Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Muito além da Amazônia
DIRCEU DETROZ

De repente, com os incêndios e as queimadas os currais ideológicos brasileiros se transformaram em “especialistas” na questão ambiental. Na verdade, ninguém está interessado em defender a Amazônia da forma correta. A única coisa que importa é defender a sua ideologia. Os meios usados menos ainda.

Quero saber se esses especialistas de plantão tomarão conhecimento, e o que farão em defesa do planeta quando em 25 de setembro for divulgado o relatório do “Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas”. Será o quarto relatório do ano.

Sabemos que Donald Trump não acredita nas mudanças climáticas e no aquecimento global. Cegamente o presidente brasileiro tem seguido seu guru americano. Certamente dirão que os dados são mentirosos, e os especialistas ambientais um bando de idiotas. Os currais ideológicos novamente cairão na conversa.

Com 900 páginas, o relatório mostrará de forma dramática as consequências para o planeta causadas pelas mudanças climáticas e pelo aquecimento global. O cenário nem é para daqui alguns séculos. Já se fala em questão de poucas décadas. Será o mundo deixado de herança para os netos da nossa geração.

Hoje, quando se pensa no mar logo vem à mente um banho gostoso. Em 2050 os oceanos serão um verdadeiro pesadelo para as cidades litorâneas do planeta. Cidades como Miami e Rio de Janeiro serão recordações de cartões postais A elevação do nível do mar e os furacões farão 280 milhões de pessoas deixarem o seu habitat.

Até 2100, a camada de solo que fica o ano todo congelada conhecida como “permafrost” praticamente desaparecerá. No hemisfério norte esse degelo criará uma “bomba de carbono”. Uma mistura de dióxido de carbono e metano. O resultado será a aceleração do aquecimento global.

A velocidade com que as geleiras no planeta derreterão, num primeiro momento será a responsável por um paradoxo positivo do aquecimento global. Por um curto período, a água doce será mais abundante no planeta do que atualmente. Uma ilusão.

Se as emissões CO2 continuarem nos níveis atuais, até o fim deste século a temperatura global se elevará ente 2 e 3 graus. No embalo de Donald Trump, as quatro regiões responsáveis por 60% das emissões do efeito estufa, China, Estados Unidos, União Europeia e Índia não prometem diminuir suas emissões. É possível que aumentem.

Entrevistado pela revista Veja, David Wallace-Wells autor do livro “A Terra Inabitável: Uma História do Futuro”, diz que “tudo que amamos vai mudar”. Que quando o assunto é o meio ambiente “vivemos em negação”. Ainda diz que Trump e Bolsonaro sinalizam a criação de uma nova política que prega a inação ambiental.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 145


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Cenários de 2050 DIRCEU DETROZ
Poesias FEITIÇO DIRCEU DETROZ
Crônicas Estamos aqui porque ela está ali DIRCEU DETROZ
Poesias AQUARELAS DIRCEU DETROZ
Poesias COMPÊNDIO DIRCEU DETROZ
Crônicas Uma estranha China DIRCEU DETROZ
Poesias COBAIAS DIRCEU DETROZ
Artigos A garota de Sugar Beach DIRCEU DETROZ
Crônicas As interrogações sobre os alienígenas DIRCEU DETROZ
Crônicas A descoberta da Terra DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 939.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 55665 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 52864 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39217 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 34166 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 33358 Visitas
Amores! - 32937 Visitas
Desabafo - 32530 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31631 Visitas
Faça alguém feliz - 31383 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 31063 Visitas

Páginas: Próxima Última