Título original: Patience and Her Perfect Work
Por J. C. Philpot (1802-1869)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1.2-4)
Uma raça singular de homens vivia na Idade Média chamada alquimistas - um nome ainda conservado nas palavras "químico" e "química" – os quais gastaram seu dinheiro, quebraram seus espíritos e desperdiçaram suas vidas em uma busca incansável de três coisas - primeiro, um remédio que curaria todas as doenças, que chamavam de "panaceia"; em segundo lugar, uma tintura, ou, para usar sua linguagem, um "elixir vital", que prolongaria a vida por um período indefinido; e em terceiro lugar, um pó, denominado "pedra filosofal", que transmutaria o chumbo e outros metais básicos em ouro.
Não preciso lhes dizer que todas as suas laboriosas pesquisas, que perseguiram durante vários séculos foram completamente infrutíferas, sem que se obtivesse qualquer resultado satisfatório.
Se eles pudessem ter encontrado um remédio para curar todas as doenças, isso teria afastado a velhice e suas enfermidades?
Se eles pudessem ter uma vida prolongada por um período indefinido, a sepultura, cedo ou tarde, não fecharia a vítima?
E se pudessem ter mudado toneladas de chumbo em ouro; ou a despesa do processo teria engolido todos os lucros, ou a abundância obtida por uma manufatura barata por si mesma teria destruído seu valor quando realizada, em razão do aumento excessivo da oferta de ouro que diminuiria seu preço no mercado.
Mas, o que não puderam encontrar na química deve ser encontrado no evangelho. A natureza, por mais que fosse torturada na fornalha, não poderia fazer nenhum milagre como eles tentaram realizar, mas a graça de Jesus livremente e sem constrangimento tem trabalhado e ainda diariamente os trabalha.
Há um remédio que nas mãos de Jeová Rafá, o grande Médico (Êx 15:26) cura todas as doenças e dissipa todas as queixas. Como Davi fala; "Quem cura todas as tuas doenças" ( Salmos 103: 3).
E o que é esta "panaceia"?
O precioso sangue de Cristo, que "purifica de todo pecado".
O pecado não é uma doença?
E se este sangue precioso purifica de todo pecado, não deve ser um medicamento universal, tanto mais valioso quando cura a doença da alma, que deve ser infinitamente mais mortal e destrutiva, do que qualquer doença corporal?
A doença abateu o alquimista em meio a seus extratos e essências, e com todos os traços mais mortíferos de seu sacrifício da própria saúde na vã tentativa, de curar a doença do outro. Mas, o nosso abençoado Médico não só revelou e trouxe à luz uma medicina infalível, mas ele mesmo a aplica com suas próprias mãos e a torna eficaz para uma cura perfeita.
E não há no mesmo Jesus abençoado, a verdadeira panaceia milagrosa da vida? O que ele disse à mulher de Samaria?
"Quem beber da água que eu lhe der nunca terá sede, mas a água que eu lhe der será nele uma fonte de água, que brota para a vida eterna". (Jo 4:14).
Nós temos esta garantia na sua ressurreição e ascensão ao céu de onde intercede por nós dia e noite à direita do Pai. Ele ressuscitou e vive eternamente tendo triunfado sobre a morte, e nós também juntamente com ele.
O alquimista apenas procurou acrescentar mais alguns anos à vida humana, mas Jesus dá a vida para sempre.
Sua graça não é a verdadeira "pedra filosofal", transformando de forma miraculosa a agonia e aflições de chumbo em consolações de ouro; misérias terrenas em misericórdias celestiais; maldições legais em bênçãos do evangelho, e pecadores vis em santos preciosos?
Assim, os sonhos ilusórios dos alquimistas tornaram-se sólidas realidades, excedendo em muito o que eles labutavam em vão para encontrar, como a eternidade supera o tempo, e o céu supera a terra.
Um desses milagres da graça, nós encontramos em nosso texto - "Meus irmãos", diz Tiago, "tenham por motivo de toda alegria quando caírem em várias tentações".
Que milagre deve ser quando um homem pode levar em suas mãos uma carga de tentações e provações, e, por um ato de fé transmutá-las em alegria! Se você pudesse pegar um pedaço de chumbo, colocar um pó sobre ele, segurá-lo por alguns minutos em uma fornalha, e transformá-lo em um sólido pedaço de ouro, isto seria um milagre maior do que transformar aflições em um eterno peso de glória?
Como isso é feito, espero que com a bênção de Deus, vejamos a partir das palavras do nosso texto na abertura, que dirigirei suas mentes a quatro características principais que me parecem estar estampadas nelas:
I. Primeiro, as "diversas tentações" nas quais o povo de Deus "cai".
II. Em segundo lugar, o efeito de cair em diversas tentações - que provam a fé, e que "a tentação da fé opera paciência."
III. Em terceiro lugar, o conselho apostólico: "Que a paciência tenha seu trabalho perfeito", que o santo de Deus "seja perfeito e habilitado, sem nada faltar".
IV. Em quarto lugar, o efeito transmutador da graça permite que a família tentada e provada de Deus "tenha toda a alegria" quando cair em diversas tentações.
I. As "diversas provações e tentações" nas quais o povo de Deus "cai".
Contudo, antes de mergulhar no meu assunto, devo, com a bênção de Deus, tentar explicar de forma tão clara e concisa quanto possível o significado preciso de várias palavras em nosso texto, para que possamos ter uma visão mais clara da mente e do significado do Espírito Santo na passagem diante de nós.
A palavra traduzida "tentações", abarca no original um campo mais amplo de experiência do que o termo inglês transmite. Devemos, portanto ampliar a ideia de modo a incluir também as "provações", pois a palavra original significa não apenas "tentações", mas inclui também o que entendemos pelo termo "provações".
Devemos também ampliar ainda mais o significado da palavra "diversas", porque o termo no original significa não somente “diversificado, vários, de diferentes tipos”, mas também “muitos em número”. De modo que possamos assim ampliar nosso texto, em perfeita coerência com a mente do Espírito Santo - "tenha toda alegria quando cair em muitas e várias provações e tentações".
Assim, vemos que as palavras neste sentido ampliado compreendem todas as provações e todas as tentações, por mais numerosas e mais diversificadas que sejam, em que os santos de Deus possam cair. De outra forma, se o texto fosse restrito, não se aplicaria a todos da família de Deus, a menos que a palavra “tentações” usada por Tiago incluísse em seu significado, cada provação, cada tipo de tentação.
Também devo deixar uma palavra de explicação sobre a expressão "cair em", pois há algo muito significativo na ideia transmitida por ela. A ideia é de uma “queda súbita em um perigo inesperado”, como, por exemplo, de um viajante caindo em uma emboscada de ladrões; porque o Senhor usa exatamente a mesma palavra quando fala na parábola do homem que desceu de Jerusalém a Jericó e "caiu entre os ladrões." (Luc 10:30). Ele estava viajando, como pensava, em segurança, mas de repente caiu em uma emboscada de ladrões que o rodearam, o despojaram e feriram, deixando-o meio morto. Ou, a expressão pode referir-se à ideia de um navio dirigindo seu curso em segurança aparente, e de repente atinge um recife de rochas, ou é pego em um redemoinho, pois temos a mesma palavra exata do navio que transportava Paulo para a Itália; "Dando, porém, num lugar onde duas correntes se encontravam, encalharam o navio; e a proa, encravando-se, ficou imóvel, mas a popa se desfazia com a força das ondas." (At 27:41).
Assim, a palavra "cair em" diversas tentações tem um significado peculiar, como expressão para a própria vida e maneira pela qual os santos de Deus muitas vezes, e inesperadamente caem em tentações numerosas e diversas, e provações que se encontram como se numa emboscada com muitos salteadores, ou que se escondem como rochas e areias movediças na viagem da vida. Para você ter em mente que o santo de Deus é tanto um viajante, como um peregrino. Ele tem uma maneira de pisar, um caminho para viajar - o caminho estreito e apertado que leva à vida eterna. O cristão tem uma viagem a fazer, pois navega num mar onde várias formas de morte aparecem; e são "aqueles que descem ao mar em navios, que fazem negócios em águas profundas, que veem as obras do Senhor e as suas maravilhas no abismo" (Salmos 107: 23-24).
A estrada em si é áspera e acidentada, e o mar tempestuoso e turbulento, mas são os perigos do caminho; "as rochas e as areias movediças profundamente escondidas, que, através da falsa passagem”, em outras palavras, as provações e tentações espalhadas pelo percurso, tornam a viagem tão difícil e perigosa.
Mas, vejamos alguns desses perigos e estas "diversas provas" nas quais a família de Deus cai. Eles podem ser chamados de "diversos", ou “muitos e variados”, como nós explicamos a palavra, pois brotam de fontes tão numerosas e diferentes; mas vou apenas nomear quatro:
1. do alto;
2. de baixo;
3. de fora;
4. de dentro.
1. Alguns são do ALTO.
"O Senhor", expressamente nos é dito, "prova os justos". "Examina-me, ó Deus, e prova o meu coração", diz o salmista - experimente-me e conheça meus pensamentos.
As provações com que o próprio Deus prova o seu povo não são apenas numerosas e variadas, mas na maior parte, são de uma natureza muito dolorosa e desconcertante, mas todas são exatamente adaptadas à natureza do caso, e adequadas ao estado da pessoa provada, sendo planejado por sabedoria inabalável, e pesado, medido e programado pelo amor infinito. Assim, como o Deus da providência, o Criador de nossos corpos, bem como o Criador de nossas almas, e o Deus de nossas famílias, que dá e toma à vontade o fruto do ventre, ele prova alguns de seus filhos com a pobreza, outros com a doença, outros com a remoção do desejo de seus olhos de um golpe, ou corta as tenras oliveiras que surgiram ao redor de sua mesa
Quão súbitas e inesperadas são as provações! Perdas pesadas no negócio, privação de uma situação, varredura do pouco que tinha - as economias de uma vida - por alguma fraude ou falha, truque ou traição, riquezas que fazem asas para si e voam para longe, a pobreza e a necessidade que vêm como se fossem um homem armado para saquear o naufrágio; como tão repentinamente tais golpes vêm!
A doença também; quão rápido é o seu ataque! Estamos neste momento numa época muito doentia. A doença nos rodeia de todos os lados. Novas queixas, como a terrível doença da difteria, ou doenças ressuscitadas como a varíola estão se espalhando muito longe, e fazendo todos tremerem por si ou por suas famílias; ambas as doenças eram então muito prevalentes, e como os santos de Deus não estão isentos de sua participação nessas aflições, muitos temem, ou estão esticados em leitos de dor, ou assistindo ao lado de parentes aflitos e tendo filhos morrendo.
Como de repente, também, as provações de vários tipos vêm! Em um só dia Jó, "o maior de todos os homens do Oriente" perdeu toda a fortuna que Deus tinha lhe dado, e o pai de dez filhos sentou-se à noite em sua casa solitária, sem filhos e desolada.
Como as dores de parto caíram de repente sobre Raquel, e a mãe impaciente que tinha gritado "Dê-me filhos ou então eu morro", expirou sob a carga de sua carga cobiçada! Mas estas e todas as outras provações temporais, embora sejam às vezes muito severas para a carne; embora precisemos de muita graça para suportá-las com paciência e submissão, embora sejamos muitas vezes acometidos por nossa própria irritabilidade, e usadas como armas pela incredulidade, e ainda Satanás para afligir agudamente a mente; contudo são de pouca significância real quando comparadas com as PROVAÇÕES ESPIRITUAIS que afundam profundamente a alma de um homem. Estas, então, são as provações mais afiadas entre aquelas que vêm do ALTO; e entre elas podemos colocar como a mais aguda de todas, o fato de Deus esconder de nós o seu rosto como uma marca do Seu desagrado. Como Davi, Hemã, Jeremias, Jonas e outros santos da Bíblia choraram e lamentaram sob estas ocultações do semblante do Senhor. "Você escondeu seu rosto e eu fiquei perturbado", Salmos 30: 7.
"Senhor, por que você rejeita a minha alma, por que você esconde seu rosto de mim?", Salmos 88:14.
Para um santo de Deus, que já experimentou a elevação da luz do semblante do Senhor, nada é mais doloroso e tentador do que o Senhor esconder o rosto, pois todo o seu conforto murcha, sua própria evidência parece ter desaparecido, as antigas colunas para o bem estão cercadas por uma nuvem escura, e o descontentamento do Senhor parece ser mais sentido do que o crente pode suportar.
Mas, se o abençoado Senhor bebeu desse cálice amargo quando clamou "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?", não devemos sofrer com ele se quisermos ser glorificados juntamente?
O Senhor também "prova os justos" por descobrir-lhes as iniquidades secretas do coração. Foi assim com Ezequias, de quem lemos: "Contudo, no negócio dos embaixadores dos príncipes de Babilônia, Deus o deixou para o provar, para que ele soubesse tudo o que havia em seu coração" (2 Cr 32:31).
Assim, o Senhor para nos despojar de nosso próprio orgulho, para esmagar nossa vã confiança, nos mostrar que toda a nossa força é fraqueza e que a graça deve santificar livremente, bem como salvar, subjugar o pecado e perdoá-lo; muitas vezes nos deixa à descoberta do que somos na queda de Adão. "O espírito do homem", que é o novo homem da graça, "é a vela ou lâmpada do Senhor, procurando em todas as partes interiores do coração" (Pv 20:27).
" Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração" (Jeremias 17:10).
Como, então, "em sua luz vemos a luz", e "todas as coisas que são reprovadas são manifestadas pela luz" (Sl 36: 9; Ef 5:13), o pecado depois que é descoberto, e o ensino do Espírito faz sensível o coração e a consciência; a alma é dolorosa e agudamente provada para ver e sentir essas abominações internas.
Como notavelmente vemos isso em Jó! "provando-me Ele”, disse Jó, "sairei como o ouro" (Jó 23:10), mas na fornalha descobriu-se a corrupção de seu coração, que antes era para si mesmo insuspeita e desconhecida!
Essas abominações internas não haviam escapado do olhar penetrante da Onisciência; mas havia escapado do olho do homem mais perfeito e reto, de acordo com o próprio testemunho de Deus, que então habitava sobre a terra. Quando, no entanto, este santo eminente de Deus foi tentado por aflições e deserções, dor de corpo e agonia de mente, então as corrupções profundas e sujas de seu coração se tornaram manifestas, e as expressões mais rebeldes e inconvenientes foram encontradas através de seus lábios.
Você pode pensar duramente de Jó, mas o maior santo, o cristão mais favorecido colocado na mesma fornalha, não se comportaria melhor do que ele. Se o Senhor colocar "a sua mão esquerda debaixo da cabeça", as provações temporais mais agudas podem ser pacientemente ou até mesmo suportadas alegremente.
Todas as aflições tornam-se leves se a Sua mão direita abraçar a alma, mas se ele retirar a sua presença, fechar os ouvidos para a oração, reter a luz de seu semblante e deixar-nos entregues ao nosso coração corrupto; qual pode ser o resultado, senão inquietação e rebelião murmurando pensamentos, incredulidade e autopiedade?
2. Outras provações dos santos de Deus são de BAIXO.
Não podemos explicar o profundo mistério por que o Senhor deve permitir que Satanás retenha tal poder depois que Jesus feriu sua cabeça tão eficazmente na cruz, depois de ter levado cativo o cativeiro e destruído principados e poderes, jogando-os para baixo do seu lugar de eminência e fazendo uma exibição deles abertamente.
Que Satanás ainda deve ser autorizado a exercer tal influência neste mundo inferior, e até mesmo exercer seu poder contra os santos que são queridos a Cristo como a menina do seu olho; certamente, este é um mistério que não podemos agora decifrar. Mas sabemos da autoridade da Escritura, do testemunho dos santos e de nossa própria experiência pessoal, que o Senhor, por seus próprios e sábios propósitos permite a Satanás assediar e angustiar muito a alma do povo de Deus.
Há também esta peculiaridade nas tentações de Satanás, de que, ao operar por elas em nossa mente carnal, não podemos distingui-las muitas vezes dos pecados de nosso próprio coração. Vemos isso na tentação sofrida por Davi, de Satanás para numerar o povo, e nas impressionantes exclamações apaixonadas de Jó. Esses bons homens não viram o tentador, embora sua respiração quente inflamasse suas mentes. Como em uma forja ou fundição, as brasas ardentes ou ferro fundido são vistos, mas não o tubo escondido através de cuja explosão sustenta "o fogo de fusão"; tantos pensamentos vis, sugestões infiéis ou uma ideia horrível resplandecem no coração, soprados em uma chama através do tubo negro do Príncipe das trevas.
3. Outra fonte de provações surge de FORA. Existem poucos santos de Deus que em sua passagem pela vida, não tiveram que sofrer muito com os inimigos externos. A perseguição aberta assalta alguns; a calúnia secreta e deturpação atacam o caráter e ferem a mente dos outros; seus melhores amigos, como outrora pensavam, às vezes provaram ser os inimigos mais cruéis. Onde esperavam nada além de simpatia e bondade, eles encontraram senão dureza e negligência.
Quão agudamente Jó sentiu isto quando ele reclamou: "àquele que está aflito deve ser mostrado piedade de seu amigo."
Mas, em vez de pena, seus "irmãos o traíram enganosamente como um ribeiro"; secado pelo sol de verão, ao qual "as tropas de Temã procuravam provisão”, mas "tinha desaparecido o tempo em que aqueceu".
Davi tinha um Saul, um Doegue e um Aitofel; e Alguém maior que Davi teve um Judas que o beijou, senão para trair.
Miqueias nos adverte contra nossos semelhantes: "O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que uma sebe de espinhos. Veio o dia dos seus vigias, a saber, a sua punição; agora começará a sua confusão. Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro; guarda as portas da tua boca daquela que repousa no teu seio." (Miq 7: 4-5).
E Jeremias diz: "Maldito o homem que confia no homem e faz da carne o seu braço" (Jer 17: 5). Diante de tais testemunhos precisamos nos questionar se os falsos amigos são muitas vezes, mais prováveis do que os inimigos abertos?
"Salve-me de meus amigos!" Tem sido o grito amargo de muitos corações.
4. Mas, afinal, nossas provas mais acentuadas são de DENTRO.
Muitos que na providência de Deus estão comparativamente isentos de severas provações externas sofrem um martírio interno. Uma tempestade pesada pode estar produzindo raiva no ar; aguaceiro, neve, e granizo, que conduzido por um vento oriental afiado pode escurecer o céu; e você em seu quarto quente pode ver algum viajante pobre submetido à tempestade impiedosa. Mas você, embora sob abrigo, pode estar atormentado com uma dor corporal, ou estar morrendo com uma doença lenta, ou ser interiormente esmagado pelo sofrimento mental e tristeza. Qual é a provação dele comparada com a sua? O que são os dedos gelados com frio, em comparação com as mãos queimando com febre?
O que é uma pitada de neve sobre as roupas, comparada com uma carga de gelo no coração, ou inundações de chuva natural comparado com uma inundação de sofrimento no interior do ser?
Assim, as provações externas são graves para os olhos, mas as internas são graves para o coração. Pobreza, doença, luto, perseguições, não esmagam e quebram o coração como culpa e remorso, os terrores do Todo Poderoso, e as dores do inferno.
Mas vamos agora dar uma olhada nas "diversas TENTAÇÕES" nas quais o povo de Deus cai, diferentemente das provações que se encontram em seu caminho.
Há muitos santos de Deus cuja vida é uma série de provações externas, e há outros que sabem menos da provação externa, porém mais da tentação interna. O Senhor arranja todo o conjunto delas, por mais que pareça ocorrerem casualmente, e todas estão no controle do Senhor. Ele designa a cada um de seus filhos o caminho peculiar que tem para pisar, e o número e peso dos fardos que ele tem que carregar. Seja qual for a provação, ou a tentação que venha, é do Senhor - quer indiretamente por permissão, ou diretamente por visitação. Muitos parecem passar pela vida sem qualquer conhecimento profundo das tentações. Os amigos de Jó, embora bons homens, parecem ter tido pouca ou nenhuma experiência delas; enquanto Jó, Hemã, Asafe, Jeremias e Jonas foram muito visitados por elas. A mesma diferença existe agora.
Vendo, então, as "tentações", distintas das "provações" podemos dividi-las em dois ramos principais: tentações que afligem e tentações que seduzem. As primeiras são as mais dolorosas, mas as posteriores são as mais perigosas.
1. Tentações que afligem.
Você pode ter andado por algum tempo nos caminhos do Senhor sem qualquer experiência profunda da infidelidade, blasfêmia, rebeldia, inimizade, e horrível perversidade de sua natureza caída. Sendo este o caso, você foi secretamente levantado com orgulho e autojustiça. Você ainda não tinha tido essa profunda descoberta de si mesmo, que era necessária para humilhá-lo na poeira. É verdade que você olhou em certa medida para o Senhor Jesus Cristo, para a salvação, mas sem conhecer a sua ruína total e a desesperada maldade de seu coração, olhou apenas com um olhar; embora você o tenha segurado, era só com uma mão, e ainda que andasse com ele, era senão com um pé, mancando. A razão era que a tentação ainda não tinha arrancado os seus cabelos, lhe amarrado com grilhões de bronze e levado a ser torturado na prisão.
Mas, de repente você caiu em uma dessas "tentações diversas". Vou apenas nomear duas como espécimes de sua natureza. A infidelidade assolou sua mente em um momento como com uma nuvem das mais densas e tenebrosas. Um véu foi imediatamente lançado sobre as Escrituras, pois nem sequer podia acreditar que elas fossem verdadeiras. Começou uma objeção depois de outra objeção, e você estremeceu de horror para não viver, e morrer como um infiel confirmado. Oh, que provação foi essa! Eu estive aqui, e sei que trabalho faz. "Se os fundamentos forem destruídos, o que os justos podem fazer?"
Rejeitamos o pensamento com horror, voltamos para experiências passadas, reunimos todas as nossas evidências, pensamos na fé e na esperança dos santos que partiram, clamamos a Deus por ajuda para crer, mas ainda assim a flecha envenenada está enraivecida no coração.
Ou você pode ter sido tentado a se abrir para a blasfêmia, e até mesmo a esse terrível crime de blasfemar contra Deus. Jó e Jeremias foram tentados, e muitos filhos de Deus foram perseguidos noite e dia com a mesma terrível tentação. Mas, que evidência há da profunda corrupção da mente humana e do poder de Satanás, que as pessoas, por exemplo, as mulheres sensíveis, cercadas pelas restrições da sociedade, educação e moralidade, que nunca deixaram cair uma expressão indecorosa de seus lábios, ou dificilmente ouviram isto sendo proferido por outros, podem ainda ser atacadas, quando chamadas pela graça, para experimentarem as mais horríveis tentações de blasfêmia, pela qual seu próprio pensamento em seus sentimentos naturais se revolta, e do qual elas se considerariam absolutamente incapazes. Conheço tais casos, portanto os nomeio, que se alguém aqui presente está passando por este "caminho ardente", eles não possam ser totalmente derrubados como se algo estranho lhes acontecesse (1 Pe 4:12).
Muitos se opõem a que tais coisas sejam mencionadas, mas a sua própria menção como experimentada por aqueles que temem a Deus, por vezes coloca a tentação para fugir, ou diminuir seu poder.
Mas, que prova da corrupção do homem; que evidência do poder de Satanás!
Fiquei à beira mar e vi a água se espalhar calmamente como um espelho; e eu tenho navegado neste mar quando a brisa não sopra seu rosto, mas também o vi numa tempestade com suas ondas cheias de espuma e fúria, e também naveguei sobre ele quando onda após onda batia sobre o convés. Porém, era o mesmo mar tanto na calmaria quanto na tempestade. Assim, a mente do homem pode ser tão calma como um mar dormindo, ou se enfurecendo como a onda tempestuosa; mas é o mesmo coração ainda. O sopro da tentação, como o vento do oceano faz toda a diferença entre a calma e a tempestade.
Mas, deixe-me perguntar: você não teme, reverencia e adora esse Nome grande e glorioso que Satanás tem tentado você a blasfemar? Não é isso, então, uma prova de que dele vêm essas sugestões?
De todas as tentações de Satanás esta parece ser a mais infernal; de todas as suas ameaças, esta é a mais mortal. Se Satanás pudesse prevalecer pela palavra, ele triunfaria sobre você como uma alma perdida. Portanto, ele faz tudo o que pode para levá-lo até as armadilhas do inferno, mas ele não terá sucesso, pois "as armas forjadas contra ti não prosperarão".
2. Tentações que seduzem.
Mas, há tentações nem tanto angustiantes e ainda mais perigosas. Essas coisas que acabo de sugerir são vistas, mas há aquelas que não o são.
Naquelas que são vistas, o inimigo dificilmente pode disfarçar sua mão conspiradora; mas nas que não são vistas ele estende o laço, mas não se mostra. Naquela ele é um leão no transbordamento do Jordão, na outra uma serpente escondida na grama.
Há tentações tão bem adaptadas à nossa natureza caída; laços tão adequados às nossas concupiscências, que Satanás tem um modo de seduzir sua vítima pouco a pouco na armadilha até cair sobre ela, que ninguém pode escapar senão pelo poder de Deus.
Estou convencido de que ninguém pode livrar a alma dessas armadilhas do caçador, exceto pela poderosa mão que nos livra do poço horrível e da argila lamacenta! O tempo, entretanto não me permitirá entrar em todas as provações e tentações diversificadas com as quais o Senhor prova os seus santos.
II. Passo, portanto, a mostrar qual é o EFEITO de cair nessas diversas tentações, pois essa é a fonte da alegria que nos é oferecida: passar por elas.
Não há lucro ou prazer nas tentações e provações em si mesmas, pois "nenhuma correção, ao presente parece ser alegre, senão dolorosa" (Hebreus 12:11). É pelo efeito que produzem que devemos calcular os nossos ganhos. E este efeito é duplo, como aqui apontado pela caneta do Espírito Santo; um é que ela prova a fé; o outro que trabalha a paciência.
1. A provação da fé.
Sempre que Deus comunica fé, ele a prova. Por quê?
Para que possa ser provado que é genuína. Veja isso no caso de Abraão. Ele é um padrão para os crentes; é, portanto chamado "o pai de todos os que creem" (Rom 4: 11) – por sua fé ser tão eminente e de caráter tão espiritual e gracioso. Mas veja como foi tentado; por vinte e cinco anos o Senhor experimentou a fé que plantara no seio de Abraão. Ano após ano, mês após mês, semana após semana, dia após dia, o Senhor estava provando a fé de Abraão. A petulância de Sara, o desejo ansioso por uma criança, o ciúme de Agar e depois a oprimiu até que ela fugiu de casa; e tudo o mais deve ter provado profundamente a fé do patriarca. Mas, contra a esperança, ele acreditava na esperança, era "forte na fé, dando glória a Deus, e sendo totalmente persuadido de que o que Ele havia prometido era capaz de cumprir" (Ro 4: 18-21).
Olhe, também, no caso de Davi; como ele foi caçado como uma perdiz nas montanhas, estando em constante apreensão de perder a vida pela mão de Saul, de modo que disse: "Há apenas um passo entre mim e a morte".
Veja esses dois eminentes santos de Deus; onde sua fé foi tentada ao extremo!
Na verdade, quanto mais forte for sua fé, maiores serão as provações que ela terá de suportar. A realidade, a autenticidade, bem como a força de sua fé são apenas para ser evidenciadas pela quantidade de provações que irá suportar, e tudo para a exclusiva glória de Deus.
Quando, por exemplo, você anda há alguns meses por um caminho suave e fácil, e mal experimentou provações de fora ou de dentro; você mal conheceu a força, ou mesmo a realidade, de sua própria fé. Você foi induzido a tomar as coisas como muito por garantidas.
Você não olhou para o Senhor como deveria olhar, nem confiou em Sua força como deveria confiar. Você tem se apoiado secretamente em sua própria sabedoria, apoiando-se em uma profissão consistente, e confundindo a facilidade em Sião com sendo a garantia da fé. Mas, quando uma provação vem; onde está sua fé agora?
Ela afunda fora de vista e se dissipa; você parece não ter nenhuma, pelo menos, nenhuma que possa fazer uso, ou que faça qualquer bem.
"Ó", você diz: "Eu pensei que poderia confiar no Senhor, mas como posso confiar nele agora, se ele não aparece? Ele esconde seu rosto, os céus são como bronze, ele exclui o meu clamor. Venha sobre mim, para que eu possa crer, o que farei se Deus não aparecer; sou um homem perdido sem ele. Oh, que ele se manifestasse em misericórdia para minha alma!”
Agora, o Senhor está provando a sua fé; se você pode confiar nele na escuridão, assim como na luz; se pode olhar para Jesus à direita do Pai com um único olho, se pode descansar todo o peso da tua alma sobre o seu sangue e justiça; ou se falta algo em você para ganhar o favor de Deus e recomendá-lo à Sua atenção.
Assim, o Senhor prova a sua fé colocando uma pressão sobre ela. É como o modo em que a força do canhão é testada; as armas são dupla ou triplamente carregadas, e se eles não estourarem, são considerados idôneos para tudo que possa ser posteriormente exigido deles. Ou como cabos de aço são julgados ao serviço da rainha; eles são submetidos a uma tensão muito maior do que aquelas a que são submetidos comumente, e se eles suportarem a tensão pesada, são considerados aptos para o mar.
Na verdade, não é confiada uma espada ou um mosquete ao soldado que não tenha sido submetido à provação mais severa; pois qual seria a consequência?
Podem falhar no dia da batalha. Assim, quando o Senhor chama um homem para ser um soldado e coloca a fé em sua mão, ele lhe dá uma fé que ele próprio provará, de acordo com sua própria palavra; "aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças" (Apo 3.18).
Ele não colocará na mão de seu soldado uma espada que se quebrará em pedaços quando encontrar o inimigo, ou uma arma que se quebre na mão no primeiro ataque, mas com a qual ele será capaz de lutar, e sairá mais do que vencedor, isto é, a fé provada em seu próprio dom e trabalho.
Eu estendo a palavra para todas as suas tentações, bem como suas provações. Você um dia verá, se não agora, como cada uma trabalhou para este fim; para provar sua fé, de que tipo ela é - se o seu coração está certo com Deus - se você é sincero perante ele - procurando Jeová - se acredita no Senhor Jesus Cristo com uma fé de uma operação divina, ou se sua fé e esperança são meramente da manufatura da natureza, posta em sua mão por si mesmo e por Satanás para arruinar você sob um disfarce de religião.
2. O trabalho da paciência.
Outro efeito do provação é apontado pelo Espírito Santo - ele "trabalha paciência". Por "paciência" não estamos inteiramente entendendo a palavra em sua significação usual. A palavra "paciência" na Escritura significa “grande resistência”. Isso não significa tanto aquela quietude da alma , aquela calma e silenciosa submissão à vontade de Deus que entendemos pela palavra "paciência", mas aquela firme e duradoura resistência de tudo aquilo que Deus pode considerar adequado sobre nós. É uma virtude de soldado em vez de um eremita; a firmeza de um homem robusto sob a dor em vez de submissão passiva de uma mulher silenciosa sob sofrimento.
"Vocês ouviram," diz Tiago, "da paciência de Jó." Olhe para o contexto. "Eis que nós consideramos felizes aqueles que perseveram." O que se segue? "Vocês ouviram falar da paciência de Jó." Agora, é apenas a mesma palavra em ambas as expressões no original, e poderia, portanto ter sido traduzido a "resistência" de Jó, pois nenhuma de todas as suas provações e tentações o fizeram desistir da fé e da esperança.
A fé, então vista como o dom de Deus, e como provada por todas as provações e tentações que ele envia para exercitá-la, para "trabalhar" a resistência do soldado do qual fala o nosso texto. Pois como é feito um soldado? Mande-o para a Crimeia ou para a Índia, que o tornará um soldado.
Ele não aprende os deveres severos de seu chamado desfilando em paradas militares na cidade. Ele deve entrar em guerra real, deve ouvir o rugido do canhão e ver os sabres passando perto do seu rosto, dar e receber cortes e contusões, repousar em todas as noite no campo de batalha e lutar para vencer ou morrer. A batalha sozinha faz o soldado - a experiência - e não a teoria da guerra.
Como é feito o soldado cristão? Ao ir à capela - lendo a Bíblia - cantando hinos - falando sobre religião? Tanto quanto o veterano guerreiro é feito desfilando na cidade?
Ele deve entrar na batalha e lutar lado a lado com Satanás e a carne; ele deve suportar feridas cruéis dadas por inimigos externos e internos; ele deve deitar-se no frio solo da desolação e da deserção; ele deve abrir a brecha quando chamado para invadir os castelos do pecado e do mal, e nunca "ceder ou deixar o campo de batalha", mas lutar para vencer ou morrer. Nessas batalhas do Senhor, no devido tempo ele aprende como lidar com suas armas - como invocar a Deus em súplica e oração, confiar em Jesus Cristo com todo seu coração, derrotar Satanás, crucificar a si mesmo e viver uma vida de fé no Filho de Deus.
A religião não é uma questão de teoria ou doutrina; é estar no meio da batalha, lutando com o inimigo mão a mão, pé a pé, ombro a ombro. Esta guerra real - e não falsa - torna o soldado cristão forte - fortalece os músculos de seu braço - lhe dá habilidade para manejar suas armas, e poder para colocar seus inimigos em fuga. Assim, ele "trabalha resistência" - o torna um veterano, de modo que não é mais um recruta cru, mas alguém capaz de lutar as batalhas do Senhor e "suportar as aflições, como um bom soldado de Jesus Cristo".
Quais foram então, seus melhores amigos? Suas provações. Onde você aprendeu suas melhores lições? Na escola da tentação.
O que fez você olhar para Jesus? Um sentido de seu pecado e miséria.
Por que você pendurou a palavra da promessa? Porque você não tinha mais nada para pendurar em cima. Assim, você poderia olhar para os resultados, e veria isso - que provações e tentações produziram em seu espírito os dois efeitos de que o texto fala, que elas provaram sua fé, e às vezes até o extremo, de modo que na provação parecia que toda a sua fé tinha ido embora, E ainda assim elas produziram paciência - elas te fizeram perseverar.
Por que você não renunciou há muito tempo a toda a religião? Suas provas o deixaram disposto a desistir?
Elas fizeram você segurar mais rápido nela. Suas tentações induziram você a deixá-la ir como uma questão de pouca importância? Porque, você nunca teve mais religião real do que quando foi tentado, se realmente a teve, e nunca segurou a fé com um aperto mais apertado do que quando Satanás estava puxando tudo para longe. Os crentes mais fortes não são os homens de doutrina, mas os homens de experiência; não os fanfarrões, mas os lutadores; não os "oficiais de desfile", mas os soldados esfarrapados, sujos, feridos, meio mortos que não tomam parte do pecado ou de Satanás.
Mas, a palavra tem outro significado - em mais estrita conformidade com a palavra "paciência"; que é a “submissão” à vontade de Deus. Quando o Senhor nos coloca no forno, nós vamos chutando e nos rebelando. Nossa carne covarde foge da chama, mas, quando chegamos ao forno e descobrimos que não podemos escapar, e que nossa própria luta só faz com que as brasas queimem mais ferozmente, finalmente pela graça de Deus trabalhando em nós, começamos a deixar de resistir.
Foi assim com Jó. Como ele lutou contra Deus! Como sua mente carnal foi despertada em autojustificação e rebelião até que o próprio Senhor apareceu e falou a seu coração do céu. Então ele chegou a este ponto: "Antes te conhecia somente de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza".
Então o Senhor o aceitou e o livrou; virou seu cativeiro, o perdoou e abençoou. Assim foi com Abraão, quando se submeteu ao sacrifício de Isaque, e Deus apareceu para libertá-lo. Assim, com Davi, quando se submeteu à mão de castigo do Senhor, o trouxe de volta a Jerusalém depois da perseguição de Absalão. Mas isso será mais evidente no nosso próximo ponto, ao qual agora passamos.
III. O conselho apostólico,
"Que a paciência tenha seu trabalho perfeito", para que os santos de Deus "possam ser perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.”
Há um trabalho para a paciência executar. Toda graça do Espírito tem um certo trabalho a fazer. Como em uma grande fábrica, cada mão conhece seu lugar e o trabalho que tem que fazer; assim na maravilhosa peça da maquinaria divina; a obra de Deus sobre a alma, toda a graça do Espírito tem sua obra separada a realizar.
A fé não faz a obra do amor, nem a esperança a da fé, nem o amor a da paciência. Cada graça é diferente, como engrenagens separadas em alguma máquina, tem seu próprio lugar e seu próprio trabalho. A paciência então, tem seu trabalho; e o que é isso? Duplo, de acordo com minha explicação da palavra.
1. Resistir a todas as provações, viver todas as tentações, suportar todas as cruzes, carregar todas as cargas, lutar todas as batalhas, trabalhar em todas as dificuldades e vencer todos os inimigos.
2. Submeter-se à vontade de Deus, reconhecer que ele é Senhor e Rei, não ter vontade ou modo próprio, nenhum esquema ou plano para agradar a carne, evitar a cruz ou escapar da vara da correção; mas submeter-se simplesmente aos tratados justos de Deus, tanto na providência como na graça, acreditando que ele faz bem todas as coisas, que é um soberano "e faz todas as coisas segundo o conselho da sua própria vontade" (Ef 1:11).
Ora, até que a alma seja trazida a este ponto, a obra da paciência não é perfeita; pode estar acontecendo, mas não está consumada. Você pode estar na fornalha da tentação agora, passando pela provação ardente. Você é rebelde ou submisso?
Se ainda rebelde, você deve permanecer na fornalha até que seja trazido à submissão; e não somente assim, mas deve ter submissão completa, ou então a paciência não tem seu trabalho perfeito. A escória da rebelião deve ser removida, e o metal puro aparecer. É toda a graça de Deus sentir isso por um único momento.
Mas não há, e não houve, tempos e estações em sua alma, quando você poderia estar quieto e saber que ele é Deus? Quando você poderia se submeter à sua vontade, acreditando que ele é muito sábio para errar, e bom demais para ser cruel?
Quando essa submissão é sentida, a paciência tem seu trabalho perfeito. Olhe para Jesus, nosso grande exemplo; veja-o no jardim sombrio, com a cruz em perspectiva diante dele na manhã seguinte. Como ele poderia dizer: "Não a minha vontade, mas a sua seja feita!" Havia o perfeito trabalho de paciência na alma perfeita do Redentor.
Agora você e eu devemos ter uma obra em nossa alma correspondente a isso, ou então não estamos conformados com a imagem de sofrimento de nosso Senhor crucificado. A paciência em nós deve ter seu trabalho perfeito, e Deus cuidará que assim seja. Como em uma bela peça de máquina, se o engenheiro vê uma engrenagem solta, ou uma roda fora da engrenagem, ele deve ajustar a parte defeituosa, para que possa trabalhar corretamente, e em harmonia com a máquina inteira. Assim, se o Deus de toda a nossa salvação vê uma graça particular não operando, ou não executando adequadamente sua obra designada, ele pelo seu Espírito influencia o coração para que seja novamente trazido para o trabalho como ele projetou a ser feito.
Meça sua fé e paciência por este padrão, mas não confunda com eles o funcionamento de sua mente carnal. Aqui, nós muitas vezes erramos, pois podemos ser submissos quanto ao nosso espírito - mansos e pacientes, calmos e resignados no homem interior, mas sentir muitas revoltas e rebeliões da carne, e assim a paciência pode não parecer ter o seu trabalho perfeito. Mas, procurar a submissão perfeita na carne é procurar a perfeição na carne, que nunca foi prometida e nunca é dada.
Olhe para o que o Espírito está trabalhando em você, não na mente carnal, que não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar, e, portanto não conhece a sujeição nem a submissão. Olhe para aquele principado interior do qual o Príncipe da paz é Senhor e Governante, e veja se, nas profundezas de sua alma, onde ele vive e reina, há submissão à vontade de Deus.
Mas, acrescenta: "para que possam ser perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.”
A palavra "perfeito" na Escritura não significa, como se aplica a um santo de Deus, ou qualquer coisa que se aproxime da ideia usual de perfeição, como implicação de santidade impecável e sem pecado - mas alguém amadurecido e experimentado na vida de Deus - não mais uma criança, mas um homem adulto.
Quando uma árvore cresceu até sua estatura completa é dito ter alcançado a perfeição; assim quando o Senhor, o Espírito, produziu a obra de paciência em suas almas no que diz respeito a essa obra, vocês são perfeitos, pois ela é a obra de Deus em vocês, e até agora você está "completo", isto é, possuindo tudo o que a graça dá "sem faltar em coisa alguma" que essa graça pode comunicar.
Submeter-se inteiramente à vontade de Deus, e ser perdido e engolido de acordo com ela, é o auge da maturidade cristã aqui embaixo; e quem tem isso, tem tudo, porque ele tem todas as coisas em Cristo. Qual, então, é a maior altura de graça à qual a alma pode chegar? Onde a graça brilhou de maneira tão visível como no Senhor Jesus Cristo? E onde a graça se manifestou mais do que no lúgubre jardim e na cruz sofredora? Não era a natureza humana de Jesus mais manifestamente cheia com o Espírito, e toda graça brilhou nele mais claramente no Getsêmani e no Calvário do que quando no Monte da Transfiguração?
Assim, há uma graça mais manifestada no coração de um santo de Deus que sendo experimentado e tentado, pode dizer: "Tua vontade seja feita", e submeter-se à vara de castigo de seu Pai Celestial, do que quando está se deleitando em raios cheios do Sol da Justiça. Quantas vezes estamos equivocados neste assunto - anseio de gozo, em vez de ver a verdadeira graça nos fazendo se submeter à vontade de Deus, seja no vale ou sobre o monte!
IV. O efeito transformador da graça permite à família tentada e provada de Deus "ter por motivo de toda a alegria" quando cair em diversas tentações.
Esta é a grande chave do todo, e sobre a qual eu não preciso demorar muito, como já antecipei. Devemos "ter por motivo de toda a alegria" quando caímos em diversas tentações. Eu tenho colocado diante de você um problema de aritmética - uma adição de compostos; adicione-os para cima ou para baixo, e olhe para a soma total - "Alegria".
Tome todas as suas provações e marque-as para baixo; em seguida adicione todas as tentações com que sua mente foi exercitada; agora adicione-as acima, e qual é a quantidade total?
Uma palavra de sete letras - uma soma mais valiosa do que se fosse sete figuras, e cada figura um nove - "Alegria". Essa é a soma total, segundo o cálculo do Espírito Santo, de todas as suas provações e tentações. Você deve tê-las "por motivo de toda alegria".
Que aritmética misteriosa! Quão diferente da adição ensinada nas escolas! Quão diferente das somas e problemas colocados em quadros e cadernos! Quão diferente é o resultado que o Senhor, o Espírito, traz de seus próprios cálculos quando os olhava um a um, sem calcular a soma total!
Então, "tenha por motivo de toda a alegria" quando cair em diversas tentações, sabendo que seu efeito é o desmame do mundo - para amar a Cristo - para tornar a sua verdade santos na luz.
Você está satisfeito com a solução do problema? Você pode escrever seu próprio nome no fundo da soma e dizer, "está provado, eu carrego a prova em meu próprio seio?"
J. C.Philpot
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