Título original: A Life of Character
Por J. R. Miller (1840-1912)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Um amigo pagou este tributo a J. R. Miller:
"Nós todos o amávamos. Sua gentileza fez grande o seu carisma. Não havia qualquer fraqueza nele de maneira que todo mundo se sentia atraído por ele. Ele parecia estar tão intimamente em contato com o melhor no coração e na vida... ele era tão gentil como uma criança, mas firme como uma rocha. Ele era amável e atencioso; e sempre verdadeiro."
E sobre ele escreveu Talmage:
"Eu duvido que exista um ministro que viveu em todo o mundo, que tenha feito um trabalho maior, ou que seja mais conhecido internacionalmente, que o Dr. Miller. Na vida eclesiástica, ele é a maravilha da época. Ele tem feito o trabalho de dez homens. Enquanto outros ministros estavam participando de banquetes ou sentados por seus serões - seus pés incansáveis foram vagar pelas ruas da cidade para atender os enfermos, e como Paulo levou o evangelho em muitos lares. E de todos os grandes ministros do passado, não há quem tenha exercido maior influência para o bem. E a cidade inteira deve ser grata pela vida nobre deste homem maravilhoso!"
A Construção do Caráter
A construção do caráter é o negócio mais importante da vida. Pouco importa o que um homem possa fazer no mundo; o verdadeiro sucesso é medido pelo que ele tem feito ao longo dos anos em seu próprio ser.
O verdadeiro caráter deve ser construído seguindo padrões divinos. a vida de cada homem é um plano de Deus. Há um propósito divino a respeito disso que deveríamos considerar.
Nas Escrituras, encontramos os padrões para todas as partes do caráter, não só para os seus grandes e proeminentes elementos, mas também para suas características - as mais delicadas linhas e matizes de sua ornamentação. Os mandamentos, as bem-aventuranças, todos os preceitos de Cristo, os ensinamentos éticos dos apóstolos - tudo nos mostra o padrão pelo qual devemos moldar nosso caráter.
É uma grande coisa para nós ter um pensamento elevado de vida, e sempre procurar alcançá-lo. Miguel Ângelo disse: "Nada faz a alma tão pura, tão religiosa, como o esforço para criar algo perfeito, porque Deus é a perfeição, e quem se esforça para isso, esforça-se para algo que é semelhante a Deus."
A busca de si mesmo, torna-nos mais nobres, mais santos, mais puros, mais fortes. Nós crescemos sempre em direção àquilo que ansiamos. Muitas buscas são recompensadas. Os homens procuram ouro - e não o encontram. Eles tentam alcançar a felicidade - mas a visão sempre recua enquanto a buscam. A busca da verdadeira nobreza, é aquela que é recompensada.
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos", é a própria palavra de nosso Senhor. A busca do bem espiritual jamais será em vão. E o desejo incessante, com fervor para alcançar o bem, eleva a vida na realização permanente daquilo que é assim persistentemente procurado.
Há certas coisas essenciais em todo edifício. Toda estrutura requer uma boa base. Sem isso, nunca pode subir para a verdadeira força e grandeza. O edifício mais bonito criado na areia, é inseguro e deve cair. Há apenas uma base para o caráter cristão. Devemos construir sobre a rocha; ou seja, temos de ter, como base do nosso caráter, princípios grandes e eternos.
Um desses princípios é a VERDADE. Ruskin nos diz que, em uma famosa catedral italiana há uma série de figuras colossais erigidas entre as madeiras pesadas que suportam o telhado. Olhadas da calçada, essas estátuas têm aparência de grande beleza. Curioso para examiná-las - Ruskin diz que subiu um dia para o telhado, e pôs-se ao lado delas. Amarga foi sua decepção ao descobrir que apenas as partes das figuras que podiam ser vistas a partir da calçada foram cuidadosamente acabadas. O lado oculto era áspero e inacabado.
Não é suficiente tornar nossa vida verdadeira somente na medida em que os homens podem vê-la. Temos, senão desprezo por homens que professam a verdade, e, em seguida, em sua vida secreta – aportam o engano e a insinceridade.
Deve haver verdade por completo, no edifício realmente nobre e digno. Uma pequena falha, feita por uma bolha de ar no conjunto, tem sido a causa da ruptura das grandes vigas anos depois, e a queda da imensa ponte cujo peso repousava sobre elas.
A verdade deve estar no caráter – verdade absoluta. A menor falsidade mancha a beleza da vida.
Outro desses princípios essenciais é a PUREZA. "todas as coisas são puras", diz o apóstolo, do mesmo modo isto se aplica a tudo o que é verdadeiro, justo e honrado.
É um princípio da Escritura, que um homem que vive mal, nunca pode construir um caráter verdadeiramente bonito. Somente aquele que tem um coração puro pode ver a Deus, para saber qual é o ideal da vida. Somente aquele cujas mãos estão limpas, pode construir segundo o padrão perfeito.
O AMOR é outra qualidade que deve ser trabalhada dentro desta fundação. O amor é o contrário do egoísmo. É a realização de toda a vida como a de Cristo - ser usado para abençoar os outros.
"Enquanto eu estive aqui", disse o presidente Lincoln, depois de sua segunda eleição: "Eu não plantei voluntariamente um espinho no seio de qualquer homem." Essa é uma frase de amor -nunca causar desnecessariamente dor ou ferir um semelhante.
A outra parte é a positiva - viver para fazer o maior bem para todos os outros seres, sempre que se ofereça oportunidade.
Verdade, pureza, amor - estes são os princípios imutáveis que devem ser construídos na fundação do templo do caráter. Nós nunca podemos ter uma estrutura nobre, sem uma base forte e segura.
Sobre a fundação assim colocada, o caráter deve ser construído. Nenhum magnífico edifício jamais cresceu por milagre. Pedra por pedra se elevava, cada bloco colocado em seu lugar pelo trabalho e esforço.
"Você não pode sonhar em ter um caráter divino", diz um escritor; "Você deve martelar e forjar um." Mesmo com a melhor base, deve ser fiel edificando de forma paciente até o fim.
Cada um deve construir o seu próprio caráter. Ninguém pode fazer isso por ele. Ninguém além de você mesmo, pode fazer a sua vida bela. Ninguém pode ser verdadeiro, puro, honrado e amoroso – em seu lugar.
Orações e ensinamentos de uma mãe, não podem dar-lhe a força de alma e grandeza de espírito. Somos ensinados a edificar um ao outro, e nós, em verdade, ajudamos a construir o templo da vida - um do outro.
Consciente ou inconscientemente, estamos continuamente deixando toques nas almas dos outros, toques de beleza, ou de estrago. Em todos os livros que lemos, o autor coloca algo novo na parede da nossa vida. Cada hora de companheirismo com outros dá tanto um toque de beleza, ou uma mancha ao nosso espírito. Cada música que é cantada no nosso ouvido entra no nosso coração e torna-se parte do nosso ser. Mesmo o cenário natural no meio em que vivemos - deixa a sua impressão sobre nós. Assim, outras, portanto, todas as coisas sobre nós - têm de fato, o seu lugar como construtores de nosso caráter.
Mas somos nós próprios os construtores reais. Outros podem levantar os blocos no lugar, mas temos de colocá-los na parede. Nossas próprias mãos dão os toques de beleza - ou de defeito, quaisquer que sejam as mãos de outros que seguram os pincéis ou que misturam as cores para nós.
Se o edifício estiver manchado ou feio quando ele for concluído, não podemos dizer que foi culpa de alguma outra pessoa. Outros podem ter pecado - e a herança do pecado é sua. Outros podem ter sido extremamente injustos com você - e a dor ainda permanece em sua vida.
Você nunca pode ser o mesmo neste mundo que quanto ao que poderia ter sido, senão para o ferimento. Você não é responsável por estas manchas de seu caráter que foram feitas por mãos alheias. Ainda que você seja o construtor - você e Deus.
Mesmo os fragmentos quebrados daquilo que parece uma ruína - você pode tomá-los, e com eles, pela graça de Deus, pode fazer um tecido nobre. É estranho como muitas das vidas mais belas da Terra, têm crescido a partir do que parecia derrota e fracasso. Na verdade, Deus parece amar construir beleza espiritual a partir dos fragmentos de vidas naufragadas, mesmo dos restos do pecado. Em uma grande catedral tem sido dito de uma janela, que ela foi feita por um aprendiz com os pedaços de vidro coloridos que foram jogados fora como lixo e resíduos sem valor, quando as outras janelas foram feitas - esta é a mais bela janela de todas.
Você pode construir um caráter nobre por si mesmo, apesar de todos os ferimentos e injúrias feitas a você, intencionalmente ou não, por outros, com os fragmentos das esperanças quebradas e alegrias, e as oportunidades perdidas que se encontram espalhados sobre seus pés. Nenhum outro, por seu pior trabalho de estrago de dor - pode impedir a sua construção de um caráter bonito para você mesmo!
Quando o antigo templo de Salomão foi erigido, as coisas mais caras e bonitas de todo o mundo foram reunidas e colocadas na casa sagrada. Da mesma forma, devemos procurar em todos os lugares por tudo o que é verdadeiro, tudo o que é amável, tudo o que é puro para construir em nossa vida. Tudo o que podemos aprender com os livros, da música, da arte, dos amigos; tudo o que podemos reunir a partir da Bíblia e receber das mãos do próprio Cristo; devemos tomar e construir em nosso caráter, para torná-lo digno.
Mas, a fim de descobrir as coisas que são amáveis, temos de ter a amabilidade em nossa própria alma. "Embora nós viajemos o mundo para encontrar o belo", diz alguém, "devemos carregá-lo em nosso próprio coração, ou, então poderemos ir para onde não vamos poder encontrá-lo!"
Apenas um puro, verdadeiro, amoroso coração - pode descobrir as coisas que são verdadeiras, puras, e amáveis para construir no caráter. Devemos ter Cristo em nós, e então veremos de maneira cristã as coisas em todos os lugares, e reuni-las em nossa própria vida.
Existem algumas pessoas que, no desencorajamento da derrota e fracasso - sentem que é então tarde demais para eles construírem o seu belo caráter. Eles perderam a sua última oportunidade, é isto o que lhes parece. Mas isso nunca é verdade, para as pessoas por quem Cristo morreu.
Um poeta fala de andar em seu jardim e ver um ninho de pássaros sobre o chão. A tempestade varreu a árvore e arruinou o ninho. Enquanto ele meditava tristemente sobre a destruição da casa dos pássaros, ele olhou para cima, e lá ele os viu construindo uma nova entre os galhos.
As aves nos ensinam uma lição imortal. Apesar de tudo parecer perdido, não vamos sentar e chorar em desespero, mas vamos nos levantar e começar a construir novamente. Ninguém pode desfazer um passado errado. Ninguém pode reparar as ruínas de anos que se passaram. Nós não podemos viver a nossa vida mais uma vez. Mas, aos pés de nosso Pai - podemos começar de novo como pequenas crianças, e fazer toda a nossa vida de novo.
Construção de Vida Inacabada
"Este homem começou a construir e não pôde acabar!" (Lucas 14:30)
Nós somos todos construtores. Nós não podemos construir qualquer casa ou templo em uma rua da cidade para os olhos humanos verem, mas cada um de nós constrói um edifício que Deus vê! A vida é um edifício. Ele sobe lentamente, dia a dia, ao longo dos anos. Cada nova lição que aprendemos estabelece um outro bloco no edifício que está aumentando em silêncio dentro de nós.
Cada experiência, cada toque de uma outra vida na nossa, toda influência que nos impressiona, todos os livros que lemos, todas as conversas que temos, cada ato de nossos mais comuns dias - acrescenta algo ao edifício invisível. Tristezas, também, têm o seu lugar na preparação das pedras para serem colocadas na parede da vida.
Há muitas estruturas nobres construídas neste mundo. Mas também há muitos que constroem somente alicerces, barracas miseráveis, sem beleza, que serão varridos no fogo da provação. Há muitos, também, cuja vida mostra o trabalho de um edifício inacabado.
Havia um belo plano para começar, e o trabalho foi promissor por um pouco de tempo, mas depois de um tempo ele foi abandonado e deixado em pé, com as paredes até a metade - um fragmento inútil, aberto e exposto, uma ruína completa e inglória – que nada diz da história de esplendor passado como fazem as ruínas de um velho castelo ou coliseu - um monumento somente de loucura e fracasso.
Alguém escreve: Não há nada mais triste do que uma ruína incompleta, que nunca foi de uso, que não era o que estava destinado a ser, em que não há, o que é puro, santo, associações nobres, nem batalhas travadas e vitórias alcançadas. Deus os vê onde não podemos enxergar. A torre mais alta, pode ser mais inacabada do que a menor - para Ele.
Não devemos esquecer a verdade desta última frase. Há vidas que aos nossos olhos, parecem só terem sido iniciadas e depois abandonadas, que aos olhos de Deus ainda estão subindo em mais graciosa beleza.
Aqui está alguém que começou o seu trabalho de vida com todo o ardor da juventude e todo o entusiasmo de um espírito consagrado. Por um tempo a sua mão nunca cansou, sua energia nunca diminuiu. Amigos esperavam grandes coisas dele. Em seguida, sua saúde cedeu. A mão diligente encontra-se dobrada agora em seu seio. Seu entusiasmo não mais o leva para a frente. Sua obra encontra-se inacabada.
"Que pena!" os homens dizem. Mas espere! Ele não deixou o trabalho em sua vida inacabado - como Deus o vê. Ele está descansando em submissão aos pés do Mestre, e está crescendo enquanto isso nas graças cristãs. O templo espiritual em sua alma está subindo lentamente no silêncio.
Todos os dias está adicionando algo para a beleza de seu caráter enquanto ele aprende as lições da paciência, confiança, paz, alegria, amor. Sua construção, no final, vai ficar mais bonita, do que se tivesse sido permitido trabalhar por muitos anos ocupado na realização de seus próprios planos. Ele está cumprindo o plano de Deus para a sua vida.
Não devemos medir o edifício espiritual – por padrões terrenos. Onde o coração permanece leal e fiel a Cristo; onde a cruz do sofrimento é retomada com alegria e sendo suportada com doçura; onde o espírito é obediente, embora as mãos possam estar dobradas e os pés possam estar cansados - ainda assim o templo sobe continuamente em direção à beleza final.
Mas há edifícios de vida abandonados - cuja história conta somente vergonha e fracasso. Muitas pessoas começam a seguir a Cristo, e depois de um pouco de tempo desviam de sua profissão, e deixam apenas um começo pretensioso ficar como uma ruína, para ser ridicularizado pelo mundo, e desonrar o nome do Mestre.
Às vezes, é o desânimo que leva os homens a desistirem do trabalho que eles começaram. Em um de seus poemas, Wordsworth conta uma história patética de um montão de pedras brutas e o início de um curral, que nunca foi terminado. Com sua esposa e único filho, o velho Michael, um pastor de Highland, habitou por muitos anos em paz. Mas o problema veio e foi necessário que o filho fosse embora para viver por si mesmo por um tempo. Por um tempo bons relatórios vieram dele, e o velho pastor iria visita-lo quando tivesse uma folga no trabalho do curral das ovelhas que ele estava construindo. Aos poucos, no entanto, uma triste notícia veio de seu filho Luke. Na grande cidade dissoluta, ele próprio havia se envolvido em maus caminhos. A vergonha caiu sobre ele, e ele procurou um esconderijo para além dos mares. As notícias tristes partiram o coração do velho pai. Ele andava como antes, cuidava de suas ovelhas. Ele ia de vez em quando ao vale, para construir o aprisco inacabado. Mas os vizinhos em sua piedade notaram que ele fez pouco trabalho nesses dias tristes. Anos depois, o pastor foi embora, e os restos do aprisco inacabado ainda estavam lá, um memorial triste de alguém que começou a construir, mas não terminou. A tristeza partiu seu coração e sua mão afrouxou.
Demasiadas vezes edifícios de vidas nobres são abandonados no tempo de tristeza, e as mãos que foram rápidas e hábeis antes que a tristeza viesse, caíram para baixo e nada mais acrescentaram à parede do templo da vida. Em vez disso, no entanto, a tristeza, em vez de nos levar a desistir de nosso trabalho e vacilar na nossa diligência - deve inspirar-nos a uma maior seriedade em todos os deveres e maior fidelidade em toda a vida.
A falta de fé é outra causa que leva muitas pessoas a abandonarem os seus templos de vida, inacabados. Multidões seguiram Cristo nos dias iniciais do Seu ministério, quando tudo parecia brilhante, mas quando viram a sombra da cruz, viraram-se para trás e não mais andavam com ele. Eles perderam a sua fé nele.
É surpreendente ler quão perto mesmo os apóstolos chegaram a deixar seus edifícios inacabados. Não tinham a sua fé depois que Cristo ressuscitou, eles teriam deixado neste mundo somente memoriais tristes de falha, em vez de gloriosos templos acabados.
Nestes dias, há muitos que através da perda de sua fé, estão abandonando o seu trabalho na parede do templo do discipulado cristão, que eles começaram a construir. Quem não conhece aqueles que haviam sido sérios e entusiastas na vida cristã, enquanto houve pouca oposição, mas que desmaiaram e falharam - quando se tornou difícil confessar a Cristo e caminhar com Ele?
O pecado em alguma forma atrai muitos construtores para longe de sua obra – deixando-a inacabada. Pode ser fascínio do mundo, o que lhes atrai para longe de Cristo. Podem ser maus companheiros, que lhes tentam para deixar a amizade leal ao Salvador. Podem ser riquezas, que entram no seu coração e cegam os olhos para os atrativos do céu. Pode ser algum desejo impuro secreto, que ganha poder sobre eles e paralisa sua vida espiritual.
Muitos são aqueles que agora em meio a uma multidão do mundo - que uma vez sentaram à mesa do Senhor e estavam entre o povo de Deus. Suas vidas são edifícios inacabados, torres que começaram com grande entusiasmo e depois ficaram esquecidas para contar sua triste história de fracasso para todos que passam. Eles começaram a construir e não foram capazes de terminar.
É triste pensar quanto desse trabalho inacabado, Deus vê assim como Ele olha para baixo em cima de nossa terra. Pensa no bom começo que nunca chegou a nada no final. Pensa nas excelentes resoluções que nunca são realizadas, os planos de vida nobres que foram entretidos por tantos jovens com ardente entusiasmo, mas logo desistiram. Pensa nas belas visões e esperanças elevadas que poderiam ser feitas esplêndidas realidades, mas que se desvanecem, sem qualquer séria tentativa de trabalhá-las na vida.
Em todos os aspectos da vida nós vemos estes edifícios abandonados. O mundo dos negócios está cheio deles. Os homens começaram a construir, mas em pouco tempo eles foram embora, deixando seu trabalho incompleto. Eles chegaram com entusiasmo, mas ficaram cansados no tempo com o esforço ou ficaram desanimados com a lenta vinda de sucesso, e abandonaram seu ideal quando estivesse talvez pronto para ser realizado.
Muitas casas apresentam o espetáculo de milhares de sonhos de amor abandonados. Por um tempo, a bela visão brilhou e dois corações tentaram torná-lo realidade, mas desistiram em desespero.
Assim, a vida em todos os lugares está cheia de inícios, que nunca são exercidos até a conclusão. Não há uma alma destruída nas ruas, não há um prisioneiro cumprindo uma sentença atrás das grades, não há um rebaixado, caído em qualquer lugar - em cuja alma não houve uma vez visões de beleza, grandes esperanças, pensamentos e propósitos sagrados e elevados, e o desejo de realizar algum ideal belo e nobre. Mas, infelizmente! as visões, as esperanças, as finalidades, as resoluções nunca passaram de começos. Deus se inclina para baixo e vê um grande deserto de edifícios inacabados, possibilidades brilhantes não cumpridas, nobres “poderiam-ter-sido” abandonados; ruínas horríveis agora, memoriais tristes somente de fracasso!
A lição de tudo isso é que devemos terminar o nosso trabalho, que não devemos permitir que nada nos afaste do nosso dever, que nunca devemos nos cansar de seguir a Cristo, que devemos perseverar, desde o início de nossos ideais - firmes até o fim.
Não devemos vacilar sob qualquer encargo, em face de qualquer perigo, diante de qualquer demanda de custo ou sacrifício.
Nenhum desânimo, nenhuma tristeza, nenhuma atração mundana, nem dificuldades deveriam enfraquecer por um momento a nossa determinação de ser fiel até a morte! Ninguém que tenha começado a construir em Cristo deveria deixar abandonado, inacabado o trabalho de vida, para seu próprio sofrimento eterno!
No entanto, devemos lembrar, a menos que fiquemos desanimados, que só em senso humano relativo, pode ser feito qualquer edifício de vida completamente. O nosso melhor trabalho na terra, é, senão manchado e imperfeito. É somente quando estamos em Cristo, e somos colegas de trabalho com Ele, que tudo o que fazemos pode ser feito sempre perfeito e belo. Mas os mais fracos e os mais humildes, que são simplesmente fiéis estarão afinal - completos nEle. Até mesmo o mero fragmento de vida, como ele aparece aos olhos dos homens, se está verdadeiramente em Cristo e cheio de Seu amor e com o Seu Espírito -aparecerá terminado, quando se apresentar diante da presença divina.
Para fazer a vontade de Deus, qualquer que seja, para cumprir o Seu plano, é ser completo em Cristo, mesmo que vivamos, senão um dia, e embora o trabalho que temos feito não atenda a qualquer grande plano humano e não deixe uma recordação brilhante entre os homens .
A Criação do Caráter
"Um bom nome é mais desejável do que grandes riquezas; ser estimado é melhor do que prata ou ouro." (Pv 22: 1)
Devemos procurar reunir neste mundo - tesouros que podemos levar conosco através do portões da morte, e para o mundo eterno. Devemos nos esforçar para construir em nossas vidas, qualidades que perseveram.
Os homens se escravizam e trabalham para conseguir um pouco de dinheiro, ou para obter honra, ou poder, ou para ganhar uma coroa, senão terrena, e quando passam para a grande vastidão para sempre, eles não levam nada de tudo isso com eles!
Um grande conquistador que havia vencido impérios e hordas de despojos, pediu que ele fosse enterrado com as mãos descobertas, para que todos vissem que suas mãos estavam vazias - que ele nada levou consigo de todas as suas vastas conquistas.
No entanto, há coisas virtuosas, frutos de caráter, graças, vitórias de conquistas morais, que os homens carregam com eles quando deixam este mundo. Alguém diz: "A única coisa que anda para trás do túmulo com os enlutados e se recusa a ser enterrada, é o caráter." Isso é verdade. que um homem, sobrevive a ele. Ele nunca pode ser enterrado. Ele permanece sobre a sua casa, quando seus passos não são mais ouvidos lá. Ele vive na comunidade onde ele era conhecido. E a mesma coisa - que um homem é - ele carrega com ele para o mundo eterno. Dinheiro, posição e prazeres terrenos ganhos - ele deixa atrás de si; mas seu caráter, ele leva consigo para a eternidade.
Isto sugere uma vez, a importância do caráter e a construção do caráter. Um homem pode não ser tão bom quanto sua reputação. Uma boa reputação pode esconder um coração mau e uma vida má. O caráter não é o que um homem professa ser, mas o que ele realmente é - como Deus o vê. Definição é importante. Reputação não é o caráter. Reputação é o que os vizinhos e amigos de um homem pensam dele; caráter é o que o homem é.
A história da palavra "caráter" é interessante. Antigamente, caráter era o carimbo pelo qual um pedreiro, um gravador, ou outro trabalhador marcava a coisa que ele fez. Aplicado à vida, caráter é o que nossas experiências imprimem em sua alma.
Um bebê não tem caráter. Sua vida é apenas um pedaço de papel em branco em que algo está para ser escrito, uma música ou uma história, talvez uma tragédia de tristeza. O caráter cresce à medida que o bebê passa para a idade adulta. A cada dia algo está escrito aqui, alguma marca é feita. A mãe escreve alguma coisa; o professor escreve alguma coisa; cada experiência diária escreve algumas palavras; cada toque ou influência de outras vidas, deixam alguma marca; tentação e luta fazem a sua parte no preenchimento da página; livros, educação, tristeza, alegria, companheiros, amigos - todos os toques de vida pintam alguma linha de beleza - ou arranhões deixam alguma marca de dano. O caráter final é o resultado de todas estas influências que trabalham e interagem sobre a vida. O caráter é a página totalmente escrita, a imagem concluída.
O caráter de Cristo é o modelo, o ideal, para toda a vida cristã. No final, devemos ser completamente como Ele; portanto, todos os esforços devem ser no sentido da beleza abençoada de Cristo. Encontramos Sua imagem nos Evangelhos. Podemos olhar para isto todos os dias. Podemos estudá-lo em seus detalhes, como nós seguimos o nosso Senhor, em Sua vida entre os homens, em todas as variadas experiências pelas quais ele passou.
Uma menina cristã foi perguntada, "O que é para você ser um cristão?" Ela respondeu: "É fazer o que Jesus faria, e se comportar como ele iria se comportar se Ele fosse uma menina e vivesse em nossa casa." Nenhuma resposta melhor poderia ter sido dada. E não há praticamente nenhuma experiência da vida, para a qual não possamos encontrar algo na vida de Cristo para nos instruir.
Podemos ver como Jesus se comportou como uma criança em casa, como um homem em meio a necessidades e deveres, como um amigo com os amigos faltosos e imperfeitos, como um confortador entre os feridos pela tristeza, como um ajudante de outros em seus males e enfermidades. Podemos encontrar os traços e qualidades de sua vida, como elas brilham para fora em seu contato com a tentação, com a inimizade, como erro, com a dor, com a tristeza.
O estudo da história da vida de Cristo, não é como o estudo de uma imagem ou estátua de mármore; vemos Cristo em todas as relações humanas, e podemos aprender apenas como Ele agiu, como Ele deu a si mesmo.
Uma criança perguntou à mãe: "É Jesus, como qualquer um que eu conheço?" É possível encontrar reflexões sombrias da beleza de Cristo nos Seus verdadeiros seguidores; ainda assim, não precisamos voltar-nos para a vida humana, mesmo a mais perfeita, para saber o que Jesus era, pois podemos vê-lo na história do Evangelho por nós mesmos.
Nós não temos nenhuma desculpa para não saber o que é o ideal para uma vida humana verdadeira.
A próxima coisa, quando temos a visão de Cristo diante de nós, é para tê-lo implantado em nossa própria vida.
Alguém diz: "Deus nunca nos permitiu vislumbrar uma teoria suficientemente bonita do Seu poder para fazer o que é prático." Isso é verdade, e nunca sem esforço e luta poderemos fazer um caráter honroso para nós mesmos. Não podemos apenas sonhar – em sermos homens e mulheres dignos, devemos sim, forjar para nós mesmos, com o suor e angústia, a nobreza que deve brilhar diante de Deus e do homem.
Na presença de uma grande pintura, um jovem artista disse ao Sr. Ruskin, "Ah, se eu pudesse colocar tal sonho em tela." "Sonho sobre tela!" resmungou Ruskin. "Vai levar dez milhões de toques de pincel na tela - para tornar seu sonho realidade!"
É mais fácil colocar na tela sonhos de um artista do que colocar em nossas vidas humanas as belas visões da semelhança de Cristo que encontramos nas páginas do Evangelho. No entanto, esse é o problema real da vida cristã. E embora difícil, não é impossível. Se nós, senão lutarmos e tentarmos e trabalharmos, em nossos esforços para traduzir as nossas visões de caráter em realidade, como os artistas fazem para pintar suas visões sobre a tela, ou esculpi-las em pedra - seríamos todos muito nobres. Nunca ainda tem um ideal sido demasiado elevado para ser realizado afinal, com a ajuda de Cristo. As visões celestiais que Deus nos dá - são profecias do que nós podemos nos tornar, o que ainda está por vir.
No entanto, o custo é sempre alto para esculpir a beleza que Deus nos mostra como um ideal para as nossas vidas. Custa a autodisciplina, muitas vezes angústia, como devemos negar a nós mesmos, e cortar as coisas que amamos. O EGO deve ser crucificado se a virilidade nobre em nós deve sempre ser posta em liberdade para brilhar em sua beleza - se o anjo dentro do bloco de mármore está ainda preso, Michelangelo costumava dizer, como as lascas caem rapidamente do pedaço de mármore em seu estúdio, "Enquanto os resíduos de mármore caem, a escultura cresce." Deve haver um desperdício de si, um desbastamento contínuo das coisas que são caras à nossa natureza humana pecadora, se as coisas que são verdadeiras e puras e justas e amáveis devem ser habilitadas para saírem de nós. O mármore deve se desperdiçar - enquanto a imagem cresce! Não é fácil tornar-se um homem de Deus, um homem cristão. No entanto, nunca devemos esquecer que é possível. Deus nunca colocará em uma alma um sonho de caráter nobre, que ele não seja capaz e pronto para ajudar a tornar real.
|