Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Entrou na política, a pessoa se transforma
Humberto

A conversa na padaria ia animada:

- É trinta milhão que o senador levou!!! Já pensou, mano? Trinta milhão!! Dava prá se arrumar bonito! - exclamava, empolgado, Turúbio.

Os outros só escutando e balançando a cabeça, como quem concorda.

Mas na expressividade de Turíbio não havia revolta. Havia nítida inveja. Quem dera Turíbio estivesse "lá" também:

- Ah, meu, todo mundo rouba! Não tem santo lá, não! É um comendo o outro!

E a audiência concordando com Turíbio. Todos eles, de classe-média. Paulistanos. Curtindo uma cervejinha, uma porção de calabreza e um futebolzinho na TV da padaria. Domingo à tarde.

- Por quê você não vai então? - alguém indaga a Turíbio.

- "Por quê não"? - ele respondeu - Oras, sei lá.

- E se a gente te ajudasse?

- Como assim?

- Você é bastante conhecido no bairro. A gente conhece bastante gente. Você sabe falar bem, tem diploma, tem boa apresentação.

- Ah, não tá falando sério... - tentou desconversar Turíbio.

- Não, insistiu o interlocutor. Falo sério. Você faz campanha para vereador, dá prá levar. É assim que começa. Os caras não nascem "lá". Quer dizer, muitos "deles" até nascem.

- Mmmm...

- Que tal, Turíbio?, perguntou outro. Os outros botaram pilha:

- Vai lá, Turíbio. "Nosso candidato", Turíbio.

- Qual é seu sobrenome, Turíbio?

- "Lobato", respondeu Turíbio Lobato.

- Aí, dá até o slogan: "Turíbio Lobato. O nosso candidato."

- EHHHHHHHHHH! JÁ GANHOU!, gritaram, ao mesmo tempo, fazendo uma espécie de coro, e chamando a atenção dos frequentadores da padaria.
Um desses frequentadores quis saber:

- "Já ganhou" o quê?

O balconista do café expresso é quem respondeu:

- O Turíbio tá se lançando candidato a vereador.

- O Turíbio? Eu voto nele.

- Eu também, respondeu o balconista. Vai roubar, mas é conhecido.

( *** )

Os amigos de Turíbio tinham seus próprios objetivos:

- Com você lá, a gente tá arrumado, Turíbio!

- Éééééhh!, fez Turíbio, já sonhando com o gabinete e a verba do auxílio-paletó. Tá bom, eu topo! Se for pra felicidade geral da nossa turma...

- EHHHHHHHH!

- Esse Turíbio, ele é o cara!

- E nós seremos "os caras".

- É só me arrumar uma vaguinha numa subprefeitura, que o resto é comigo...

( *** )

O próximo passo foi Turíbio filiar-se a um partido. De preferência desses sem identidade nem ideologia, e isso foi o mais fácil. O resto ficava por conta do agregado do Turíbio.

( *** )

Tanto fizeram que Turíbio foi um dos candidatos mais votados na Zona Norte e, pra resumir, foi eleito. Os amigos exultaram:

- Tamo feito!

- Ó nobre colega, não esqueça de nós!

- Pode deixar - respondeu Turíbio, o novo vereador de São Paulo.

( *** )

Turíbio tomou posse. Como novato, teve grande dificuldade para aprender o ofício na Casa.

Aprendeu a propor leis e emendas e a recusá-las e a fiscalizar as ações da Prefeitura; frequentou comissões e denunciou irregularidades; acompanhou licitações. Foi um vereador esforçado.

E os amigos não foram contemplados:

- Pô, e o Turíbio, heim?

- Falei com ele outro dia.

- O cara deixou a gente na mão...

- Ele confessou que quer se lançar candidato a deputado federal.

- Ahhhhh, mas o cara é pilantra!, comemorou um. Ele tá pensando grande...

- É meu. Vereador é dinheiro de pinga, de merenda escolar.

- EHHHHHHH! TU-RI-BIO! TU-RÍ-BIO!, ecoou na padaria o grito de guerra dos correligionários de Turíbio.

( *** )

Com ajuda dos amigos, com a verba eleitoral maior e com a cobertura simpática que a imprensa fez da performance dele como vereador, Turíbio conseguiu ir pra Brasília, apesar de ter feito promessas vagas e vazias e seu partido ser um reconhecido valhacouto.

- Câmara, aí vamos nós!, exclamou um dos colegas de Turíbio.

- Éhhhhhhhhh, concordaram os outros.

- Eu quero a chave do cofre!

- E eu vou catar um saco de dinheiro, igual aqueles cartuns que saem na capa do jornal!

- Uma licitaçãozinha, e eu tô nadando na grana! Viva o Turíbio!

- VIVAAAAAAA!

( *** )

Como deputado, Turíbio foi reconhecidamente um dos mais atuantes e honestos que o Congresso já recebeu. Propôs leis e projetos que realmente ajudaram o povo. Ajudou a elevar a verba para a educação, a saúde, o saneamento básico, a reforma agrária. Fiscalizou o Poder Executivo. Debateu. Brigou com a própria bancada e saiu do partido, tornando-se independente. Tornou-se querido pelo povo e uma quase-unanimidade. Ganhou a fama de sábio, coerente e honesto. Jamais pegou um centavo dos cofres públicos e fez botar na cadeia emissários de empresários que desejavam corrompê-lo e os empresários. Denunciou esquemas e roubalheiras. Participou de CPIs e não permitiu que elas servissem às demagogias eleitoreiras. Foi um bom deputado e depois que seu mandato terminou, abandonou a política. Recebeu homenagens.

Seus amigos não chegaram perto da grana.

Assistindo ao noticiário político, estes ( ex- ) amigos de Turíbio lamentavam:

- O filhadaputa ganhou e virou a cara prá gente!

- É o que eu vivo dizendo: o cara vira político, ele entra prá política e muda completamente.

- ÉÉÉHHHHHH, concordaram todos.

...


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52854


Outros títulos do mesmo autor

Contos Um mini-conto de horror Humberto
Crônicas Assuntando com os santos Humberto
Crônicas Piquenique fantástico Humberto
Crônicas Último capítulo Humberto
Crônicas O cavalinho azarado Humberto
Crônicas Entrou na política, a pessoa se transforma Humberto
Crônicas A mulher-zumbi e seu celular Humberto
Crônicas O produto Humberto
Crônicas A maldição do último carro do cortejo fúnebre Humberto
Crônicas Seu Sestércio Humberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 20.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55083 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54757 Visitas

Páginas: Próxima Última