Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
10% humano
DIRCEU DETROZ

Qual seria a probabilidade de alguém infeccionada por carrapatos numa selva da Malásia, escrever um livro “emocionante e inovador sobre micróbios e humanos” como descreveu a revista Newsweek? Com “10% Humano” lançado no Brasil pela Editora Sextante, Alanna Collen não permitiu que a probabilidade fosse zero.

Alanna Collen é mestre em biologia e doutora em biologia evolutiva. Durante a sua graduação em biologia ficou fascinada pelos morcegos. Foi na selva, carregando vinte deles dentro de bolsas de algodão que ela sentiu seus tornozelos coçarem. Os carrapatos foram retirados no acampamento. Três meses depois, já de volta em Londres a infecção de manifestou.

Com antibióticos a infecção foi curada. Só que Alanna começou a se sentir uma pessoa diferente. Apareceram outros sintomas. Sua pele ficou estranha. Seu sistema digestivo delicado. E passou a contrair uma série de outras viroses. Alanna então suspeitou dos antibióticos. De que eles não tinham erradicados apenas as bactérias causadoras da infecção, mas algumas outras que não deveriam ser erradicadas.

Começando pelos antibióticos, Alanna Collen nos leva numa viagem fascinante através na microbiota. Por definição microbiota é o conjunto de microorganismos, que habitam um ecossistema. Principalmente bactérias. A ideia do livro é mostrar que se as bactérias e os micróbios que nos fazem bem forem erradicadas, nosso corpo pode sofrer efeitos colaterais. Não confundir com aquilo que lemos as bulas dos remédios.

Sempre fazendo uso de dados científicos e pesquisas de laboratórios, deveríamos levantar uma estátua aos camundongos de laboratórios, Alanna faz paradas mostrando que alterações na microbiota têm relação com várias doenças e distúrbios que se evidenciaram entre os humanos a partir século 20.

É o caso do autismo. Alanna cita a luta de uma mãe para provar que o autismo do seu filho foi provocado pelo uso abusivo de remédios prescritos pelos médicos. A estatística do aumento de casos de autismo nos Estados Unidos mostrada no livro é realmente assustadora. A viagem da microbiota também tem parada na obesidade.

Talvez, o ápice do livro aconteça quando criticando o parto por cesariana, Alanna narra de que forma no parto normal ocorre a colonização da microbiota da mãe para o filho no momento do nascimento. Como a vagina tem um papel primordial nessa colonização, ela deixa de ocorrer na cesariana. Muitos meses após o nascimento, amostras da microbiota dos bebês podem revelar se nasceram de parto normal ou não.

Depois de ler “10 Humano”, provavelmente poucos mudarão o seu modo de se alimentar. Para muitos nem seria possível tal mudança. Que você passará a respeitar os micróbios que moram no teu corpo tenho certeza. Sem eles nos faltariam 90%.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 39


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O alvorecer do transumanismo DIRCEU DETROZ
Crônicas Do homem palito a Annie DIRCEU DETROZ
Crônicas Sinais terráqueos DIRCEU DETROZ
Poesias PROMÍSCUOS DIRCEU DETROZ
Poesias POSSUÍDOS DIRCEU DETROZ
Crônicas 10% humano DIRCEU DETROZ
Poesias A ideologia dos algoritmos DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPOS DE NEGAÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias PARAÍSO DIRCEU DETROZ
Crônicas A "IA" e o xadrez DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 952.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 58716 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 53275 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 42430 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39466 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 36093 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 35525 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 34320 Visitas
Amores! - 33797 Visitas
Desabafo - 33414 Visitas
Faça alguém feliz - 32020 Visitas

Páginas: Próxima Última