Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
É PRECISO MEXER NOS PRIVILÉGIOS
DIRCEU DETROZ

Eu gostaria de saber para onde foram os bilhões de reservas cambiais que o ex-presidente Lula tanto se vangloriava? Que a presidente Dilma tanto se vangloriou no primeiro mandato?

De repente, as reservas cambiais sumiram dos discursos. Agora o que vemos é quase desespero. Um Deus nos acuda para tapar o rombo. O governo reeleito criou o um caos econômico. Para salvá-lo, Dilma trouxe os economistas com as ideias da oposição.

E se o governo petista se mostra medíocre para governar, a sua especialidade é ganhar eleições. O discurso para 2018 já está pronto. Tudo dando certo, eles dirão: Fomos nós que tiramos o Brasil da crise. Dando tudo errado, eles apontarão para a oposição e dirão: Olha só o que eles fariam com o país se estivessem no governo.

Não é difícil de explicar os motivos dos governos não conseguiram acabar com as crises em definitivo. As medidas para combatê-las começam pela base da pirâmide. A economia além de ortodoxa e míope é também estrábica. Só consegue enxergar para baixo.

Os maiores problemas com os rombos não estão na base da pirâmide. Eles estão lá no topo. E temos um exemplo simples. A nova equipe econômica fala em economizar 460 milhões com as mudanças do seguro-desemprego. Mesmo concordando que o seguro-desemprego se transformou numa grande farra, os 20 bilhões desviados da Petrobras pela corrupção é uma farra muito maior. Concordam?

O topo da pirâmide tem privilégios e regalias demais. Enquanto nossas contas ganham bandeiras e aumentos mensais, os deputados vão aumentar suas verbas de gabinete sem bandeiras. A Câmara de Deputados possui 18 mil servidores. Uma média de 30 para cada deputado.   Qual é o custo do Poder Legislativo para o país? E seu custo-benefício?

É imprescindível que se crie bandeiras para os gastos dos três poderes de governo, e de todo o setor público. Que se acabe com a farra de certas regalias. E não adianta tentar camuflá-las distribuindo esmolas. A base da pirâmide não pode viver pagando a conta pelos rombos criados no topo para sempre.

Quem no topo da pirâmide estaria disposto a perder certos privilégios? Ou ter coragem para extinguir alguns? Quando se acostuma com o corporativismo da covardia, é mais fácil aumentar os impostos, e retirar benefícios dos que estão na base da pirâmide.

Nessa ladainha os governos procuram tratar a nossas doenças econômicas e de desperdícios a base de conta-gotas. Para uma cura total é preciso enxergar o topo da pirâmide. E quem está lá, infelizmente só se consegue olhar para o umbigo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55080 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55028 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última