Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cenários de 2050
DIRCEU DETROZ

Por certo há muitos livros escritos cujos cenários focam em como os seres humanos e o planeta estarão em 2050. Esse novo marco se aproxima velozmente. Mais três décadas e chegaremos na metade do século 21. Se temos a impressão de que os anos passam voando, duas décadas deste século já voaram.

Vou falar de dois desses livros com cenários e visões totalmente opostas de como os humanos viverão no planeta em 2050. Um deles é “Homo Deus — Uma Breve História do Amanhã” escrito em 2015 pelo israelense Yuval Noah Harari. O outro é “A Terra Inabitável — Uma História do Futuro”, um ensaio do americano David Wallace-Wells, transformado em livro em 2019. Harari leciona na Universidade Hebraica de Jerusalém. Wallace-Wells desde 2011 é o editor da revista “New York Magazine.

Em Homo Deus, Harari detalha os caminhos que a humanidade seguirá no futuro. Um planeta altamente tecnológico. A atualidade é apenas um prenúncio do quanto estaremos dependentes das máquinas quando 2050 chegar. Apesar das barreiras éticas e morais que de alguma forma continuarão a existir, a ciência mais e mais colocará os dogmas das crenças contra a parede. Lembrando que foram sempre os dogmas das crenças que tiveram de se adequar a ciência. Nunca o inverso.

Essa dependência das máquinas abrirá a possibilidade para dois caminhos. Um é os humanos perderem por completo o sentido da vida. O outro, como consta no título do livro, é a perspectiva do homem se transformar num deus. Um deus que não estará apenas em busca da felicidade e do poder. A perseguição será pela imortalidade. O Homo deus, o verdadeiro super-homem provocará a extinção do Homo sapiens.

“A Terra Inabitável” mostra o cenário de 2050 através das mudanças climáticas. Os incêndios na Amazônia deixaram claro a nossa total ignorância do que ainda está por vir. E quase como terminar de assistir “O Dia depois do Amanhã”, e achar que a ficção terminou. É fato. Já estamos vivenciando as mudanças climáticas.

Baseado em vários modelos climatológicos. Wallace-Wells narra as consequências para o planeta e os seres humanos com a temperatura se elevando entre 1ºC e 4ºC. Atualmente estamos muito próximo do planeta ficar 1ºC mais quente. Ter a consciência do caos se espalhando pelo planeta devido as mudanças climáticas é perturbador. então em 2050 o planeta estará 2ºC mais quente.

“A Terra Inabitável atinge o leitor como um meteoro”. Foi o que Andrew Solomon disse sobre o livro. Creio ser mais do que um meteoro. À medida que vamos lendo, começamos a nos sentir criminosos. As futuras gerações pagarão pelo nosso crime.

Como será brincar de deus e viver a imortalidade num planeta moribundo devastado por deuses criminosos? Isso daria um ótimo filme de ficção sobre a futura realidade.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52850


Outros títulos do mesmo autor

Poesias SEM TALVEZ DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossas cabeças-duras DIRCEU DETROZ
Crônicas A vez do ciclone DIRCEU DETROZ
Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ
Crônicas O murmúrio da verdade DIRCEU DETROZ
Crônicas O filão da autoajuda DIRCEU DETROZ
Crônicas A falta de sorte deles DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORÁRIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Mulher de Amor - José Ernesto Kappel 53717 Visitas
A salvação do mundo em.,, - lathea 53704 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 53657 Visitas
Preste muita atenção nos milagres - jecer de souza brito 53654 Visitas
O Outro anencéfalo - JACQUES CALABIA LISBÔA 53634 Visitas
A menina e o desenho - 53633 Visitas
Viver! - Machado de Assis 53621 Visitas
sei quem sou? - 53607 Visitas
eu sei quem sou - 53596 Visitas
IHV (IHU) e ISVA (ISUA) - Gileno Correia dos Santos 53594 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última