Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Nossas cabeças-duras
DIRCEU DETROZ

No planeta Terra nós os humanos estamos cercados por mistérios. Às vezes, chega a notícia. Um deles foi desvendado. Outros tantos continuam na fila. Há séculos dois deles chamam a atenção da ciência. São realmente mistérios fascinantes. Estamos inseridos nos dois. Um é a imensidão do Universo. O nosso cérebro é o outro.

É consenso que a ciência entende muito mais do Universo que do nosso cérebro. Com ele, alguns gênios foram capazes de criar equações que regem os mistérios de uma noite estrelada. Ainda não se conhece nenhuma equação que possa desvendar como esses gênios chegaram lá.

Claro que o nosso cérebro não é um completo desconhecido. O cérebro faz parte do sistema nervoso. Este sistema é estudado pela neurociência que tem dado passos gigantescos. Fascinante também, o livro “O Futuro da Mente” escrito por Michio Kaku, mostra os avanços da neurociência para desvendar os mistérios do que carregamos na cabeça e pesa em média 1.450 gramas. Essas poucas gramas comparam-se ao Universo.

Num estudo de 2019, o neurocientista Henry Markram disse sobre o universo multidimensional do cérebro: “Encontramos um mundo que nunca tínhamos imaginado. Há dezenas de milhões desses objetos, mesmo em uma pequena parte do cérebro, até sete dimensões. Em algumas redes encontramos estruturas com onze dimensões”.

Nesta altura a pergunta talvez seja: E onde entram os cabeças-duras? A explicação para ser um cabeça-dura pode estar no cérebro. A manchete de uma reportagem da revista Veja diz: “Estudo inédito explica porque o cabeça-dura não muda de opinião”.

Publicado na revista “Nature”, o estudo mostra os processos neurais que dificultam a mudança de opinião depois que uma ideia se solidifica no cérebro. Um cabeça-dura jamais admitirá estar errado, mesmo que todas as evidências apontem que ele está.

A reportagem traz como exemplo a rivalidade entre Bill Gates da Microsoft e Steve Jobs da Apple. Os dois influenciaram milhões de pessoas. Mesmo que um criasse algo genial. para os seguidores do outro aquilo jamais prestaria.

Eu deixaria Gates e Jobs de lado. Daria como exemplo a rivalidade política ideológica criada no Brasil nos últimos anos. Para os de direita, tudo o que nasceu na esquerda é ruim. Para os de esquerda, tudo o que a direita faz é igualmente ruim.

Discordo no caso da escritora J. R. Rowling. Continuar tentando após o não de doze editoras, não é ser cabeça-dura ou teimosa. Isso se chama perseverança. Até para os cabeças-duras há exceções. Está em outra reportagem. A polonesa Wislawa Szymborska trocou o papel de poeta oficial do comunismo dos ditadores pelo o de porta voz da opressão. Percebeu que seu cérebro lhe enganava. Pena ser a exceção e não a regra.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61734


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62692 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 62534 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62370 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 62238 Visitas
Viver! - Machado de Assis 62223 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 62207 Visitas
- Ivone Boechat 62184 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62175 Visitas
PEQUENA LEOA - fernando barbosa 62172 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 62163 Visitas

Páginas: Próxima Última