Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
"JASMIM...MINHAS LEMBRANÇAS" 2º CAPÍTULO
IRMÃOS E SEU INGRESSO NA ESCOLA.
ROSA DE CASTRO

Resumo:
                     
Nasce uma nova menina... Clara. Cabelos loiros, pele rosada e muito viva. Em seguida a cada ano um irmão, completando-se quatro irmãos: Mônica, Rosana, Laurênio, Ronaldo.
A casa em que moram com os pais e irmãos é distante pra alguém que a qualquer momento...

Crescem ao meio de pequenas dificuldades. O pai, funcionário público tenta driblar os avanços da tecnologia. Já que há pouco tempo a televisão foi lançada a comprando, satisfazendo a vontade e, dando conforto e distração a família. Muito falante e sonhador, no entanto, a ausência quase sempre é inevitável. Adora prosear ao menor encontro com amigos acompanhado de chopps e idas em casa de parentes. Deixando sua mulher e as filhas confinadas em casa. Aos domingos costuma ir a feira, controla tudo e todos e seu humor hummmm... Bem variado. Machista nato. Bem verdade, um homem que para amigos e parentes sempre se dispunha ajudar, etc. Carismático, mesmo!
A mulher se conforma e confiante, toca sua vida junto às filhas e o próximo filho chegando.
O tempo passa...
Vêem outros filhos – Mônica, Rosana, e Laurênio. Na maioria meninas.
A atitude do marido a desagrada e o considera egoísta. Era filho a cada ano. Geralmente, olhos preocupantes com aquela jovem senhora que nada percebe. A não ser ter fé. Justifica com os desígnios de Deus.
A avó e parentes sempre por perto.
A mãe de Jasmim é muito religiosa. Criada em colégio de irmãs...A vida e os preconceitos muitos a cobraram, sempre resumida a casa, filhos e marido. Pouco saía, a não ser... Missa aos domingos. Sua juventude esquecida ao meio a tantas responsabilidades. Devido à época pós-guerra, sonhos e sonhos a um romantismo intenso.
Quando vai para o jardim de infância, junto com suas irmãs, Clara e Mônica...Jasmim começa a perceber certos detalhes, um deles a diferença que há no comportamento da sapeca Clara e a sua timidez. Por ser mais velha a atribuem responsabilidades.
A colocam como exemplo de comportamento para turma e até mesmo, da irmã Clara. Já Mônica... É uma fofura, levada e muito esperta. Seus olhos não negam...
Porém, compreendem suas travessuras. Quanto a Clara era diferente porque suas artes...
Quando comete algum deslize a pedem que participe a mãe. Jasmimamorre de vergonha e muito se chateia com isso. Afinal, nada ou quase nada faz para ser chamada atenção em função da irmã. Percebe, mesmo sendo, pequena quanto a mãe se desdobra para manter tudo em ordem. E só satisfaz os caprichos de suas crianças nesta idade, exigem.
Das festas escolares participa da bandinha tocando triângulo e suas irmãs fazem parte, lógico! Tudo que pode não perde... Mesmo! Adora estar num palco dançando, declamando, etc.
Adora assistir com seus irmãos menores o teatrinho Trol na televisão aos domingos. Jasmim desabrocha a cada dia e seu brilho irradia quem a vê. Filha mais velha de quatro irmãos. Suas manhãs e tardes são em torno do balanço no quintal, bonecas, banhos de mangueira, etc. Paralelamente, sonhos varonis. Quando o pai está o ouve torcendo pelo seu time de coração aos meios de sermões. Porque cobra obediência constante.
Tal obediência que aflige e reprime, todos. Conforma-se.
À vontade de ser um dia atriz ou até mesma, aeromoça assola seu pensamento... Amenizando seu coração.
A casa que mora é pedida por um amigo de seu pai. Alegando precisar para casar. Logo, satisfaz a ambos. Entram em acordo... Após o resguardo da mulher, retornariam. Este acata.
Mesmo contrariando a mulher no final de gestação.
Com o tempo... O tal amigo se nega devolver a residência. Não havendo outra alternativa, entra com processo judicial.
E ao sair... O ocupante a destrói.
Jasmim vê naquele lar tudo destruído.
Apesar da pouca idade e, quase nada entender... Sente não ser boa a situação que atravessa. Se bem...
Ficar na casa da avó é gratificante. Sabe ser severa e justa.
A harmonia entre ambas é notada por todos. Sempre a driblam e conseguem o que almejam.
Assim, prolonga-se o retorno da família.




Biografia:
"Brasileira, Carioca e guerreira." Geralmente vou ao encontro de meus ideais. Obstáculos? Alguns... Os vejo como ferramentas para meu fortalecimento. Quando algo negativo acontece os transformo em pontos positivos para um crescer vitorioso. Acredito... Em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo e depois em mim. Simples assim...
Número de vezes que este texto foi lido: 59426


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O Poder do Autoritarismo Rosa de Castro
Poesias INQUIETUDE Rosa de Castro
Poesias UMA MULHER, UM DRAMA…E UM SEGREDO Rosa de Castro
Resenhas "A EDUCAÇÃO NO SISTEMA SOCIAL" ROSA DE CASTRO
Poesias A LINHA E A POMBA ROSA DE CASTRO
Resenhas "DIFERENÇA ENTRE COISAS E PESSOAS" ROSA DE CASTRO
Poesias MENINO CHAMADO BRASIL ROSA DE CASTRO
Poesias "JOSÉS" ROSA DE CASTRO
Poesias "JARDIM DOS IMORTAIS" ROSA DE CASTRO
Poesias "CAMINHOS..." ROSA DE CASTRO

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61585 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59959 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59946 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59881 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59654 Visitas
NOCTÃMBULO - ANIBAL BENÉVOLO BONORINO 59502 Visitas
MINHA POESIA - R.N.Rodrigues 59490 Visitas
QUANDO A SOLIDÃO VAI EMBORA - ANIBAL BENÉVOLO BONORINO 59487 Visitas
A minha poesia - Maria 59480 Visitas
POESIA - R.N.Rodrigues 59478 Visitas

Páginas: Próxima Última