Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MÁGICA do CORAÇÃO
Tânia Du Bois


“um escritor é alguém que pacientemente,
tenta descobrir o segundo ser dentro dele...”.
              (Ohran Pamuk)

     Aquela tarde de verão foi especial porque Júlia e Luísa Du Bois descobriram o seu segundo ser dentro das expressões e juntas fizeram a letra de uma música e, assim, mediram suas capacidades culturais e literárias. Sem medo de serem felizes, ousaram alcançar seus interesses quando da construção da poesia rimada: Vou Te Dar Meu Coração // Vou te dar meu coração / Vou te dar meu coração, / dentro dele há uma canção. / Posso qualquer coisa falar / para te impressionar. // Um poema pode recitar, / para me impressionar./ Venha vamos cantar e dançar! // Vou te dar meu coração, / dentro dele há uma canção. / Posso qualquer coisa falar / para te impressionar.// O amor irá te fazer cantar comigo. / E a amizade irá nos fazer encontrar um amigo. / E a felicidade te fazer dançar. // Vou te dar meu coração, / dentro dele há uma canção. / Posso qualquer coisa falar / para te impressionar”. Segundo Alberto Martins, “Penso que o ponto de partida fundamental para um bom poema é o ritmo”.
     O escritor é tomado por um sentimento, o que faz com que ele, de forma inexplicável, desvele o mistério no jogo de sedução das palavras. A questão é que, na hora da criação e da conquista, ele é o representante do coração. É isso mesmo, ele é sensível e está predisposto a notar tudo o que acontece ao seu redor, porque “enxerga” com o coração. E isso inclui os detalhes, como no livro infanto-juvenil, Coração de Vidro, de José Mauro de Vasconcelos, com histórias passadas na fazenda, onde o autor incita o leitor ao amor à natureza e as suas criações.
     O que nem sempre corresponde à expectativa do coração, pode parecer uma incógnita para alguns e explicações para outros, é o enigma. De um lado o coração está ligado ao afeto e, de outro, ao instinto de sobrevivência e, isso aumenta as chances para escritor se inspirar. Maria Dinorah retrata no livro de poesias, Coração de Papel, para o pequeno leitor, “... E o coração da gente / é realejo / que ficou de banda / onde as crianças / brincam de ciranda...”. E o livro Corações de Pedra, de Ganymédes José, também de literatura infanto-juvenil, trata dos conflitos existenciais na vida de todos nós.
     Sabe-se que o escritor, no jogo para desenhar palavras, usa a motivação como sinal de entendimento como o do envolvimento afetivo, para expressar o que considera relevante, como demonstra Érico Max Müller, “o que eu proponho é se erga de vós / a mágica do coração...”.
     Impressionante como o pensamento pode decifrar o enigma: coração. Essa simples mágica marca o caminho percorrido como trajeto que dá a resposta desejada na busca pela essência das palavras, como em Hugo Mund Junior, no livro Véspera do Coração: ”Pleno, o coração te acolhe. / Festivo, / faz-se lírio o dia. Agrado, atenções, coisas miúdas...”


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 59440


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62432 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61878 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61662 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61571 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61528 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61011 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60392 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60345 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60271 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60217 Visitas

Páginas: Próxima Última