem esperava chuva de picanha, democracia, pacificação e felicidade. Eu sei, essas promessas abstratas e irreais foram tentadoras e renderam muitos votos. Como diria Dilma: quem perdeu, ganhou.

Em São Paulo, o Tarcísio Gomes de Freitas “pavimentou” os adversários. Estes vieram com um papinho xenofóbico de exigir, em vez de competência, certidão de nascimento. Num paroxismo da apelação, o estado foi “defendido” como uma jurisdição do Velho Oeste, com falas preconceituosas. Exemplos: “Aqui não” e “Forasteiro”.

Essas eleições não acabaram. Tradicionalmente, vem aí o “terceiro turno”, e a polarização veio para ficar. Teremos uma divisão muito parecida com a divisão dos EUA, e o PSDB pode reencontrar-se nessa dicotomia. Lula não poderá embolsar R$ 1.00, sob pena de lembrarem sua vida pregressa.

Feliz Dia das Bruxas.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 55950


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios Seus problemas acabaram Rafael da Silva Claro
Ensaios Carrefour Rafael da Silva Claro
Crônicas Futebol “du bom” Rafael da Silva Claro
Ensaios Pandemia Eleitoral Rafael da Silva Claro
Ensaios I see dead people voting Rafael da Silva Claro
Ensaios Zona eleitoral americana Rafael da Silva Claro
Ensaios 2 em 1 Rafael da Silva Claro
Ensaios Obrigado não Rafael da Silva Claro
Ensaios O Conto da Vacina Rafael da Silva Claro
Ensaios Fatos & Fotos Rafael da Silva Claro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 441 até 450 de um total de 510.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
DR. GASTÃO PEREIRA DA SILVA - Wagner Paulon 56006 Visitas
Vida Amarrada II - Lenda Dupiniquim - J. Miguel 56006 Visitas
Resenha do livro - A Biblioteca dos Sonhos Secretos - Flora Fernweh 56001 Visitas
VÁ! MAS VOLTE - Paulo Sérgio Rosseto 56000 Visitas
O Amor é Como Fogo - Maria 56000 Visitas
15 MANEIRAS DE NÃO SE TORNAR UM MISERÁVEL - Henrique Pompilio de Araujo 56000 Visitas
🔴 Um país carnavalizado - Rafael da Silva Claro 56000 Visitas
Poema à consciência - Condorcet Aranha 55999 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 55997 Visitas
A tua Imagem - Martinho do Rio 55996 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última