Título original: The hour of silence
Por Alexander Smellie (1854-1923)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra
"Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta." (Jeremias 1: 5)
Quando estou desanimado em espírito, isso renovará minha energia e entusiasmo: saber que Deus me cingiu, distinguiu-me dos outros, me chamou para ser seu embaixador e artesão, antes que as montanhas fossem produzidas ou as estrelas da manhã cantassem juntas, ou o primeiro raio de luz tivesse atravessado a escuridão.
Que Deus me dê a garantia de uma AJUDA PRESENTE. Isso foi repetido uma e outra vez para Jeremias. "Não tenhas medo, porque estou contigo para te livrar." Quão rico, poderoso é, e quantas faces o apoio de Deus possui! Apenas deixe-me expor meus problemas para Ele, e a abundância de Seu poder será vista em mim.
E que Deus me dê a certeza de um MINISTÉRIO DE SUCESSO. O ministério de Jeremias deveria ser tanto de destruição quanto de construção, de tristeza e de alegria, mas em ambos os casos Deus deveria ser honrado por meio dele. Deixe-me apenas ser leal a meu Mestre, e é impossível para mim falhar. Por fim, quando apresentar o meu trabalho, Ele me dirá: "Muito bem, servo bom e fiel!" E não há outro prêmio tão desejável ou tão doce; é compensação ampla para a batalha da meia-noite e da tempestade.
Assim, eu desejo que Deus me equipe para Sua própria obra.
"Mantendo a fé e uma boa consciência." (1 Timóteo 1:19)
Uma boa consciência; que possessão inestimável é!
É uma consciência cujos temores e alarmes foram silenciados. Ela vê e conhece o seu Salvador, e se alegra de que Ele cancelou sua culpa e a libertou. O tumulto é transformado em calma. A acusação é obliterada por uma Mão perfurada. Os anos dolorosos de banimento terminaram.
É uma consciência terna e sensível. Ela detecta a sombra distante e a aparência do mal. Recua do toque contaminante da coisa má. Pode penetrar nos disfarces em que o pecado arrasta sua impureza e esconde seu verdadeiro e odioso ser.
É uma consciência operativa e poderosa, que governa e dirige o homem inteiro. É o seu espelho do certo e do errado, a sua lei interior dirigindo o caminho que deve seguir.
É uma consciência governada pelo Espírito Santo. Ela ouve seu menor sussurro. Congratula-se com o Seu menor e maior mandamento. Não é seu próprio guia e fim; Deus é tudo em tudo. Os grilhões que ela ama e nos quais se gloria permanecerão nela eternamente.
Senhor cria em mim esta consciência; que ela seja educada cada vez mais nas coisas verdadeiras, honrosas, justas, puras, encantadoras e nobres.
"Quando Jesus chegou ao lugar, levantou os olhos e chamou-o pelo nome: Zaqueu, desce imediatamente, tenho de ficar na tua casa hoje!" (Lucas 19: 5)
O chamado de Cristo é muito pessoal. Zaqueu! Ele se dirige à alma pelo nome. É como Ele vem a mim na hora da minha conversão dando-me advertências, preceitos e promessas de Sua Palavra com um significado individual, e uma mensagem que me escolhe para fora da multidão.
O chamado de Cristo é muito iluminativo. Há muito tempo, em Jericó duas coisas eram claras para o publicano: o conhecimento e a majestade do Salvador, e a necessidade dolorosa e chorosa de seu próprio coração. Assim Ele me convence de meu pecado e miséria, e ilumina minha mente a respeito de Si mesmo.
O chamado de Cristo é muito amoroso. "Eu devo ficar em sua casa hoje!"
É a "obrigação" da mais terna afeição; é o imperativo da graça imensurável, que "deve" governá-lo ainda no alto Céu.
Oh maravilha de misericórdia, Ele não pode suportar que eu pereça!
O chamado de Cristo é muito urgente. Desça imediatamente! Ele ordenou.
Hoje! Essa era a Sua palavra real. Assim é sempre.
O chamado de Cristo é muito transformador. Ele fez um homem novo desse ganancioso coletor de impostos. Ele fará de mim um homem novo, quando tiver Sua maneira abençoada e irresistível de tratar com a minha alma. O fruto de Seu Espírito é amor, alegria e paz.
"Cremos que é pela graça de nosso Senhor Jesus que somos salvos!" (Atos 15:11)
Como a salvação vem a mim? Como posso garantir o bom dom e a bênção perfeita?
Não através de cerimônia e ritual. O homem que insiste na importância dos ritos, instituições e tradições pode ser uma grande figura na Igreja, mas seu remédio não vai curar minha doença profundamente enraizada e maligna. É tristemente superficial e insuficiente.
Não é também através da atividade e do serviço. Diligência e laboriosidade são boas e necessárias no reino de Cristo, mas elas não ganharão para mim o favor e a amizade do próprio Rei. A salvação é consequência de Sua bondade para comigo, não a compra dela.
Não é também através de emoção e sentimento. Minhas lágrimas, minhas orações, meus êxtases, meus arrebatamentos; não é por meio deles que o caminho corre, reto e seguro para o coração, e a casa de Deus. O sentimento e a tristeza nunca me tornarão um filho na irrepreensível família do Céu.
Somente pela graça do Senhor Jesus Cristo serei salvo. Tudo devo a Ele; Sua obediência, Sua morte, Sua gloriosa justiça, Suas preciosas promessas, Seu amor permanente, Seu onipotente Espírito Santo: nEle e somente nEle está minha esperança e minha glória.
Não eu, mas Você: esse é o primeiro e importante pronome na gramática do cristão. Nenhum de si mesmo, e de todos vocês. Quando eu não posso fazer nada, Deus faz tudo; e vivo em triunfo, porque Ele faz os Seus triunfos serem meus.
"Então eu vi um Cordeiro, olhando como se tivesse sido morto, de pé no centro do trono!" (Apocalipse 5: 6)
"E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor." (Apocalipse 5: 11-12)
O Cordeiro de Deus é o centro deste livro místico e brilhante do Apocalipse.
Há o Cordeiro com Suas feridas; o Cordeiro que foi morto. E mesmo no céu, Ele carrega aquelas cicatrizes de Sua paixão e morte; mesmo no céu, serei lembrado perpetuamente que devo tudo ao Calvário e Àquele que foi a vítima lá!
Há o Cordeiro em Sua realeza; o Cordeiro no centro do Trono. A Cabeça que uma vez foi coroada com os espinhos afiados, agora está coroada com glória régia! Eu me regozijo nela por causa de Cristo. Eu me regozijo nela por minha própria causa, pois o que há, que Ele não pode fazer por mim; Seu pequenino?
Sobre o mundo da natureza e dos homens, sobre principados invisíveis e poderes, Ele governa.
Lá está o Cordeiro com Sua tutela, o Cordeiro os guiará. Por toda a eternidade Ele me pastoreará, me alimentará, me protegerá, me susterá! Jamais poderei dispensá-Lo. Eu nunca desejo estar sozinho, fora de Sua guarda e Seu cuidado. Através dos anos eternos declararei a mim mesmo como devedor do meu querido Senhor.
Há o Cordeiro em Seus triunfos; o Cordeiro vencerá. Então, um dia eu vou ver todos os meus inimigos derrotados e mortos; um dia feliz em que serei inteiramente livre do antagonismo e assédio de meus pecados. Aquele que é por mim, é mais poderoso do que as hostes que investem contra mim!
"Digno é o Cordeiro que foi morto, para receber poder e riqueza e sabedoria e força e honra e glória e louvor!"
"Assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivereis!" (Amós 5: 4)
Deus se revela a mim de muitas maneiras.
Há a mensagem da NATUREZA.
As Plêiades, pendurando no céu seu conjunto de mundos dourados;
Orion, com sua espada de luz de joias;
A meia-noite, pesando sobre a terra;
O aprofundamento do amanhecer;
A névoa subindo do mar;
As nuvens, navegando diante do vento;
A chuva doce, caindo no jardim e no campo;
O próprio relâmpago flamejante no coração da tempestade:
Todos estes devem entoar o nome de Deus em meus ouvidos. Eles são reveladores e porta-vozes.
Existe a mensagem da LEI. Em Sua Palavra, Deus me atrai mais articuladamente, mais diretamente, do que em Seu mundo criado.
A lei do Senhor é perfeita, restaurando a minha alma;
O testemunho do Senhor é correto, tornando sábia a minha simplicidade;
Os preceitos do Senhor são retos, alegrando o meu coração;
O mandamento do Senhor é puro, iluminando os meus olhos.
Oh, que eu possa ter uma mente para ouvir esta majestosa voz do meu Rei!
Melhor de tudo, há a mensagem do AMOR. "Eu sei quantas são as tuas transgressões e quão poderosos são os teus pecados", Deus me diz. Mas Jesus me salva do poço de minhas corrupções. Ele é a última e melhor Palavra de Deus para mim. Depois dEle, Deus não tem nada mais elevado que possa dizer.
Então, enquanto eu escuto a natureza e a lei, deixe-me ouvir com humildade e alegria a Cristo.
"Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade." (Salmos 37: 1)
É melhor sermos piedosos do que malignos.
Traz um lucro mais verdadeiro. Como posso duvidar disso? A riqueza que não tem câncer que a manche, e é mais preciosa do que o dinheiro: a consciência tranquila, o espírito repousado, a imaginação limpa, a vontade renovada, e a vida ensinada a amar, servir e dar fruto em nome de Deus e do homem. Estes são os tesouros mais desejáveis.
Traz um prazer mais rico, também. Há uma doçura que nunca falha; a doçura feliz e segura no amor do Pai, na graça do Filho e na comunhão do Espírito Santo. As alegrias do mundo não satisfazem, mas as alegrias do céu enchem minha alma, e não preciso de nada mais para estar satisfeito. Meu coração alcançou o máximo, e o salmo que canta semana após semana é um salmo; Aleluia.
Traz uma permanência mais nobre. Ainda um pouco, e os ímpios não mais serão, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Para cada discípulo, o melhor ainda está por vir.
Portanto, entregarei meu caminho ao Senhor. Confio também nEle, e o mais Ele fará, pois de todo o descontentamento, de todo o questionamento, e de toda a inveja Ele pode me livrar inteiramente. O mais pobre de Seus santos é mais elevado em posição e mais rico em tesouros, do que os milionários e príncipes do mundo.
"Seus olhos verão o Rei em Sua beleza, eles verão uma terra distante!" (Isaías 33:17)
Se Deus é meu, então habitarei no alto com Ele. Estou viajando para um mundo onde serei plenamente satisfeito.
Meu intelecto terá sua bênção então. Agora, estou aprendendo muitas lições gloriosas na escola de Jesus, mas há questões da mente que permanecem sem resposta e problemas que ainda não foram resolvidos. Porém, pouco a pouco, conhecerei assim como também sou conhecido; claramente, infalivelmente, perfeitamente.
Minha consciência terá sua bênção então. Desde que Cristo se tornou meu, suas acusações problemáticas foram silenciadas, e seu poder governante foi restaurado. Mas, ela ainda tem seus medos, suas dificuldades e incertezas. Não é exatamente o pleno meio-dia no reino da consciência, porém quando ela andar de branco com o Cordeiro, todas as sombras desaparecerão.
Minha vontade também terá sua bênção então. Pela graça de Deus, agora tenho uma vontade obediente, cujo prazer é seguir o caminho dos mandamentos do Mestre. Sim, mas vestígios da velha rebeldia permanecem dentro de mim, para minha própria tristeza e vergonha. Quando eu vir o Rei, de bom grado o servirei dia e noite!
E meu coração terá sua bênção então. Jesus encontrou em mim a satisfação do Seu desejo por amor; e meu coração está clamando por mais de Sua presença e de Si mesmo; mais e mais! Entretanto, na terra distante os pedidos mais ousados do meu coração encontrarão sua resposta mais completa, e assim estará contente e em repouso.
Que fontes de felicidade, que rios de prazeres, estão à Sua mão direita!
"Tu me mostrarás o caminho da vida, na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita há prazeres para todo o sempre". (Salmos 16:11)
"1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.
4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.
6 De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
7 O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
8 O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (Salmo 121)
O cuidado de Deus para comigo é divino. Quando eu olho para as colinas, que padrão eu vejo avançar para o meu alívio? É a bandeira do Senhor Todo-Poderoso! E não há nada, nada em absoluto, que Ele não possa fazer em meu favor!
O cuidado que Deus tem por mim é particular e minucioso. Ele é meu Guardião, ó meu coração! Meu, como se eu estivesse sozinho em todo o Seu universo. Ele conhece meu caso separadamente, minhas necessidades, minhas tentações, meus inimigos. Ele me chama pelo nome. Ele tem milhões e milhões para prover, mas nunca me esquece por um momento! Eu vivo dia e noite em Seu pensamento e amor.
O cuidado que Deus tem por mim é espiritual. Minhas necessidades mais profundas são as necessidades interiores do meu coração e mente. Meus problemas mais dolorosos são meus pecados. Minha pobreza mais urgente não é a pobreza do pão, mas a pobreza da graça. Assim, Ele provê não apenas para o meu corpo, como para minha alma. No evangelho, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, Ele prepara uma mesa para minha alma, e seu inverno e falência estão chegando ao fim.
O cuidado de Deus para comigo é eterno. A partir de agora e para sempre, Ele guardará a minha saída e a minha entrada. A morte e a sepultura não extinguirão o Seu amor por mim. Meu êxodo deste mundo, minha entrada no mundo além; Ele se encarrega da supervisão de ambos. Então, assim como agora, lá e aqui eu estou dentro do Seu reino.
Portanto, não temerei mal algum. Eu serei forte no Senhor. Para as altas colinas do céu elevarei meus olhos abatidos. "O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra!"
"Pranteia o mosto, enfraquece a vide, e suspiram todos os que eram alegres de coração." (Isaías 24: 7)
"O caminho dos ímpios é abominação ao Senhor!" (Provérbios 15: 9)
"Porque o Senhor vigia o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá!" (Salmos 1: 6)
" A justiça dos perfeitos endireita o seu caminho; mas o ímpio cai pela sua impiedade." (Provérbios 11: 5)
O pecador perdido é seu pior inimigo. Remorso, inquietação e medo; estas são as colheitas que faz. Por toda a sua ira, por todos os seus risos e alegria, ele carrega um coração pesado!
Ele está sem a alegria do perdão. A nuvem do desagrado de Deus paira sobre ele. Há um futuro triste sem sol, sem estrelas, esperando por ele. Ele é acusado com enorme culpa. Seu pecado merece um terrível salário; o da terrível condenação eterna, que por fim pagará até o último centavo.
Ele está sem a bem-aventurança da pureza. As más paixões o lançam de um lado para outro. Ele é levado cativo por sua luxúria. Às vezes, ele detesta a si mesmo e anseia pela libertação. "Oh," ele grita, "oh, que homem eu sou, e que não posso deixar de ser!" Mas ele é impotente; a coisa perversa se reafirma, e é obrigado a fazer a vontade de seu tirano.
Ele está sem a doçura da paz. Ele pode ter por um tempo, uma certa vivacidade forçada e agitada, uma excitação e uma felicidade irreal, mas mesmo isso desaparece em breve. Suas maçãs são as maçãs de Sodoma, com nada mais que pó sob a casca rosada. A paz genuína, firme, enraizada e satisfatória, ele nunca experimentou.
"Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá. " (2 Crônicas 32: 8)
Há aqueles sobre cujas palavras eu posso descansar, e que, na fraqueza, me fortalecem.
São aqueles que mantêm uma comunhão íntima e familiar com Deus, como Ezequias, Eliseu, Moisés, Paulo, que resistem como vendo Aquele que é invisível. A sua confiança atravessa as manifestações exteriores das coisas, e atrás das forças do inimigo, para o grande e glorioso trono do Rei dos reis. Estes são os homens e mulheres que me impedem de desmaiar no dia da adversidade.
São também aqueles que estão confiantes de que a honra de Deus está ligada à libertação e à vitória de Seus santos. Sua palavra é prometida a eles. Suas grandes e preciosas promessas lhes foram feitas; Seu Filho morreu por eles, Sua graça está assegurada a eles neste mundo, e Sua glória está reservada para eles no mundo eterno. Ele nunca falhará ou os abandonará. Eles estão certos disso, e esta certeza me anima e revive, pois são aqueles que triunfam antecipadamente sobre os seus antagonistas, bem como os de Deus.
Eles não precisam esperar pelo choque real da batalha, antes que sua vitória seja conquistada. Ela é adquirida na expectativa e na esperança, com plena segurança, muito antes disso. Eles veem Jerusalém, como uma habitação tranquila, embora agora os assírios estejam acampados ao redor de seus muros. Tal tranquilidade não pode deixar de respirar calma em minha alma. Ela me levanta com a sua própria sublimidade às alturas.
É bom conhecer esses filhos de Deus. É melhor me inscrever entre eles.
"Muitos estão perguntando: quem pode nos mostrar algum bem?" (Salmo 4: 6)
"Não há bálsamo em Gileade, não há médico lá?" (Jeremias 8:22)
Não é de conhecimento que o mundo precisa.
Não é de discurso eloquente.
Não é de coragem e realização militar.
Não é de diversão e prazer.
Mais do que qualquer outra coisa, o mundo precisa de cura.
Mais do que qualquer outra pessoa, ele precisa do Médico dos médicos.
Existem doenças piores e mais profundas do que doenças corporais.
Há picadas de consciência.
Há um coração morto.
Há erros de vida.
Há a cegueira que não pode ver a presença de Deus e há surdez à Sua voz.
Há o fogo febril da paixão que consome a alma.
Existe a hedionda lepra interior que contamina toda a natureza.
Muitos ao meu redor são atingidos por essas doenças fatais. Que Jesus realize Suas doces obras de recuperação, não somente através da Sua Palavra escrita e do Seu Espírito Todo Poderoso, mas através de mim, Seu discípulo vivo e amoroso.
Que a visão do que Cristo fez por mim; o céu que enviou a tranquilidade, a satisfação, a força, a nova esperança que Ele tem transmitido à minha vida encante e atraia alguns corações cansados para Ele.
E que meus lábios, como meu Mestre derramem unguento e bálsamo nas almas gravemente feridas; que através deles, sua eficácia restauradora flua sem impedimento para aqueles que necessitam. Eu procuro a graça para viver, portanto que seja verdadeiro para mim, o seguinte:
"Que a vossa luz resplandeça perante os homens de tal modo que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus". (Mateus 5:16)
"Assim como, pois, recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, andai nele". (Colossenses 2: 6)
Como eu tenho recebido a Cristo Jesus, o Senhor, ajude-me meu Deus, para também andar nEle.
Recebi-o, lembro-me bem, como meu Salvador. Coloquei a minha culpa em Jesus, o Imaculado Cordeiro de Deus. Que eu ande com Ele como meu Salvador! Sempre que na minha corrida cristã fui tentado a pecar; com que tristeza, muitas vezes os velhos adversários me venceram!
Deixe-me levar o pecado imediatamente sob a visão de Sua misericórdia e Seu sangue purificador.
Eu O recebi como meu Amigo. Eu Lhe disse todas as minhas fraquezas e necessidades, e nada retive; naquela hora nunca esquecida, toda barreira de reserva foi quebrada. Posso andar com Ele como meu Amigo. Sempre que estou em tentação, perplexidade ou tristeza, deixe-me colocar o assunto diante dEle, e terei uma resposta agradável.
Eu O recebi como meu Mestre e Rei. Prometi a Ele toda a minha fidelidade; eu estava preparado para atender Seu mandamento para ir a qualquer lugar e ousar em qualquer coisa.
Posso andar com Ele como meu Mestre. Sempre que outras vozes me atraem e outras influências me solicitam, deixe-me virar deliberadamente delas e resolutamente ir para Ele, meu Bem-amado, meu Senhor e meu Deus. Muitas vezes renovo com Ele a minha solene aliança.
"Oh, quão grande é a diferença", diz o Arcebispo Trench, "entre submeter-se a um complexo de regras, e lançar-se sobre um coração quebrantado!"
É no coração pulsante de Jesus que eu me lançaria todos os dias.
"Eis que o Senhor Deus virá com poder, e seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa.
Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente." (Isaías 40: 10-11)
O Todo-poderoso Soberano Senhor, também é amoroso. Eu não posso me separar de Sua infinita Majestade, e tão pouco perder de vista Sua inefável Ternura.
Nosso onipotente Deus tem. . .
Medido as águas na palma de Sua mão,
Marcou os céus com a largura de Sua mão,
Segurou a poeira da terra em uma cesta,
Pesou as montanhas e manteve os montes em equilíbrio!
Todas as nações são como nada diante dEle! Assim. . .
Ele pode prevalecer contra minhas mais ferozes tentações; satisfazer minhas necessidades mais profundas, lidar com meus pecados mais grosseiros, colocar em fuga os meus inimigos mais persistentes sem remorsos, e pode aperfeiçoar o que me diz respeito.
Eu me regozijo em Sua onipotência soberana!
Ah, mas também; "Ele apascentará o seu rebanho como um pastor, levará os cordeiros nos seus braços segurando-os perto do seu coração, e conduzirá gentilmente a ovelha mãe com seus filhos".
Sua graça é mais profunda, mais paciente, mais firme do que a de uma mãe! Assim, Suas compaixões nunca me faltarão. Embora eu seja pobre e necessitado, contudo pensará em mim. Eu sou uma cana machucada, um pavio fumegante, mas Ele não quebrará minha frágil força, nem apagará minha luz cintilante. Eu me regozijo em Seu amor sem medida!
"Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus.
A ti também, Senhor, pertence a benignidade; pois retribuis a cada um segundo a sua obra." (Salmo 62: 11-12)
O Poder sem o Amor, me esmagaria à terra.
O Amor sem o Poder, falharia quando tentasse livrar-me.
Eu desejo estar tanto em harmonia, como em união; e Ele me dá ambos.
Sua onipotência prevalece sobre minha impotência; e Sua gentileza prende meu coração ao dEle.
"Aquele que perseverar até o fim será salvo!" (Mateus 10:22)
Senhor, ensina-me a perseverar até o fim. Dê-me a esperança corajosa, firme, a militante graça da perseverança.
Sobre todas as circunstâncias hostis, deixe-me triunfar em Sua força inspiradora. Eu não pediria. . .
Um caminho mais fácil,
Ou um caminho mais claro,
Ou um caminho mais suave,
Ou um caminho mais curto.
Gostaria de pedir mais por. . .
Um mente corajosa,
Uma atitude heroica,
Um passo inalterado,
Uma alma nobre,
Um coração grande em fé e elevado em resolução.
Quanto aos homens que me provocam e me perseguem, que eu os vença em Teu nome; então eu terei uma canção na noite mais sombria e na mais fria masmorra.
Sobre o fracasso e a falta de sucesso manifesto, deixe-me ganhar a vitória através de Sua graça.
" Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta." (Hebreus 12: 1)
"Algumas perguntas contra ele sobre sua própria religião e sobre um certo Jesus, que havia morrido, a quem Paulo afirmou estar vivo." (Atos 25:19)
Um “certo Jesus”, disse Festo, com o desprezo do orgulhoso e arrogante romano em sua voz.
Um certo Jesus, diz o homem ocupado do mundo, e passa desinteressado e preocupado. Outras pessoas e outras coisas o preocupam infinitamente mais do que o Filho de Deus. A fé do cristão, a esperança e o amor são um livro selado para ele. Obter e gastar é tudo com o que ele se ocupa.
Um certo Jesus, diz o incrédulo pensativo e reverente, inclinando a cabeça em admiração, se não em adoração. Cristo representa para ele o que é mais belo e mais digno, a flor consumada da humanidade. Mas, ele retém seu próprio coração, e a vida do Salvador, de quem ele necessita.
Um certo Jesus, diz o cristão nominal, e faz a sua adoração e devoção externa. Ele está na Igreja, mas não é da Igreja. Ele nunca nasceu de novo. Tudo o que é espiritual, tudo o que é divino, tudo o que é celestial é um território desconhecido para ele.
Um certo Jesus, diz o discípulo humilde e confiante, e toda a sua alma está em sua voz. Cristo é seu Profeta, Sacerdote e Rei, seu bom Médico, seu bom Pastor, seu Amado; nEle encontra mais do que tudo.
Dia após dia ele se volta como o girassol para o único sol. Noite a noite ele reclina a cabeça e seu coração sobre o suficiente amor de seu Senhor.
"Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." (Romanos 6:22)
Eu sou libertado, a fim de ser capturado. Fui libertado do pecado para tornar-me servo de Deus. Mas, enquanto a velha servidão era a escravidão, a nova é a mais alta, doce e melhor liberdade.
É a servidão de meu coração grato. Deus não me remiu com prata e ouro, mas com o precioso sangue de Cristo, Seu querido Filho! Devo-lhe vida, paz e tudo. Não posso deixar de me entregar Àquele que se entregou por mim.
É a servidão do meu coração adorador. A visão da beleza de Deus, a perfeição de Deus, e a dignidade de amor de Deus lançou seus encantos sobre mim. Estou com fome e sede de me assemelhar a Ele. Estou fascinado com Seus encantos.
É a servidão do meu coração obediente. Amarrei Seus preceitos ao meu redor como correntes de ouro! O jugo de Seus preceitos está sobre meu pescoço, mas não acho estes mandamentos penosos, e mantê-los é a minha grande recompensa.
Meu coração é ocupado pelo serviço de Deus. Ele mesmo veio e fez Sua morada em mim, por meio de Seu Espírito Santo dado a mim. De dentro, Ele me governa muito mais do que de fora. E assim, alegremente, inevitavelmente, e eternamente me entrego a Ele!
Oh feliz, feliz escravo! Há uma canção perpétua em seus lábios quando ele caminha sob as tarefas de seu Príncipe Dourado.
"Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você." (Lucas 6:31)
O que é que eu desejo que os homens me deem?
Eu desejo seu respeito. Eu não posso suportar que meu nome seja ligado em seus pensamentos com qualquer coisa que é indigna ou sinistra, mas livre do estigma, do sussurro e da mancha de reprovação. É o sopro da vida para mim, esta absolvição do Seu julgamento, do que é pecaminoso e do que é contaminante.
Eu anseio ser útil a Deus ativamente. Os tempos vêm em minha vida quando sou incapaz de estar sozinho. Eu preciso de alguma mão de apoio para me sustentar, a mão da vizinhança que eu possa agarrar e sobre a qual possa me apoiar, uma equipe que é "a mais forte no dia mais longo". Muitas vezes esta é a minha suprema necessidade; este ato fraternal, este sinal exterior e sensível de que tenho um amigo.
Mais ainda, eu anseio o amor do Seu coração. O amor é mais do que a honra. O amor é mais fortalecimento e sustentação do que ajuda. Eu não posso viver sem Ele. É a minha respiração vital, o meu ar nativo; o amor de Deus e o do homem. O espírito dentro de mim clama por ele, apaixonada, persistente e confiantemente.
Bem, os tesouros que desejo que os homens me deem, eu devo dar-lhes. Até o meu inimigo, diz Jesus, precisa do meu respeito, da minha ajuda e do meu amor. Permitam-me lembrar de quão falido eu estaria se me negassem essas riquezas transcendentes, e deixem-me colocá-las a seus pés e prodigalizá-las em sua vida.
"Quanto melhor é obter sabedoria do que ouro!" Provérbios 16:16
Quanto melhor é a sabedoria que o ouro não pode comprar! A sabedoria, a mente que escuta a Deus e o coração que se rende a Ele me traz. . .
Seu favor divino,
Sua graça perdoadora,
Seu poder de me proteger,
Sua orientação para me conduzir,
Seu conhecimento para me inspirar,
Sua glória para me coroar!
A sabedoria assegura para mim, uma riqueza ao lado da qual os maiores tesouros do mundo são pobres e pálidos!
A sabedoria penetra onde o ouro não pode ir. Ela carrega o perdão e a paz nos recessos mais profundos do meu espírito, enquanto o ouro não pode fazer nada além de cobrir meu corpo e minha casa. Isso me dá uma influência mais forte e mais suave sobre os outros, enquanto o ouro não pode dissipar suas mágoas e responder às suas dúvidas. Ela me levanta em comunhão com o Deus Altíssimo, mas o ouro é impotente para me conduzir até lá, para aquele glorioso país muito além das estrelas.
A sabedoria permanece, quando o ouro termina. As riquezas deste mundo fazem asas para si e fogem; quase todos os dias me fornece um novo exemplo de como são fugazes e perecíveis. Mas, a sabedoria faz com que o meu bem que nunca pereça, que nunca são retirados, quer pela vida, quer pela morte e pela eternidade, sejam certos para alegrar a minha alma.
" A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento." (Provérbios 4: 7).
"Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu." (João 5:46)
"Ele escreveu de Mim," Jesus, o Filho, disse a respeito de Moisés, o servo.
Da LIBERTAÇÃO Moisés escreveu:
"Sopraste com o teu vento, e o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em águas impetuosas" (Êx 15. 10).
Mas é Jesus quem tem a melhor emancipação a dar.
Da prisão do medo, e do presságio,
Da prisão da corrupção, e da vergonha,
Da prisão ao desamparo, e desespero
Ele liberta minha alma.
Da servidão e da degradação que a escravidão gera, Ele me guia pela Sua forte mão direita.
Sobre ORIENTAÇÃO Moisés escreveu: "Estabeleça a obra de nossas mãos sobre nós". Mas que orientação é tão desejável como a orientação de Jesus?
Através de cada deserto, Ele me conduz com segurança para a frente. Sobre as porções mais terríveis de minha história Ele reina. Todas as coisas, tristes e doces, maçantes e brilhantes, Ele obriga a trabalhar para o meu bem. Jesus nunca falha nem nos abandona.
Sobre a HERANÇA Moisés escreveu:
"Feliz és tu, ó Israel, o Deus eterno é o teu refúgio, e embaixo estão os braços eternos".
Mas aqui e no futuro, Jesus é Ele mesmo a minha melhor herança, minha terra de trigo e vinho. Ele é Médico, Pastor, Advogado e Irmão. Eu moro em uma casa espaçosa e boa. Eu tenho tudo e todas as coisas abundam.
Então, Jesus expande, aprofunda e coroa o que Moisés escreveu.
"Todo aquele que quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me." (Marcos 8:34)
A cruz que meu Senhor me ordena a pegar e carregar pode assumir formas diferentes.
Há muitas cruzes, e cada uma delas é dolorosa e pesada. Nenhuma delas é susceptível de ser procurada por mim, por minha própria vontade. Mas, nunca Jesus está tão perto de mim como quando eu levanto a minha cruz, a coloco submisso no meu ombro, e dou-lhe a acolhida de um espírito paciente e não murmurador. Ele se aproxima. . .
Para amadurecer minha sabedoria,
Para aprofundar a minha paz,
Para aumentar minha coragem,
Para aumentar minhas graças,
Através da própria experiência que é tão dolorosa e angustiante.
E então, eu me aproximo de Jesus sob a carga.
"A salvação de suas almas." (1 Pedro 1: 9)
Minha salvação tem uma origem maravilhosa. Ela começa com a presciência de Deus. Profundos e distantes, numa eternidade indecifrável, seus fundamentos foram postos. Não é coisa de ontem. Não vai passar amanhã. O Pai a dotou de Sua própria eternidade.
Minha salvação é confirmada por um milagre de coroação. É assegurada pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Assim, eu sei que Deus aceita a obediência e o derramamento de sangue do Seu Filho querido em meu lugar. Assim, tenho a certeza de que tenho um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel nos céus.
Minha salvação alcança-me através de uma agência maravilhosa. Ela é produzida em minha alma pela santificação do Espírito. Ele permanece fora de mim, até que me vivifique, instrua, purgue e aperfeiçoe. Mas então, Ele se torna minha possessão. E quem me arrancará o que Deus dá pelo Espírito?
Minha salvação cresce com um treinamento e disciplina amargos. Ela é levada à plenitude através da provação de minha fé e de múltiplas tentações. Mas por que eu deveria me queixar da estrada íngreme e da experiência dolorosa? É assim que sou refinado e mais aproximado de Deus.
E minha salvação viaja para um objetivo consumado. Termina na herança incorruptível e imaculada. "Ó retribuição feliz, tribulação curta, descanso eterno!"
Não é uma salvação incomparável?
E não despertará em mim uma maravilhosa, incessante e eterna gratidão?
"Nabote disse ao rei Acabe: O Senhor não permita que eu lhe dê a herança de meus pais!" (1 Reis 21: 3)
Eu me assemelhei de bom grado a Nabote, o jezreelita. A lei do Senhor governou sua vida. Foi sua religião que o impeliu a recusar o rei; sua determinação de não violar o mandamento de seu Deus. "Aqui estou eu", disse ele, "eu não posso fazer outra coisa!"
Eu sou muito facilmente subornado e muito prontamente levado à perplexidade. Acho difícil dizer não, quando outros me tentam a deixar de lado a vontade de meu Mestre. Não é agradável ser singular. É difícil fazer ouvidos surdos às vozes sedutoras. Preciso da piedade corajosa e destemida de Nabote!
O sofrimento do Senhor caiu sobre Nabote. Ele estava em boa companhia quando o levaram e o apedrejaram fora do portão. Ele estava levando o opróbrio de Cristo. Ele foi o precursor de Jesus, que foi condenado sob uma acusação falsa, Jesus a quem acusaram de blasfêmia, Jesus que colocou Seu rosto como pederneira em uma cruz além da muralha da cidade. Se eu sofro, então sou um participante nas dores do meu Rei. E é bom estar com Ele no Caminho Doloroso.
A paz do Senhor guardava o coração de Nabote. Tinha tanto temor de Deus que não tinha medo de Acabe. Sua fé era forte, seu espírito era sereno e calmo.
Nabote é realmente um bom exemplo para mim; e serei rico e feliz se puder juntar as mãos com ele através do abismo dos séculos.
"Cristo não agradou a si mesmo" (Romanos 15: 3)
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros." (Filipenses 2: 3-4)
Paulo viveu uma vida deprimida e consternada, porque estava se negando perpetuamente por amor aos outros?
De modo nenhum. O contrário é verdadeiro; foi assim que cresceu em força espiritual e nobreza!
A disciplina prosperou sua própria alma.
Isso lhe dava sabedoria e discernimento.
Isso lhe deu coragem e resistência.
Isso lhe dava simpatia e consideração.
Deu-lhe um profundo repouso e alegria brilhante.
Por meio disso ganhou vigor interior, o brilho da saúde espiritual, e a vida espiritual em seu fogo, força e plenitude.
E foi assim que Ele conquistou o coração de homens e mulheres, que viram o Seu real e terno interesse por eles, a ponto deixar de lado o Seu próprio conforto. Então outros foram conquistados, quebrantados, e levaram prisioneiros voluntários ao Senhor Jesus. Ele os atraiu pelo magnetismo de seu amor, e eles seguiram em frente.
E foi assim que ele aprendeu o segredo da comunhão com Jesus Cristo, não agradando a si mesmo; deste modo o servo Paulo se aproximou muito do Mestre, e o Mestre ao servo, assim como o servo tomou sua cruz e se gloriou nela enquanto a carregava em seus braços. Sua pequena lâmpada foi iluminada pela chama em torno do sacrifício do Salvador.
Paulo vivia em uma posição nobre, porque não buscava seus próprios interesses, mas o de outros. Deixe-me dominar a verdade. Nunca me arrependerei da entrega e do sacrifício dos meus desejos e interesses. É meu próprio bem, assim como o desejo e a vontade do meu Senhor.
"12 Sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus de comum acordo contra Paulo, e o levaram ao tribunal,
13 dizendo: Este persuade os homens a render culto a Deus de um modo contrário à lei.
14 E, quando Paulo estava para abrir a boca, disse Gálio aos judeus: Se de fato houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime perverso, com razão eu vos sofreria;
15 mas, se são questões de palavras, de nomes, e da vossa lei, disso cuidai vós mesmos; porque eu não quero ser juiz destas coisas.
16 E expulsou-os do tribunal.” (Atos 18: 12-16)
Posso aprender muitas lições para minha própria vida através de Gálio.
Como ele, deixe-me sentir que há preocupações mais importantes do que a resolução de disputas religiosas frívolas e mesquinhas. Meus anos são dados a mim, não para trivialidades de cerimônias religiosas e formas e opiniões, mas para . . .
A execução do direito,
A disciplina de caráter,
A manifestação do amor,
O serviço de Cristo.
Como Gálio, deixe-me recusar a interferir desnecessariamente nos assuntos de outros homens. Eu tenho . . .
Meu próprio trabalho para lembrar,
Minha própria alma para educar,
Minha própria corrida para correr.
Eu devo . . .
Não me intrometer em lugares que não são projetados para mim,
Nem julgar questões que eu não entendo,
Nem ultrapassar a província que distintamente não me pertence.
Como Gálio, deixe-me passar por sobre pequenos erros. Há verdadeira sabedoria nesse caminho. Se eu ventilar a faísca, então ela vai crescer em uma grande chama. Se eu deixá-la sozinha, então ela vai piscar e desaparecer.
E, como Gálio, deixe-me ser justo e imparcial, do que a favor e ganhar uma popularidade baseada na injustiça. Eu devo sempre colocar a justiça acima da política, e a lei de Deus acima do que pode parecer vantajoso e conveniente para mim.
Assim, Gálio pode me ensinar muito sobre o que é proveitoso e sábio.
"Fostes chamados a ter comunhão com Seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor". (1 Coríntios 1: 9)
Deus me chamou para a comunhão com Seu Filho, Jesus Cristo, meu Senhor. Que maravilhosa parceria! Há dois lados nisso:
1. Cristo entrou em aliança comigo. Tudo o que é comunicável nEle:
Sua justiça,
Seu mérito,
Sua graça,
Sua glória,
Sua doce e imaculada santidade aqui, e
Seu Céu sem pecado, imortal e infinito no porvir.
Ele me concede. Ele é. . .
Meu Profeta,
Meu Pai
E meu Rei!
Como a videira derrama sua vida sem restrição no ramo, assim a cabeça existe para o bem-estar dos membros, para que o Senhor prodigalize Sua riqueza transbordante em mim, Seu pequenino.
2. Mas, também eu entrei em aliança com Cristo. Eu abandonei minha própria vida, para que possa conhecer e compartilhar Sua vida mais plena e nobre.
Sua causa é a minha causa, tanto nos sucessos como nas provações.
Seus objetivos sublimes são os objetivos da minha alma.
De Seus sofrimentos eu participo, e Sua censura às vezes cai sobre mim.
No Vale da Humilhação eu ando com Ele, assim como na Terra Deleitável.
Tudo o que envolve Seu coração é de supremo interesse para o meu coração também.
Nós dois estamos tão unidos; Ele comigo, e eu com Ele, neste mundo e para sempre na eternidade! Esse pensamento deve acender um arrebatamento de amor, alegria e êxtase em meu coração!
"Por que morrerás, ó casa de Israel?" Ezequiel 18:31
"Por que você vai morrer?" Deus pergunta a mim.
Devo dizer-lhe que meu pecado é um bocado doce para o meu gosto, e que não posso suportar me separar dele? Mas Ele me responde que é. . .
Um fruto da costa do Mar Morto, cheio de poeira e nada;
Uma coisa nauseante;
Uma xícara de veneno que finalmente me destruirá;
Um rascunho do Inferno.
Devo dizer-lhe que estou bem contente comigo mesmo, e não vejo motivo algum para preocupações indevidas?
Mas, Ele me adverte que o ego "pregou mais cruelmente sobre vidas humanas do que Moloque ou Minotauro".
E assegura ao meu descuidado coração, que Ele sondou a minha verdadeira condição, e sabe que estou indo para a destruição eterna, e Ele está cheio de piedade pelo meu grave perigo.
Devo dizer-lhe que não há esperança para mim, que há muito tempo ando atrás das minhas iniquidades, e me afundei profundamente na lama do pecado. Mas, Ele responde que a graça de Cristo viajará para baixo o quanto for necessário, para me livrar do meu mal mais perverso, e lançar Seus braços fortes e ternos em torno de mim e me erguer.
Devo dizer-Lhe que nunca poderei viver a vida divina, que nunca poderei vencer o mundo, a carne e o diabo, nunca poderei ser Seu servo e Seu soldado?
O pavor da derrota e da vergonha subsequentes me assusta, e não me atrevo a me alistar sob Sua bandeira vermelha, mas Ele sussurra; "Minha força será aperfeiçoada em sua fraqueza, em Mim estará o seu fardo."
Então, Ele refuta todos os meus argumentos. Por que você vai morrer? Ele pergunta, e eu não tenho nenhuma razão válida para dar. Que minha resposta seja: "Meu Senhor, eu não morrerei. É vida, não morte, pela qual eu rogo!"
“Timóteo, proteja o que te foi confiado.” (1 Timóteo 6:20)
Há um tesouro de verdade que devo guardar; O padrão das sãs palavras, como Paulo as chama. O evangelho simples e grávido da graça de Deus, que me diz. . .
De minha propriedade perdida e desesperada,
Do amor eleitor do Pai,
Da cruz do Filho que carrega o pecado.
Devo tocá-lo sem acentos duvidosos. Devo defendê-lo com a coragem de um soldado. Ele é assaltado de muitos lugares, mas devo confessar-me seu defensor e porta-voz.
Há um tesouro de vida que devo guardar; o espírito de poder, amor e disciplina com que Deus me dotou; essa nova e celestial natureza que Ele criou em mim.
Não devo arriscar e pôr em perigo o que já está em perigo. Não devo mexer com nada que possa abafar sua borda afiada e afastar sua delicada floração. E, no entanto, não devo esconder isso com medo e covardia, mas sim mostrar a sua luz brilhante.
Há um tesouro de outras almas que devo guardar. Qualquer posição que eu ocupar na igreja de Cristo, por mais humilde que eu seja, sou nomeado um professor. Há as ovelhas para cuidar. Há os cordeiros jovens para alimentar. Há os errantes para ganhar. Eu não devo deixar nenhum método não experimentado que possa beneficiá-los. Devo amá-los com o amor do Mestre; se necessário, eu devo dar minha vida pelos irmãos.
Se devo guardar estes tesouros zelosamente; Deus não me deve abraçar todos os dias da minha vida?
"O Espírito Santo diz: Hoje!" (Hebreus 3: 7)
Hoje, o Espírito Santo diz: é a ocasião para a rendição e a consagração. Eu fui atrás de deuses estranhos por muito tempo; no máximo e melhor, tem sido uma aliança tristemente dividida que tenho prestado ao meu Senhor. Mas agora, é o seu tempo escolhido para acabar com esta piedade caída e este amor morno.
Devo abjurar todas as práticas duvidosas.
Eu devo abandonar toda companhia questionável.
Eu devo crucificar todo o pecado que me envolve.
Preciso viver mais perto de Cristo e de Sua cruz.
Pode me custar muito, mas o ganho superará em muito a perda.
Hoje, o Espírito Santo diz: é a época para o serviço. Cada manhã fresca Ele me chama para fazer alguma coisa, por pouco que seja, para meu Mestre e para Seu povo. Ele me atrai pela imensidão da dívida que devo a meu Senhor Jesus Cristo, pela brevidade dos tempos e a grandeza da obra que ainda resta por fazer, bem como pela doçura do trabalho por amor a Deus. "Para cima e estar trabalhando!" O Espírito de Deus me diz.
Ah, há possibilidades incomensuráveis em um único dia!
"Tendo amado os Seus que estavam no mundo, Ele os amou até o fim." (João 13: 1)
Isto é . . .
Amor em sua essência,
Amor em sua consumada flor e fruto,
Amor em sua perfeição final.
O amor de Jesus se curva muito baixo. Ele viaja do Céu para a Terra, e não há ciência que possa calcular essa distância. Ele busca o principal dos pecadores, e toda a filantropia humana é nada, comparada com a Sua generosidade superior. Não se envergonha de mim na minha depravação, e no meu pecado.
O amor de Jesus dá muito. Ele me concede Seu perdão, embora as minhas transgressões sejam escarlate e incontáveis na sua multidão. Isso me traz santidade, embora eu seja propenso ao mal; enche o meu cálice e o faz transbordar com o vinho rico e alegre do Céu!
O amor de Jesus sofre muito profundamente. Não foi por alguma palavra de majestade real apenas; não foi fácil, e num só momento Ele me fez possuidor dessas bênçãos incalculáveis. Deus não poupou Seu próprio Filho. O Filho não poupou a Si mesmo. Não houve amargura de que Ele tivesse se encolhido. Não houve castigo que Ele não suportasse por mim.
O amor de Jesus dura muito tempo. Quem me separará dele?
A vida não o fará, com suas múltiplas provações e tentações.
A morte não o fará, com seu frio gelado.
A eternidade não o fará, com seus anos intermináveis!
" Que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus." (Efésios 3: 17-19)
"Estes são os regulamentos para o leproso no momento de sua purificação, quando ele é levado ao sacerdote ..." (Levítico 14)
O leproso deve ir ao sacerdote. E para mim, totalmente leproso com o pecado há um Sumo Sacerdote, misericordioso e fiel, poderoso e terno; Jesus, o Filho de Deus.
Deixe-me dizer-lhe a praga do meu próprio coração.
Deixe-me suplicar-lhe que tenha compaixão de mim.
Deixe-me aproximar-me dEle, para tocar a bainha da sua veste.
Ele não vai desprezar e me rejeitar.
Ele vai acolher, perdoar e aliviar.
O leproso é purificado com aspersão de sangue e unção de óleo. Não é uma parábola da minha dupla limpeza?
Sangue precioso foi derramado para mim, o sangue do Cordeiro de Deus sem defeito e sem mancha. Eu preciso dele para me redimir do meu pecado e culpa.
Eu também devo receber a unção do Santo, o óleo do Espírito celestial; eu preciso dele para vencer minha doença e evitar que a doença terrível retorne.
Por mais pobre que seja, há purificação e recuperação para o leproso. Bendizei ao Senhor, ó minha alma, a regra ainda permanece no reino de Cristo. Destituído e proscrito, eu tenho o cuidado especial do Salvador. Desamparado e sem esperança, sou acolhido por Ele a Seu coração. Ele não tem condescendência fria.
Os judeus dizem que, quando o Messias vier, Ele será encontrado sentado entre os leprosos no portão. De boa vontade tomarei posição entre os mendigos e leprosos aflitos, para que Ele possa sentar-se ao meu lado e me assegurar Sua cura.
" Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor dos quando noiva, e como me seguias no deserto, numa terra em que não semeia." (Jeremias 2: 2)
"Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor." (Apocalipse 2: 4)
Quais são as causas do declínio do meu primeiro amor?
Por que deixo ao meu Deus nenhum recurso, senão contrastar meu presente desapontador, com meu passado mais nobre, e lembrar a devoção de minha juventude?
Talvez eu tenha omitido nutrir meu afeto por Ele. O amor precisa ser alimentado. Deve estar na companhia da pessoa em quem está centrado. Se a minha ternura por Deus deve prosperar, devo passar muitos dias fecundos em Sua companhia, e cultivar uma íntima comunhão com Ele. Pode ser que eu tenha falhado aqui.
Ou talvez, tenha omitido exercer meu afeto. O amor diminui, a menos que se ocupe em trabalhar pelo seu amado.
O que eu tenho feito por Deus?
Que sacrifícios tenho feito?
Que ofertas tenho posto aos Seus pés?
Pode ser que eu tenha vivido uma vida de autoagrado, em vez de uma vida de serviço. Sim, pode ser que a raiz do problema esteja aqui.
Ou, talvez tenha omitido proteger minha afeição. O amor tem que ser guardado. Meu apego por Deus não pode florescer lado a lado com a indulgência consciente do pecado. O amor não pode subir nas asas da águia, se estou absorvido nas fascinações mundanas e nas diversões. Não pode preservar seu brilho, se eu desejo os prêmios e os prazeres daqueles que são estranhos a Cristo. Vai murchar numa atmosfera tão impura!
Deixe-me procurar, e ver um meio que levará à minha recuperação, e descobrir o motivo da minha decadência.
"Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres." (Apocalipse 2: 5)
"Eu vou . . ." Os Salmos
Eu amo os velhos salmistas, porque eles compreendiam muito bem a força e o valor do propósito resoluto nas questões da alma.
"Eu me refugio no abrigo de suas asas!"
Eles diriam (Salmo 61: 4). É uma palavra para mim, quando estou parando ainda entre duas opiniões.
"Eu te amarei, ó Senhor, força minha!"
Eles também diriam (Salmo 18: 1). É uma palavra para mim, quando meu coração está definhando e ficando frio. Muitas vezes eu consinto com a frieza e languidez, como se fossem inevitáveis. Mas preciso me mexer. Preciso me deter nas mil razões que tenho para amar a Deus. Eu devo fazer o máximo para reacender a chama.
"Eu me alegrarei no Senhor!"
Eles diriam novamente (Salmo 104: 34). É uma palavra para mim, se eu perder minha alegria e paz. Eu esqueço que muitas vezes a tristeza e a autocomiseração são pecados com os quais devo lutar. Eu devo ficar com minha alma. . .
Na fidelidade do Pai,
Na graça do Filho,
Nos confortos do Espírito Santo, até que a tristeza e os suspiros fujam!
Nas pradarias americanas as borboletas voam para o oeste em suas migrações, e fazem o progresso constante, embora o vento seja contra elas e tenham o mar na parte dianteira. As delicadas borboletas me repreendem. Devo infundir um propósito mais resoluto e uma decisão mais vigorosa em minha religião. Preciso aprender a dizer:
Vou confiar,
Eu amarei,
Eu me alegrarei!
"Eu farei no vale de Acor, uma porta da esperança!" (Oséias 2:15)
O vale de Acor é o vale do problema. Mas, o Vale de Acor, quando Deus está nele, torna-se, o profeta Oseias diz, a Porta da Esperança.
Oro para que o triste vale possa me trazer a mesma experiência.
É o lugar onde vejo o meu pecado em suas cores verdadeiras; todas aquelas desculpas plausíveis que tenho vindo a enquadrar para mim, todos aqueles tons alegres em que minha imaginação pintou meus pecados perversos, desaparecem. É o lugar onde eu me humilho e odeio a mim mesmo, pela minha impureza. É o lugar onde o castigo de Deus cai sobre mim. Seguramente é nomeado o vale do problema.
No entanto, pode ser a Porta da Esperança, pois Deus dirá: O teu pecado foi tirado, e a tua iniquidade é perdoada. Lá, Ele me recuperará dos meus fracassos e quedas. Lá, Ele me fortalecerá em Sua força, para batalhar valentemente por Ele.
O pecado perdoado. . .
Quebra o coração orgulhoso de um homem,
Abre os lábios fechados de um homem,
Acelera as energias preguiçosas e dormentes de um homem!
Nada me constrangerá, nada me equipará tão eficazmente para o serviço de meu Senhor.
É Sua grande promessa: "Eu farei no Vale de Acor, uma Porta da Esperança!"
"E eis que uma mulher cananeia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós." (Mateus 15: 22-23)
A tristeza é o anjo de Cristo. A dor da mãe em casa, o coração partido, o desamparo e o desespero de métodos comuns de cura; a mão do Bom Médico estava em todos eles. Eram tempestades de Seu arranjo, projetadas para deixá-la finalmente na Rocha das Eras! Não é por isso que Ele me aflige hoje?
O atraso é o incentivo de Cristo. Eu clamo a Ele, e choro de novo, mas os céus são como bronze impenetrável sobre a minha cabeça, e nenhuma resposta vem. É difícil de suportar, mas é significativo em amor.
Ele queria que eu me agarrasse mais perto.
Ele queria que eu pedisse com mais empenho.
Ele queria que eu tomasse o reino pela força.
E, quando finalmente me abençoar, "um momento de comunhão com Ele, compensará toda a minha dor."
A alma curada é missionária de Cristo. Esta mãe não foi a primeira convertida da Igreja em Tiro, sobre a qual lemos nas Escrituras posteriores?
Tendo livremente recebido, ela deu livremente. É por isso que sou redimido, abençoado, coroado. É para que eu possa ser o evangelista e mensageiro do meu Salvador. "Potente com o encanto do Céu", devo ir e atrair meus irmãos para casa.
|