Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As teorias do charuto
DIRCEU DETROZ

Mesmo sem ser absoluta, uma das poucas certezas sobre o charuto misterioso é a de que se trata do primeiro visitante espacial vindo de fora do Sistema Solar. A explicação está na sua velocidade, 87,3 km/s. Outro indicativo que não liga o charuto com a gravidade no nosso sistema é a sua excentricidade. Alguns sugerem que este visitante galáctico esteja viajando pela Via-Láctea sem destino há bilhões de anos.

Descoberto em outubro de 2017 por Robert Veryk, depois do batismo astronômico, foi rebatizado pelo idioma havaiano de “Oumuamua”. Significa o “mensageiro de muito longe que chega primeiro”. Com 400 metros de comprimento e 40 metros de largura, o “Oumuamua” tem a forma cilíndrica que lembra um charuto e tem cor avermelhada.

Classificado como cometa e na sequência asteroide, desde a descoberta o “Oumuamua” tem intrigado a comunidade cientifica. Foi o assunto de muitos artigos publicados em revisas especializadas. Sempre estão surgindo novas teorias para explicar além da origem o que seria o tal viajante que chegou aqui primeiro. Com a ajuda da Internet, resumos desses artigos chegam a leigos como eu. Amantes dos mistérios do Universo.

Todos os objetos que adentram o Sistema Solar aceleram suas velocidades com base nas leis conhecidas da física. Então não é de se espantar quando um objeto desconhecido surge desobedecendo tais leis. Quando isto foi divulgado, a procura pelo “Oumuamua” disparou. O Google registrou um aumento de 1,550%. Por 24 horas foi um dos cinco assuntos mais pesquisados.

Como o “Oumuamua” desobedecia nossas leis da física? Ele parecia ter aceleração própria. Podia controlar a sua velocidade. Logo surgiram artigos sugerindo teorias tratado ser o objeto uma nave alienígena. A revista “Astrophysical Journal Letters publicou um estudo dos astrônomos Shmuel Bialy e Abraham Loeb. Eles compararam o charuto com sonda japonesa “Ikaros”. Lançada em 2010 rumo a Vênus, “Ikaros” é a primeira sonda interplanetária humana impulsionada por uma vela solar.

Um artigo escrito por Ronaldo Lemos na Folha de São Paulo sobre o mesmo estudo tem como título: “O primeiro contato já ocorreu”? Neste Loeb aparece rebatendo a teoria de que o objeto seria composto de hidrogênio sólido. Próximo do Sol, o “Oumuamua” foi impulsionado pela evaporação do hidrogênio. Loeb diz que hidrogênio supõe ter uma cauda. O charuto não tinha. Nem teria sobrevivido viajando longas distâncias.

A mesma revista traz outra teoria. O “Oumuamua” seria parte de um cometa maior fora do Sistema Solar que se desprendeu do seu núcleo. Nada de artefato alienígena. Apenas rocha e poeira cósmica. Jane Luu, astrônoma da Universidade de Oslo diz que veremos muitos outros mensageiros de muito longe “chegando depois” passeando pelo Sistema Solar. Antes disso, creio chegarão novas teorias sobre este charuto.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 33822


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2021
 
  Textos mais lidos
viramundo vai a frança - 76152 Visitas
Sem - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 62089 Visitas
NÃO ERA NADA - Alexsandre Soares de Lima 50315 Visitas
O Trenzinho - Carlos Vagner de Camargo 50068 Visitas
Os Morcegos - Nato Matos 49631 Visitas
Pensamento 21 - Luca Schneersohn 49303 Visitas
A TRISTEZA E O SIM DA VIDA - Alexsandre Soares de Lima 49018 Visitas
MILA, A MENINA QUE MORAVA DENTRO DE UM COGUMELO - Saulo Piva Romero 48834 Visitas
Solidão que nada - Morgana Bellazzi de Oliveira Carvalho 48804 Visitas
Um dia - Luca Schneersohn 48260 Visitas

Páginas: Próxima Última