Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A trajetória de vida entre a hipocrisia e a verdade
Daniel Machado da Conceição

https://ensenanzaestudossociais.blogspot.com/

O mundo se mostra cada vez mais sórdido e nosso país revela todos os dias uma nova aberração. Tal situação permite entender por que Renato Russo (Legião Urbana) perguntava: que país é esse? Nos últimos anos, uma horda se ergueu evocando como mantra um escrito bíblico que diz: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Realmente, afirmo ser verídica essa premissa, embora, também conhecer a verdade em alguns momentos podem ser uma maldição.

     Infelizmente, quem professa pode ser identificado por outra escritura: “aí de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas” (Mateus 23:27). Ser liberto das mentiras é o desejo de um governo que se constrói na base da hipocrisia aberta, pois aquilo que deseja como lema parece se apresentar como sua maior fraqueza, a mentira sistemática. Um comportamento que se faz endêmico, seus frutos carregam a árvore e caem podres, cheios de falsas verdades. Os exemplos se acumulam, a partir do grande orientador da ideologia demagógica, para não dizer hipócrita, que autointitulado se diz ser filósofo, mas frequentar a sala de aula, nem pensar; também temos título de mestrado realizado em escola dominical; autoplágio em escritos científicos; plágio ou apropriação de autoria indevida; além de mestrado não realizado nos EUA. A última mentira no Curriculum Vitae do primeiro escalão brasileiro, isto é, na trajetória de vida do indivíduo, avançou um nível, agora temos doutorado não concluído e, logo, pós-doutorado inválido (a menos que seja possível realizar sem o pré-requisito da titulação anterior).

     Para muitos isso não espanta, já que no Brasil 7 em cada 10 currículos são melhorados propositalmente para destacar supostas vantagens na seleção profissional. Um atrevimento que não podemos entender como aceitável e nem dizer que se restringe a determinado partidarismo, ideologia ou momento histórico. O que entristece, é perceber que esses profissionais realizaram palestras, aulas e consultorias recebendo honorários com base em títulos inexistentes.

        Pergunto, podemos identificar como uma postura tipica do ‘cara de pau’? Talvez, no entanto, mostra que os insucessos são difíceis de serem admitidos. Na trajetória de vida em que o mérito é o princípio norteador, apenas sucessos cabem no resumo da história, mesmo eles fundamentados em mentiras. A necessidade de ser alguém importante, impede a possibilidade de ter a maior e a melhor graduação, ser estimado por falar a verdade.








Biografia:
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, com o tema de tese sobre o "estudante-trabalhador". Mestre em Educação pelo PPGE/UFSC (2015), com dissertação sobre o "estudante-atleta", isto é, jovens atletas das categorias de base do futebol que desenvolvem atividade de formação profissional concomitante a sua escolarização. Graduado na licenciatura (2013) e no bacharelado (2014) em Ciências Sociais pela UFSC. Integro o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC), participo como membro do Grupo Esporte e Sociedade. Atuação como Professor de Sociologia no Ensino Médio Regular e EJA, Educador Social, Tutor à Distância e Conteudista para programa de capacitação profissional. Bolsista no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina UNIEDU/Pós-Graduação. http://lattes.cnpq.br/2349066033166809
Número de vezes que este texto foi lido: 517


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Quem vive de passado é museu e eu não quero ser um Daniel Machado da Conceição
Ensaios O caso do acaso Daniel Machado da Conceição
Crônicas Escrever e o desejo de manter as recordações de uma vida Daniel Machado da Conceição
Crônicas Ser negro e o padrão de ser duas vezes melhor Daniel Machado da Conceição
Crônicas A trajetória de vida entre a hipocrisia e a verdade Daniel Machado da Conceição
Crônicas Chão Daniel Machado da Conceição
Ensaios O quanto eles sabem para nossa atualidade Daniel Machado da Conceição
Crônicas Brasil Pedro Pedreira Daniel Machado da Conceição


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 69439 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55906 Visitas
IHV (IAHU) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 47742 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 44625 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 44285 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43908 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 42957 Visitas
viramundo vai a frança - 41952 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 41822 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41537 Visitas

Páginas: Próxima Última