Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A TECNOLOGIA DEPOIS DE AMANHÃ
DIRCEU DETROZ

Faz pouco tempo que a internet chamou minha atenção para dois best-sellers mundiais. “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, e “Homo Deus: Uma breve história do amanhã”.

As duas obras foram escritas pelo professor de História, o israelense Yuval Noah Harari. A leitura de ambas será minha próxima empreitada depois que terminar de saborear “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway. Principalmente depois de ler seu relato a BBC no UOL. O que o velho Santiago diria do mundo futuro de Yuval Harari?

Yuval Harari tenta responder sua própria pergunta. Se os avanços em tecnologia, genética e inteligência artificial podem transformar a desigualdade econômica em desigualdade biológica? Seu longo relato pinta um mundo futuro tecnologicamente pouco atraente e assustador. No momento, todos somos cobaias.

Yuval começa narrando que a desigualdade existe “há no mínimo 30 mil anos”. Com a ascensão de ideologias como humanismo, liberalismo e socialismo, a igualdade adquiriu um “valor dominante”. O que não impediu de as tecnologias dominarem as ideologias.

A elite precisou de pessoas saudáveis para soldados, ou trabalhando na produção em fábricas. Yuval foi feliz cunhando uma frase que continua atualíssima: “Os governos não forneciam educação e vacinação porque eram bondosos. Eles precisavam de massas saudáveis”.

Agora os exércitos usam mais tecnologia e menos soldados. As fábricas menos empregados e mais automação. As “massas de saudáveis” foram perdendo espaço, e aumentando a desigualdade. Exatamente a nossa época atual.

É neste ponto que Yuval começa a pintar o futuro de negro com a ajuda da tecnologia. Ele enxerga a possibilidade e eu concordo, de a desigualdade econômica ser engolida pela desigualdade biológica.

Imaginem quando os ricos como diz Yuval, conseguirem alterar pelo DNA sua estrutura biológica. Serão mais inteligentes e saudáveis. Viverão mais. E pior. Controlarão todos os algoritmos. Desde os transportes que daqui há trinta anos viajarão sem motoristas, até medicamentos e alimentos. Quem sabe, com o poder de decidir quem deve viver ou morrer. Um novo Holocausto com novas tecnologias biológicas. Essas duas últimas pinceladas na pintura, foram intromissões minhas. Yuval não chegou a tanto.

Na visão de Yuval a tecnologia criará uma “massa de inúteis dependente da bondade de uma pequena elite, que também não estará totalmente salva. A explicação de Yuval apesar de assustadora é simples. “Quando a inteligência artificial for mais inteligente que nós, toda a humanidade poderá se tornar inútil”. E descartável.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 288


Outros títulos do mesmo autor

Poesias GARGANTA PROFUNDA DIRCEU DETROZ
Crônicas O CÉU DAS ESTAÇÕES DIRCEU DETROZ
Poesias PARÁBOLAS DIRCEU DETROZ
Artigos O MURO DA EVOLUÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias FÁBULAS COTIDIANAS DIRCEU DETROZ
Poesias GARGALHADAS DIRCEU DETROZ
Artigos DA ENTROPIA AO TECHNIUM DIRCEU DETROZ
Poesias NOITES DE VERÃO DIRCEU DETROZ
Artigos CENÁRIOS ASSUSTADORES DIRCEU DETROZ
Poesias MIOPIA DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 766.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 182619 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 147184 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 146769 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 128184 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 67258 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 64210 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 58411 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 57599 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 57334 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 53405 Visitas

Páginas: Próxima Última