Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Verdade sobre a vida de Rene Von Woodspli
Argumento para cinema
José Marcos Sampaio

Resumo:
João Paulo Albuquerque renomado escritor decide escrever um roteiro sobre a vida de Rene Von Woodspli.

Nossa história começa com a viagem de João Carlos Albuquerque ao encontro de Katia, sua ex-namorada.
João é escritor e tem vários livros publicados mais um em especial, “Perdido na Selva” foi um best seller. A história contada por João tem seu ápice no momento em que um soldado sofre uma catarse no meio da Selva. Vendo seus amigos mortos, Jack se ajoelha perante Deus e jura nunca mais fazer a guerra.
João, que também é um roteirista de cinema, está em um ônibus de viagem (João nunca gostou muito de dirigir) e vai em direção ao litoral. Descontraído, João escreve como de costume dentro do ônibus. Ele não está muito animado com seu último livro, mas está eufórico com o reencontro que vai acontecer daqui a alguns minutos.
Katia, sua ex-namorada está esperando na rodoviária ainda mais ansiosa. Depois de cinco anos separados, ela mal consegue imaginar que estão reatando. O Ônibus finalmente chega a uma pequena rodoviária. João dá alguns autógrafos e sai. Enfim, os dois se encontram. Seria tudo pra ser um encontro bem romântico não fosse o jeito desajeitado de João. Ainda mais cheio de bagagens. Ele coloca as bagagens no porta-malas e vão em direção a casa de Katia.
No caminho muitas risadas e lembrança de fatos do passado, Katia pergunta a João sobre o último livro mas João brinca e muda de assunto. Katia comenta que está aliviada por estar com João pois fica o tempo todo sozinha naquela casa enorme. João pergunta a Katia o porquê de estar em uma casa tão grande; Katia conta que trocou com uma amiga por seu apartamento em São Paulo; Katia conta que a Lucia (amiga e antiga moradora) queria sumir, pois tinha rompido com a família e que não queria mais contato com ninguém.
João pergunta a Katia se a Lucia era casada. Ela conta que o ex-marido de Lucia já tinha morrido mas não no Brasil e sim na Suíça. Ao chegarem na casa, Katia conta a João que o ex-marido de Lucia viveu durante anos, enclausurado num dos quartos. Os dois viviam em separação de corpos vivendo na mesma casa.
Já no quarto João e Katia desesperados para se possuírem esquecem-se do mundo a fazem amor como há muito tempo não faziam.
No dia seguinte, os dois tomam café satisfeitos depois de uma noite de amor maravilhosa. Vão conhecer a casa. João fica impressionado com o tamanho do imóvel. Os dois brincam, se escondem, e entram no último quarto. João pergunta a Katia se era ali que o ex-marido da amiga vivia isolado. Katia confirma e diz que era ali que ele vivia sozinho, apenas com seus livros. João se surpreende e pergunta dos livros, Katia conta que após a separação Lucia ficou com tanta raiva que ateou fogo em tudo. João fica inconformado. Katia mostra a Joao potes e mais potes de canetas usadas além de máquinas de escrever antigas.
Joao vê o nome do ex-marido de Lucia na escritura da casa "RENE VON WOODSPLI".
João começa a se interessar pela Vida de Rene. Talvez um escritor esquecido, talvez um portador de doença mental, o que será que ele escreveu tanto naquele quarto isolado?
João começa a ir em busca de informações, vê na Internet mas não acha muita coisa sobre Rene, apenas notícias antigas da família Woodspli, tradicional família Suíça com muitos escritores e filósofos escultores etc.
João e Katia resolvem dar uma volta pelas vizinhanças mas os vizinhos viram Rene poucas vezes. Um vizinho chega a dizer que em dez anos só tinha visto Rene uma única vez. Outro vizinho confirma que Rene tinha problemas mentais.
Joao e Katia estão tomando café da manhã em uma lanchonete; Katia pergunta ao atendente se por acaso ele conheceu Rene. O atendente confirma e diz que este senhor havia passado mal e caído na lanchonete.
Joao e Katia voltam pra casa. Katia pergunta a Joao o que ele acha de Rene; João diz a Katia que tudo leva a crer que trata-se talvez de um escritor esquizofrênico citando vários nomes de escritores com doenças mentais e enaltecendo a criatividade e genialidade destes.
João tenta falar com Lucia ex-mulher de Rene por telefone e pede informações sobre Rene, mas esta desliga o telefone na sua cara.
João encontra no google o nome da advogada Mariluce que defendeu Rene em sua ação de divórcio. Mariluce é uma tremenda trambiqueira. Na verdade, ela só viu Rene no dia do divórcio. Mariluce também tem uma fixação para trabalhar no meio artístico.
Ao conversar com João por telefone, Mariluce percebendo que se tratava de João Paulo Albuquerque, o escritor diz que conheceu Rene como poucos na cidade, e que Joao poderia vir no seu escritório a hora que quisesse.
Já no escritório Mariluce confirma de forma mentirosa as suspeitas de João sobre a personalidade de Rene e ao ser indagada sobre um possível suicídio de Rene ela confirma a informação; Mariluce informa a Joao que conhece um amigo de infância de Rene que pode contar toda a história de sua vida; Mariluce diz que é uma grande história e que João não vai se arrepender e aproveita para cobrar pelas informações. João conta a Mariluce que pretende escrever um roteiro para cinema sobre a vida de Rene. Ela então pede a ele uma boquinha no elenco do filme.
Logo que João sai do escritório, Mariluce liga para um amigo estelionatário e pede a ele para se passar pelo amigo de Rene e dá toda a ficha para ele conforme a conversa com João.
João fala com Denis o diretor de cinema seu amigo e combinam sobre o filme. Joao diz a Denis que gostaria de rodar um filme biográfico contando a história de um escritor suíço esquizofrênico que viveu no Brasil, Rene Von Woodspli. Diz ao amigo que descobriu um amigo de infância de Rene que vai contar toda a história de sua vida
Joao passa por diversas seções de entrevista com Alecssander o “amigo” de Rene. Este sempre conta história parecidas. Que Rene escrevia desde que tinha dez anos de idade, que vivia se trancando e tentava o suicídio o tempo todo e que já tinha sido levado inúmeras vezem com camisa de força para o manicômio, conforme as informações da Mariluce. Alecssander conta que ajudou Rene a fugir de um hospício e o levou para a Alemanha. Lá Rene se transformou num famoso escritor que usava pseudônimos para fugir da perseguição antinazista. João fica cada vez mas envolvido com a história contada por Alecssander.
Denis e sua equipe já começam as gravações do filme
Alecssander dá uma mancada já no final do filme, contando que Rene e Lucia esperavam seu pais da Suíça, esquecendo-se que já havia contado que os pais de Rene morreram quando ele tinha apenas cinco anos de idade.
Toda a equipe de filmagem vai atrás de Alecssander e descobre que ele não passava de Joaquim da Silva um estelionatário amigo de Mariluce.
A RESSACA:
João está de baixo astral em um barzinho com Katia. Ela pede a ele que esqueça esta história e que é um ótimo escritor etc. O dois vão para um motel
No dia seguinte João está decidido a esquecer da história do filme. Os dois vão saindo do motel e João recebe um folheto na rua onde está escrito “Vá em busca de seu sonho” ; João liga o radio do carro onde se toca “Tente outra vez” de Raul Seixas; Muda de estação e toca “Eu não desisto assim tão fácil meu amor” do Fabio Junior; João começa a ficar confuso; João vê uma placa com os dizeres “Balneário Von Woodspli a direita” . Uma passeata com as palavras de ordem “Não desista “passa por eles
João se rende a pressão e volta a procurar informações sobre Rene. Tenta obter informações no consulado suíço sem sucesso. Decide ir para a Suíça.
Na Suíça João vai até o cartório de registros da província de Sant Galen mas não tem sistema. Ao voltar mais tarde o cartório pega fogo.
João está desanimado; Entra em um mercadinho; Este mercadinho pertenceu a Rene Von Woodspli. A Atendente começa a se abrir com ele falando de seu pai mas João não entende nada do que ela diz devido ao idioma. A Atendente aponta para um troféu aonde está o nome de RENE VON WOODSPLI. João vê mas não acredita. Acha que mais uma vez está tendo uma ilusão de ótica.
João senta para comer seu lanche em um banco na frente do mercadinho. Atrás dele na parede do mercado “ESTE ESTABELECIMENTO PERTENCEU A RENE VON WOODSPLI” mas João não vê e volta ao Brasil.
Lucia, amiga de Katia faz uma visita surpresa. Quer saber o que está acontecendo, por que andam mandando telegramas pra ela e o que João quer saber sobre o Rene. João aproveita a visita de Lucia e começa a fazer perguntas a ela. Pergunta o que ele ficava fazendo sozinho no quarto. Ela diz que Rene ficava o tempo todo escrevendo. Joao pergunta a Lucia se Rene tinha um diagnóstico de doença mental. Ela confirma e disse que ele só foi embora porque tinha parado com a medicação. Joao tenta obter mais informações mas Lucia corta o assunto e vai embora
João conversa com Rene em sonho. Rene pede a ele que mantenha sua memória viva e que é pra isso que ele está naquela casa. João pergunta a Rene o que ele veio fazer no Brasil suruba? Carnaval? Rene repreende João citando a baixa autoestima dos brasileiros.
No dia seguinte João está olhando com cuidado o quarto de Rene e encontra um fundo falso. Ao quebrar este fundo falso Joao descobre muitos rascunhos escritos por Rene. Fica Maravilhado com a descoberta
João recebe uma msg no celular: “Se quiser saber sobre Rene me procure. Sou a irmã dele estou aqui na Suíça”
Joao vai novamente para a Suíça o que custa seu relacionamento com Katia. João, já cansado sobe a pé uma montanha até uma casa onde a irmã de Rene o espera.
Joao entra na casa da irmã de Rene e dá a ela os escritos dele. Ela diz que são rascunhos de cartas que ele mandava para sua ex-mulher aqui na Suíça, informando que ele fazia isso escondido de sua mulher Lúcia logicamente. João pergunta sobre os livros que ele tinha. A Irmã de Rene conta que eram os livros de estórias infantis que o pai dele tinha dado a ele, e que ele os levava pra todos os lugares aonde ia. A irmã conta que Rene teria ficado muito chateado de não poder trazê-los do Brasil. João pergunta sobre o suicídio e a irmã de Rene diz que jamais Rene teria se suicidado pois vivia muito bem e muito feliz com sua mulher e sua filha na Suiça. Ela mostra fotos de Rene pescando e conta que Rene morreu de câncer de próstata aos 85 anos. Joao pergunta sobre a doença mental e ela nega dizendo que Rene jamais teria tido qualquer doença mental. Só ficou um pouco deprimido no Brasil depois da separação com a Lucia mas que tinha sido medicado e ficou bom. Logo após voltou a Suíça. Contou que Rene estava muito magoado com a Lucia por isso viveu isolado num dos quartos da casa. Enfim, João pergunta a irmã de Rene se afinal Rene teria feito algo grandioso. A Irmã diz que a além daquela casa enorme que ele construiu no Brasil para se mostrar para a Lúcia Rene não fez nada de grandioso sem bem que... ele fez sim, fez algo grandioso. Ele viveu em paz e foi feliz, muito feliz.
João desmaia
(última cena em aberto)


Número de vezes que este texto foi lido: 52830


Outros títulos do mesmo autor

Artigos INTERPRETANDO OS SONHOS José Marcos Sampaio
Resenhas A Verdade sobre a vida de Rene Von Woodspli José Marcos Sampaio
Poesias José Marcos Sampaio
Roteiros A SUBSIDIÁRIA DO CÉU José Marcos Sampaio


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56758 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55830 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55102 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55051 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54797 Visitas

Páginas: Próxima Última