Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Último capítulo
Humberto

Local: Salã de festas da mansão do falecido Bartholomeu Gouvêia de Bulhões ( RJ )

Se encontram presentes no local, além da viúva Laurita Espinoza de Bulhões, os filhos Otávio, Plutarco, Magali, Osmar e Chico. O clima é de tensão.

Os faxineiros ( personagens cômicos da trama, aliás, em sua última participação no episódio ) Uílenelson e Elvisprésleisson recolhem os cinzeiros cheios e se retiram.

- Bem, meus filhos - começa a quebrar o gelo a viúva, Laurita - infelizmente não temos como saber quem será o herdeiro da fortuna de Bartholomeu...

- Oras, e por quê?, retruca Chico, o mais velho dos irmãos, presidente das empresas Bartholomeu Gouvêia de Bulhões.

- Porque, responde Laurita, não sabemos onde está... a chave!

( Som de tambores estilo "Carmina Burana" )

- Não sabem?, ri-se Chico. Mas acontece que... EU SEI!

- Sabe?, espanta-se Osmar, o segundo.

- Claro, hahaha. Esteve comigo o tempo todo!, responde, triunfante, Chico.

- OHHHHHHH!, fazem todos.

- Mas...como?, pergunta a viúva, Laurita.

- Eu peguei, enquanto vocês, imbecis, procuravam pela declaração firmada.

- OHHHHHHHH!, fazem todos, novamente. Entram os tambores estilo "Carmina Burana".

- Aliás, - diz, interrompendo os tambores, Magali, a filha única e ainda virgem aos 36 anos de idade - foi bom tocarem no assunto da declaração desaparecida.

- É mesmo? E por quê?, quis saber Plutarco.

- Simples. Porque ela esteve comigo durante todo esse tempo!, revela Magali, para espanto de todos. E digo mais - continua ela.

- O quê?, pergunta Laurita.

- Eu já não sou mais virgem..., diz, olhando na direção de... Otávio, o caçula, que fica branco e, depois, enrubesce.

( TCHIM, TCHIM, TCHIM, TCHIM - Som mezzo-copiado de Bernard Hermann )

Laurita desmaia. Vem os comerciais.

( 5 minutos de chatice depois... )

- Mãe. Mãe...

- UOOGHHH! O que houve?

- Você desmaiou quando soube que Magali não era mais virgem.

- UGGGGH!, gemeu Laurita, sentindo o fígado na boca.

- Na verdade, mamãe - prossegue Magali, em tom desafiador e vingativo - você desmaiou quando percebeu com quem eu perdi a virgindade: o Otavinho, o "caçulinha".

- Oras, sua dupla de vagabundos! Onde já se viu uma coisa dessas, um pecado contra a Natureza?? Seuss... seusss...VERMES! Irmão e irmã!!!!!!!

- Só que ele não é bem meu irmão, não é, mamãe?

- O que quer dizer?, indaga Chico.

- Pergunte à mamãe, sobre o instrutor de caça à raposa.

Todos olham para Laurita, que se encolhe no sofá Louis Vutton. A traição de tantos anos fôra revelada.

- Isso quer dizer que eu...?, murmura Otávio.

- ... não tem direito à herança integral, responde Magali.

- Mas como podemos saber? O testamento desapareceu durante o incêndio na fábrica - diz Osmar, lembrando o incêndio suspeito ocorrido 7 meses atrás.

- Nada disso!, irrompe uma voz.

Entra na sala o senhor...

... nome é Elias P. Adamastor Sepúlveda, do escritório Sepúlveda & Filhos. Trago comigo a cópia do testamento do sr. Bartholomeu Gouvêia de Bulhões. Devo informar à família da última vontade do sr. Bartholomeu.

- Mas como assim?, surpreende-se Laurita. "E quanto à banca que sempre serviu à família Gouvêia de Bulhões?"

- Não posso falar a respeito de concorrentes - desdenha Dr. Elias - mas a escolha do sr. Bartholomeu por nossa firma muito nos honrou.

Dito isso, Dr. Elias abre a pasta, tira um documento, e se põe a ler:
"Rio de Janeiro... data de... Eu, Bartholomeu Gouvêia de Bulhões... plenas capacidades mentais... é de meu desejo e vontade que toda a minha fortuna seja herdada por meu honrado e estimado amigo..."

- O chá está servido!, interrompe Artemus, o mordomo, trazendo o carrinho de chá.

O advogado prossegue:

"...além de leal servidor...ARTEMUS!"

O mordomo, que segurava uma bandeja de prata deixa-a cair. Laurita desmaia novamente. Magali dá uma risada demoníaca. Otávinho, que nem pertence diretamente à família, não se abala muito. Chico se desespera. Osmar fica estupefato.

Adeus, senhores - despede-se o Dr. Elias - Se um dia algum dos senhores e senhoras precisar, nosso escritório estará à disposição.

E sai porta afora.

Os "ex-herdeiros" olham para aquele mordomo.

Ou melhor, "ex-"mordomo. Ele olha a bandeja no chão, depois encara os familiares do saudoso patrão Bartholomeu. Se apruma, respita. E expira. Então:

- Senhores e senhoras... peço-lhes sua atenção, por favor...

Todos pensam a mesma coisa, sem que ninguém comunique-se um com o outro. Que ele reconhecerá não ter direito de ser considerado herdeiro do Dr. Bartholomeu, o patriarca. Que sempre foi feliz servido bandejas, e que deseja continuar assim até o fim de sua vida, servindo. Que é o que de melhor sabe fazer. Que o velho Barthô devia estar passando por alguma moléstia mental quando assinou esse documento.

Prossegue Artemus:

- Queiram por favor retirar-se de minhas propriedades, senão serei obrigado a chamar a polícia.

( TCHIM, TCHIM, TCHIM )

Entram os créditos finais.

FINAL ALTERNATIVO, DEIXADO DE LADO NO ÚLTIMO MINUTO PELOS AUTORES, QUE QUERIAM PASSAR UM SUSPENSE PROS TELESPECTADORES.

Dr. Elias lê o testamento para a platéia de familiares do Dr. Bartholomeu Gouvêia de Bulhões:

"... e que plenamente dotado de minhas faculdades mentais, eu, Bartholomeu Gouvêia de Bulhões deixo toda minha herança para meus familiares ( lista os familiares felizardos ), como minha vontade e desejo após minha morte."

- ÊÊÊBAAAAAA!, exulta a família.

Mas Dr. Elias interrompe o momento de alegria familiar:

- Calma, calma. Há um adendo.

- O quê? Que tipo de "adendo"?, pergunta Laurita, a viúva, que já faz planos de viajar pela Itália com o amante de longa data, Demerval, o motorista da limusine ( o instrutor de caça é o reserva ).

Completa Dr. Elias:

- "E em caso da morte de todos meus herdeiros, toda a fortuna será de meu fiel criado, além de leal amigo, Artemus."

- Ahhhhhh! - fazem todos, alivados, pois todos gozam de ótima saúde, graças ao ar de Petrópolis, onde viveram e foram criados.

Mesmo assim, os herdeiros começaram a discutir a validade do tal adendo, considerando que, talvez, o velho patriarca da família já estivesse perdendo a sanidade mental quando tomou tal decisão.

Dessa forma, ninguém percebeu o gosto estranho do chá que Artemus lhes servira.

...


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Contos Um mini-conto de horror Humberto
Crônicas Assuntando com os santos Humberto
Crônicas Piquenique fantástico Humberto
Crônicas Último capítulo Humberto
Crônicas O cavalinho azarado Humberto
Crônicas Entrou na política, a pessoa se transforma Humberto
Crônicas A mulher-zumbi e seu celular Humberto
Crônicas O produto Humberto
Crônicas A maldição do último carro do cortejo fúnebre Humberto
Crônicas Seu Sestércio Humberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 20.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55079 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54786 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última