De certa forma, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford é um filme sobre a necessidade que temos de ser reconhecidos pelas habilidades que julgamos ter mas que os outros não percebem e, sobretudo, não privilegiam. Aqui, temos dois lados da mesma moeda: de um lado, Jesse James (Brad Pitt), o mitológico bandido celebrizado pelo público e mídia e do outro, Robert Ford (Casey Affleck), o desconhecido sem importância que, mesmo achando-se relevante, é constantemente ridicularizado por seus iguais e menosprezado pelos outros. Neste sentido, o principal tema deste filme é algo que se desenvolve lentamente, à medida que o filme avança e vai desenvolvendo a personalidade destes dois indivíduos complexos e fascinantes.
Escrito e dirigido pelo então novato Andrew Dominik, o filme tem início num voice over elegante que sintetiza a vida de Jesse James enquanto este se prepara para mais um assalto de trem junto ao seu bando, constituído por Frank James (Sam Shepard), seu primo Wood Wite (Jeremy Renner), Dick Liddil (John Schneider), Ed Miller (Garret Dillahunt) e os irmãos Charley (Sam Rockwell) e Robert Ford. Depois disso, enquanto cada um toma seu rumo após o assalto, passamos a acompanhar Robert aproximando-se de Jesse, seu ídolo declarado que, por sua vez, mantém-se reticente e em constante avaliação...
PARA LER O RESTANTE, ACESSE: https://bauresenhas.wordpress.com/2014/12/11/o-assassinato-de-jesse-james-pelo-covarde-robert-ford/
|