Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
INTERPRETANDO OS SONHOS
José Marcos Sampaio


O QUE É O SONHO?

No decorrer de nossas vidas acumulamos experiências das mais variadas. Nossos traços de personalidade são formados a partir de nossa mais tenra idade. E continua na adolescência e na fase adulta. Nosso sub-consciente recebe e guarda as informações advindas das experiências emocionais presentes em nosso dia a dia. Exemplo disto são as experiências traumáticas como um acidente ou de extrema felicidade como aquela viagem inesquecível.
Frustração, raiva, descontentamento, amor, carências afetivas, humor, alegria e medo. São apenas algumas emoções deste arcabouço tão complexo de sentimentos humanos presente em todos nós.
Neste contexto, o sonho será responsável por demonstrar claramente, desde que seja interpretado adequadamente, os sentimentos presentes em nosso sub-consciente e que muitas vezes ditam nosso comportamento e por mais incrível que pareça podem interferir em nossas ações e no nosso futuro.

POR QUE INTERPRETAR OS SONHOS ?

Quando tomamos contato com nossos sonhos trazemos para o consciente as emoções vividas durante ele e assim, muita coisa é desvelada. Um sonho traz muita coisa marcante de nossas vidas e pode nos revelar sentimentos presentes nos dias de hoje que são reflexos de um passado recente ou remoto ou ainda, a mistura destes dois. Porém será necessário um profissional capacitado para ouvir, e junto com seu paciente montar este quebra cabeças

PORQUE OS SONHOS SÃO TÃO ESTRANHOS?

Quando dormimos nosso corpo e mente entram em um estágio que podemos chamar de stand-by. É uma necessidade fisiológica tão importante quando comer ou fazer sexo por exemplo. A temperatura de nosso corpo cai, a pressão arterial diminui, ou seja, nosso cérebro é o administrador único do nosso sono. É por esta razão que na maioria das vezes não acordamos por mais que o sonho seja estranho ou amedrontador. Pessoas que tem pesadelos e acabam acordando cotidianamente necessitam de tratamento, pois positivamente algo não está nada bem. Estas pessoas podem estar doente física ou mentalmente, ter passado por alguma situação traumática ou ter o sono extremamente leve que também revela uma dificuldade de relaxamento merecendo assim tratamento para insônia.
O sub-consciente que é gerenciado pelo cérebro vai mostrar nos sonhos imagens camufladas, situações inverossímeis e estórias que podem parecer sem pé nem cabeça. Isso tudo para preservar o sono e o relaxamento proporcionado por este momento tão importante da vida.

OS SONHOS PODEM DETERMINAR NOSSO DESTINO?

No livro “O Homem e seus Símbolos “ Carl Yung conta a história de um paciente que tinha um sonho recorrente. Ele sonhava que estava morrendo. Como uma profecia que se realizava este mesmo paciente ao escalar uma montanha esqueceu-se de um importante item de segurança que o levou a cair de uma grande altura e morrer.
Yung sugere que o próprio sub consciente envia mensagens ao consciente permanentemente e pode levar determinada pessoa a cumprir fantasias presentes no próprio sonho. Por exemplo :pessoas que sonham permanentemente que estão sendo assaltadas poderão sem perceber reproduzir esta atitude de risco na vida real. Sem se dar conta, poderão estar no lugar errado e na hora errada a partir de uma fantasia que se realiza a partir do sub-consciente.

COMO INTERPRETAR OS SONHOS?

O mais importante ao se interpretar um sonho diz respeito as emoções presentes nele. Conheci um funcionário de uma multinacional que sonhava muitas vezes com seu chefe. Ele estava sentado em frente a mesa e os dois não diziam nada. Por muito tempo tentei entender qual sentimento ele tinha naquele momento, mas ele dizia que simplesmente ele estava em frente ao seu chefe. Nada mais. Tentamos nos aprofundar neste sonho e depois de algum tempo ele descobriu que o sentimento era de medo. Apesar do relacionamento com seu chefe ser muito estranho pois os dois dificilmente conversavam, após a interpretação deste sonho a qualidade no relacionamento entre os dois mudou da água para o vinho mas, já era tarde demais. Ele foi demitido. Daí o seu medo.
Um pré adolescente sonhava com um homem grande e musculoso cheio de tatuagens na frente do portão da sua casa. Com seus super poderes ele conseguia jogar o homem que o ameaçava para longe. Ao fazermos uma espécie de regressão ele me contou que seu pai quando ele era pequeno ameaçou sua mãe fato que o fez chorar desesperdamente. Mas seu pai era bem diferente do homem que aparecia no sonho. Pequeno e magro. Além disso o homem do sonho vestia roupas coloridas bem diferente do pai que costumava usar roupas escuras. Percebi então que seu sonho apesar de ter uma mensagem disfarçou seu pai para que não se transformasse em pesadelo e o acordasse. Seus poderes também o ajudaram a permanecer dormindo mas eram frutos dos filmes de super heróis que ele constantemente assistia.

COMO LEMBRAR DOS MEUS SONHOS ?

A linha que liga o sub-consciente ao consciente é tênue e transitória. Quando acordamos muito pouca coisa restará ao consciente a não ser que nosso último sonho tenha nos causado emoções profundas e marcantes. Preocupantes ou de excessivo relaxamento.
A primeira coisa que precisamos saber é que sempre sonhamos e os sonhos nos mandam sinais importantes. O sonho é atemporal. Caso você tenha dificuldade para lembrar de sonhos faça um exercício. Peça para alguém te acordar durante o sono e anote imediatamente o que vc estava sonhando, mesmo que seja durante a noite ou naquele cochilo da tarde. Todos os sonhos são importantes por mais idiotas que pareçam pois é assim mesmo que funciona nosso sub-consciente. Ao dormirmos nossa mente funciona como um quebra cabeça a ser montado. Se você não lembrar de tudo não tem importância pois o pedacinho que vc lembrar é o mais importante.

COMO INTERPRETAR SEUS SONHOS JUNTO COMIGO ?

Me mande um e-mail. Eu retorno fazendo algumas perguntas. Juntos poderemos descobrir muitas coisas a respeito de sua vida a partir da interpretação de seus sonhos.

Fico a disposição

José Marcos
speedflux@gmail.com

Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Artigos INTERPRETANDO OS SONHOS José Marcos Sampaio
Resenhas A Verdade sobre a vida de Rene Von Woodspli José Marcos Sampaio
Poesias José Marcos Sampaio
Roteiros A SUBSIDIÁRIA DO CÉU José Marcos Sampaio


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56758 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55830 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55102 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55051 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54798 Visitas

Páginas: Próxima Última