Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lições aos humanos
DIRCEU DETROZ

Enquanto o Covid-19 se espalhava pelo mundo para se transformar em pandemia, parte da mídia corria atrás da literatura ficcionista que pudesse ter antecipado o que os humanos estão vivendo em plena era da tecnologia. Que de muitas formas tem se mostrado inútil diante de um vírus.

Uns foram em busca da “A Peste” escrito por Albert Camus em 1947. Outros se lembraram do “O Último Homem”, um romance de ficção apocalíptica escrito em 1826 pela escritora Mary Shelley. O enredo é um mundo futuro devastado por uma praga. A obra foi criticada na época.

Como o Covid-19 foi e continua um prato cheio para teorias conspiratórias, cabe incluir “Inferno” de Dan Brown. Um vírus infectará todos os humanos matando aleatoriamente um terço da humanidade, provocando infertilidade no resto. Existiria algum chinês maluco fazendo teste para algo do tipo? Em vez de inférteis, de repente, os humanos acordariam todos comunistas!

Da ficção para a realidade, a pandemia do Covid-19 está escrevendo lições duras para os humanos que se acham os donos do planeta. A importância da humanidade foi reduzida drasticamente. Eurípides Alcântara de quem falo no parágrafo seguinte escreveu: “ Minúsculo organismo comanda hoje a agenda dos líderes das nações mais poderosas”.

No “O Globo”, Alcântara escreve sobre rever a teoria do britânico James Lovelock de que a Terra não é uma rocha coberta de água, vegetação e animais. É um organismo biológico capaz de se autorregular beneficiando a manutenção da vida. Não necessariamente a humana.

Entre lições, por todos os lugares o Covid-19 deixará fatos e imagens sugerindo grandes reflexões. Dois exemplos vieram da Itália. Alguém ou alguma ficção imaginaria um papa dando a benção do domingo para uma Praça de São Pedro completamente vazia. Enfermeiros confessando estarem deixando infectados idosos para morrer.

Apesar de não escreverem ficção, os economistas são muito bem pagos para antever cenários econômicos mundiais. Em quarentena esses economistas já estão olhando para o pós-Covid19. Se a pandemia não foi a “gripezinha” imaginada por Bolsonaro, a crise financeira de 2008 será chamada de “gripezinha” perto do que virá quando o Covid-19 acenar um adeus de até breve. Se ele não voltar, alguém voltará no seu lugar. Talvez ainda pior e mais mortal. Empresários fazem ecoar 40 milhões de desempregados no Brasil

Se os países ricos estarão mais pobres, imaginem os países que vivem na pobreza. Contra um vírus nos escondemos dentro de casa. Contra uma crise financeira com aspectos de tsunamis não existe possibilidade de quarentena. Novas lições aos humanos serão escritas. Quem se salvou do Covid-19 poderá não se salvar do desemprego e da fome.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 275


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ
Poesias BOIADAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa superioridade em xeque DIRCEU DETROZ
Crônicas Ficção, o perigo do realismo DIRCEU DETROZ
Poesias HOLISMO DIRCEU DETROZ
Crônicas Problemas técnicos DIRCEU DETROZ
Crônicas De Sagan ao Hubble DIRCEU DETROZ
Crônicas Nem tudo é pandemia DIRCEU DETROZ
Poesias SINA DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 986.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 65690 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54821 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43498 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43129 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42239 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40598 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 38979 Visitas
Amores! - 37248 Visitas
Desabafo - 36634 Visitas
Faça alguém feliz - 34949 Visitas

Páginas: Próxima Última