Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A PREVIDÊNCIA ELITIZADA
DIRCEU DETROZ

Não importa como o governo Temer terminará. Sua marca na História já foi escrita. “O governo dos cortes”. E pior. Com a aprovação da PEC 241, Temer poderá ainda um dia, ser comparado com Collor de Mello. A PEC 241 é um plano econômico disfarçado.

E não ficamos apenas nisso. Com a aprovação dos cortes, chegará a vez da reforma da previdência. Novamente com todo o ônus depositado na conta de quem vive na base da pirâmide social. Muitos afirmam que a previdência no Brasil acabará. Tenho outra teoria. Ela será elitizada. Falarei disto mais adiante.

A ideia para este artigo chegou assistindo a entrevista do presidente Michel Temer a jornalista Miriam Leitão. Quando perguntado com que idade se aposentou, o presidente rindo disse textualmente: “Tenho até vergonha de dizer”.

E se até aí não havia nenhuma novidade, o que ouvi em seguida me surpreendeu. Temer deu-se ele próprio de exemplo para o aumento da idade. “Viu, e ainda estou aqui trabalhando”. E que me levou mentalmente a perguntar: E Michel Temer alguma vez “trabalhou” na vida? É claro que não! Nem a noção do que é “trabalhar” ele tem.

Suas declarações, no entanto, serviram para clarear alguns aspectos da reforma da previdência. Ela está sendo idealizada com o olhar elitizado. Atingir a idade proposta para quem nunca tirou a bunda da cadeira. Nunca saiu do escritório, ou do gabinete é uma moleza. Temer serviu de fato como um bom exemplo.

Vou fazer hipoteticamente uma analogia do trio que comanda o Brasil, com eles em profissões que exigisse “trabalhar”. Imagino os três louquinhos por um sofá macio no fim do dia. Uma água “mineral”. Sem chances de chegarem aos sessenta e cinco anos “trabalhando”. E que eu esteja errado. Talvez, doentes e comprando remédios.

Michel Temer seria um ótimo estivador. Henrique Meirelles, se fosse tão ruim em outra profissão como é economista, certamente estaria desempregado bem antes dos cinquenta anos. Bonzinho que sou, dou-lhe um “trabalho” na construção civil. Eliseu Padilha, bem, esse nunca encontraria “trabalho”.

Nestas profissões, e faltando uma década e meia ou mais, para atingirem a idade limite que a reforma que implantar, o que os três estariam pensando deles próprios? Existem ainda, duas outras variáveis não postas na equação. Expectativa de vida não quer dizer necessariamente “saúde”. No Brasil então... Aqui no Sul ficaríamos em média 15 anos aposentados, enquanto no Nordeste, a média cairia para cinco anos. É justo? Não é!

A proposta de uma previdência elitizada está em gestação. Em “2060”, ela não estará “quebrada”. Na base da pirâmide 75% continuará “apenas contribuindo”, para o topo da pirâmide se aposentar e aproveitar. Sem nunca precisar pensar em “salário-mínimo".


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 55557


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60567 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59906 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58794 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58714 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58432 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 58294 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57975 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57852 Visitas
BOLERATA EM SERRO. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 57787 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57674 Visitas

Páginas: Próxima Última