Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tolerância com vidraças quebradas
Galdino Mesquita

Resumo:
A contravenção, o crime e a desordem imperam nas grandes cidades brasileiras. A pergunta é: a cidade que queremos é um lugar de paz, amizade, limpeza, saúde e ambientalmente equilibrada, que ainda temos, ou o futuro desta cidade poderá ser tão violento quanto o Rio de Janeiro, a periferia de São Paulo ou Medellín, na Colômbia?

Aqui ou ali, fala-se de “Tolerância Zero” no combate à criminalidade. A expressão passou a ser usada até com conotações humorísticas para tipificar alguém intransigente. Mas o aumento da violência nas grandes cidades – e seus reflexos nas pequenas – nos leva à discussão e ao debate necessários. Um artigo do promotor de Justiça de Porto Alegre (RS), Daniel Sperb Rubin abordou isso em 2003. É oportuno, neste momento, discutir isto nas pequenas e médias cidades. Entre os anos 1960 e 90, a criminalidade só aumentou nos Estados Unidos. Após 1993, uma teoria chamada Tolerância Zero foi aplicada em Nova Iorque, durante a gestão de Rudolph Giuliani. Deu certo, e outras grandes cidades copiaram, juntamente com outra, a broken windows theory (teoria das janelas quebradas).

Rubin pesquisou o assunto. “O cientista político James Wilson e o psicólogo criminologista George Kelling, ambos americanos, publicaram em 1982, na revista Atlantic Monthly, um estudo em que se estabelecia uma relação de causalidade entre desordem e crime. Naquele estudo, cujo título era The Police and Neiborghood Safety (A Polícia e a Segurança da Comunidade), os autores usaram a imagem de janelas quebradas (**) para explicar como a desordem e a criminalidade poderiam infiltrar-se numa comunidade, causando a sua decadência e a conseqüente queda da qualidade de vida”. As pessoas que viam uma janela quebrada hoje, outra amanhã e mais outra, concluíam que ali não havia lei, respeito ou autoridade e sim o crime e a bagunça.

Outro professor, Wesley Skogan, da Universidade Northwestern de Ciências Políticas, afirmou em 1990 que a relação entre desordem e criminalidade era mais forte do que a relação entre crime e pobreza. “Em 1996, Kelling e Catherine Coles escreveram Fixing Broken Windows – (Consertando as Janelas Quebradas – Restaurando a Ordem e Reduzindo o Crime em Nossas Comunidades). Mostraram a relação entre a criminalidade violenta e a não repressão a delitos e contravenções. “A desordem leva à criminalidade, a tolerância com pequenos delitos e contravenções, leva, inevitavelmente à criminalidade violenta”, observou o promotor Rubin.

Nas grandes cidades americanas, esta relação foi ignorada até 1980. Continua a ser contestada e ainda ignorada em muitos países como o Brasil e em regiões desenvolvidas como a nossa. Todos os cidadãos de bem querem a prevenção do crime e isso tem que ser feito com a presença constante da polícia no seio da comunidade. “E aqui reside outro fundamento da broken windows theory. O policial deve fazer parte da comunidade, entranhar-se na comunidade, e lidar com as condições que criam o crime - desordens de todo o tipo, embriaguez pública, jogos ilegais etc.(*). Assim, ele conhece a comunidade, e é conhecido por ela. Cria-se um vínculo entre a comunidade e a autoridade policial, e este vínculo, permite que ambos juntem forças para evitar o surgimento da desordem e de pequenos delitos que, mais tarde, levarão à criminalidade violenta.

Assim, se algum traficante tenta imiscuir-se naquela comunidade, tanto a comunidade como a polícia podem imediatamente identificá-lo, e unindo forças, expulsá-lo de lá, ou mesmo prendê-lo. Mas para isso é preciso uma comunidade organizada, que preze a manutenção da ordem”. Rubin lembra que nas eleições para a prefeitura de Nova Iorque, em 93, o público reclamava o que fazer contra os "esqueegeemen” jovens que mediante ameaças veladas extorquiam dinheiro de motoristas após terem lavado os pára-brisas dos carros sem autorização. “Tanto David Dinkins (então prefeito) como Rudolph Giuliani (um ex-promotor Federal que viria a ser eleito) prometiam um combate incessante contra a atuação destes grupos, simplesmente porque esta era uma das principais reclamações”. Hoje, a criminalidade caiu para 30% do que era nos anos 90.

* Contravenções penais: provocação de tumulto e conduta inconveniente (art. 40), perturbação do trabalho ou do sossego alheios (art. 42), mendicância ameaçadora (art. 60, par. único, letra "a"), perturbação de tranqüilidade (art. 65), embriaguez (art. 62, apresentar-se publicamente em estado de embriaguez, de modo que cause escândalo ou ponha em perigo a segurança própria ou alheia), recusa de dados sobre própria identidade ou qualificação (art. 68).
** O próprio ato de quebrar janelas configura o crime de dano (art. 163 do Código Penal). Igualmente a pichação configura o crime de dano e ambiental, ambos potencialmente causadores de desordem e criadores de condições ambientais da criminalidade.


Biografia:
Jornalista, editor, professor de jornalismo na Universidade Paulista - Unip. Com especialização em Educação Ambiental, pela FSL de Jaboticabal, tem artigos publicados em várias capitais.
Número de vezes que este texto foi lido: 52828


Outros títulos do mesmo autor

Releases Carros-fortes poluem e congestionam o calçadão Galdino Mesquita
Romance Jornais & Revistas nanicos de Jundiaí Galdino Mesquita
Crônicas Hurricane, de boxeador a escritor, um drama racista Galdino Mesquita
Crônicas Sobre liberdade e ouro para o bem do Brasil Galdino Mesquita
Crônicas Paulicéia, Polytheama e purgueiros... Galdino Mesquita
Artigos Gás, buracos e explosões Galdino Mesquita
Crônicas Natal do avesso do avesso Galdino Mesquita
Crônicas Um caso verdadeiro: o 156 e o gaúcho sumido Galdino Mesquita
Corporativo Eu já votei, legalmente, e não voto mais neste ano Galdino Mesquita
Artigos EsclareceNDO o gerundismo Galdino Mesquita

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55092 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55032 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54798 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última