Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cenários de 2050
DIRCEU DETROZ

Por certo há muitos livros escritos cujos cenários focam em como os seres humanos e o planeta estarão em 2050. Esse novo marco se aproxima velozmente. Mais três décadas e chegaremos na metade do século 21. Se temos a impressão de que os anos passam voando, duas décadas deste século já voaram.

Vou falar de dois desses livros com cenários e visões totalmente opostas de como os humanos viverão no planeta em 2050. Um deles é “Homo Deus — Uma Breve História do Amanhã” escrito em 2015 pelo israelense Yuval Noah Harari. O outro é “A Terra Inabitável — Uma História do Futuro”, um ensaio do americano David Wallace-Wells, transformado em livro em 2019. Harari leciona na Universidade Hebraica de Jerusalém. Wallace-Wells desde 2011 é o editor da revista “New York Magazine.

Em Homo Deus, Harari detalha os caminhos que a humanidade seguirá no futuro. Um planeta altamente tecnológico. A atualidade é apenas um prenúncio do quanto estaremos dependentes das máquinas quando 2050 chegar. Apesar das barreiras éticas e morais que de alguma forma continuarão a existir, a ciência mais e mais colocará os dogmas das crenças contra a parede. Lembrando que foram sempre os dogmas das crenças que tiveram de se adequar a ciência. Nunca o inverso.

Essa dependência das máquinas abrirá a possibilidade para dois caminhos. Um é os humanos perderem por completo o sentido da vida. O outro, como consta no título do livro, é a perspectiva do homem se transformar num deus. Um deus que não estará apenas em busca da felicidade e do poder. A perseguição será pela imortalidade. O Homo deus, o verdadeiro super-homem provocará a extinção do Homo sapiens.

“A Terra Inabitável” mostra o cenário de 2050 através das mudanças climáticas. Os incêndios na Amazônia deixaram claro a nossa total ignorância do que ainda está por vir. E quase como terminar de assistir “O Dia depois do Amanhã”, e achar que a ficção terminou. É fato. Já estamos vivenciando as mudanças climáticas.

Baseado em vários modelos climatológicos. Wallace-Wells narra as consequências para o planeta e os seres humanos com a temperatura se elevando entre 1ºC e 4ºC. Atualmente estamos muito próximo do planeta ficar 1ºC mais quente. Ter a consciência do caos se espalhando pelo planeta devido as mudanças climáticas é perturbador. então em 2050 o planeta estará 2ºC mais quente.

“A Terra Inabitável atinge o leitor como um meteoro”. Foi o que Andrew Solomon disse sobre o livro. Creio ser mais do que um meteoro. À medida que vamos lendo, começamos a nos sentir criminosos. As futuras gerações pagarão pelo nosso crime.

Como será brincar de deus e viver a imortalidade num planeta moribundo devastado por deuses criminosos? Isso daria um ótimo filme de ficção sobre a futura realidade.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 306


Outros títulos do mesmo autor

Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ
Poesias LIZZANDRA DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GUERRA SILENCIOSA DIRCEU DETROZ
Poesias CIO DIRCEU DETROZ
Poesias JARDIM SECRETO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 1001 até 1008 de um total de 1008.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
GOTAS DE CHOCOLATE - Alexsandre Soares de Lima 3 Visitas
As araucárias do sul - DIRCEU DETROZ 1 Visitas
ENCONTROS E DESENCONTROS - katia leandra lima pereira 0 Visitas
Quando longe de mim - Suzanne Morbach Aragão 0 Visitas

Páginas: Primeira Anterior