Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Jornais & Revistas nanicos de Jundiaí
Galdino Mesquita

A saga da imprensa nanica e gratuita

"Mais uma Festa da Uva em Jundiaí... veja a inauguração do Paço Municipal... Leiam...quem matou o Tanaka?" anunciavam os arautos do Jornal do Calçadão, anos 80, na saída da missa dominical da Igreja Matriz. O editor/jornalista/diagramador Afrânio Bardari dava o tabloide de mão em mão, um domingo por mês. O nanico Calçadão era impresso em papel sulfite, preto e branco, com todos os "reclames" diagramados no formato de casulo de abelha, ou dos tabletes de cimento que formavam o mosaico do piso no centro da cidade. Bardari foi redator chefe do Jornal de Jundiaí, assessor de imprensa do prefeito Walmor, entre outras coisas. Criou a primeira hemeroteca (arquivo de tabloides de Jundiaí) e vendia seus anúncios em parceria com a fotógrafa/faz-de-tudo Roseli Lépore e jornaleiros. Sim, o sucesso do Calçadão, durante décadas, deveu-se à cumplicidade com os leitores e jornaleiros.

Não dá pra falar de todos os nanicos que circularam por aqui. Mas o Giornale era um tabloide lido e procurado, principalmente nos lados da Ponte São João e Colônia. Contemporâneo do Calçadão, o Giornale era editado pelo casal de jornalistas André e Mônica Tozzeto de Barros Leite - atual presidente do Gabinete de Leitura. O pessoal da Associação dos Aposentados lançou, na época liderado por Antonio Galdino, o Jornal dos Aposentados que mensalmente, até hoje, entrega 15 mil exemplares gratuitamente. Na Vila Arens, até ontem, todo mês, era editado O Arauto, do jornalista provisionado Pedroso, que circulava na cidade toda e distribuído pelo próprio Pedroso. Um pouco mais jovem, o tabloide Mexa-se é um sucesso todo mês. Da família Akstein, feito em papel sulfite, cada vez mais tem crescente número de páginas coloridas e matérias interessantes.

Pago mesmo, só tem o Modulinho que vem encartado no Jornal de Jundiaí. É outro sucesso que se mantém há décadas, mesmo sendo tabloide. Criado pelo ex-redator chefe Celso de Paula, o Modulinho não é um nanico alternativo mas "um tabloide oficial do Jornal de Jundiaí". Na região do Caxambu e Colônia, há anos circula de graça um outro pequeno sucesso, o Jornal do Bairro. Por aqui circulam, de vez em quando, alguns tabloides efêmeros como o Informativo Jundiaí, o Cidade de Jundiaí, o Jornal da Região (quinzenal que já tem 32 edições sob a responsabilidade do jornalista Ivan Marcos Machado). Também há revistas gratuitas como a Morar & Viver Imóveis, a Guia Class Jundiaí, entre outras.

A imprensa nanica (vide O Pasquim) foi, é e sempre será um celeiro de jornalistas, fotógrafos e "focas". Os fatores que explicam o sucesso deste ou daquele "jornaleco" é a produção e distribuição bem feitas, a ética e o respeito com o anunciante e leitor, a cumplicidade com o jornaleiro...


Biografia:
Jornalista, editor, professor de jornalismo na Universidade Paulista - Unip. Com especialização em Educação Ambiental, pela FSL de Jaboticabal, tem artigos publicados em várias capitais.
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Releases Carros-fortes poluem e congestionam o calçadão Galdino Mesquita
Romance Jornais & Revistas nanicos de Jundiaí Galdino Mesquita
Crônicas Hurricane, de boxeador a escritor, um drama racista Galdino Mesquita
Crônicas Sobre liberdade e ouro para o bem do Brasil Galdino Mesquita
Crônicas Paulicéia, Polytheama e purgueiros... Galdino Mesquita
Artigos Gás, buracos e explosões Galdino Mesquita
Crônicas Natal do avesso do avesso Galdino Mesquita
Crônicas Um caso verdadeiro: o 156 e o gaúcho sumido Galdino Mesquita
Corporativo Eu já votei, legalmente, e não voto mais neste ano Galdino Mesquita
Artigos EsclareceNDO o gerundismo Galdino Mesquita

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55097 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55043 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54927 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54802 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54785 Visitas

Páginas: Próxima Última