Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
É PRECISO MEXER NOS PRIVILÉGIOS
DIRCEU DETROZ

Eu gostaria de saber para onde foram os bilhões de reservas cambiais que o ex-presidente Lula tanto se vangloriava? Que a presidente Dilma tanto se vangloriou no primeiro mandato?

De repente, as reservas cambiais sumiram dos discursos. Agora o que vemos é quase desespero. Um Deus nos acuda para tapar o rombo. O governo reeleito criou o um caos econômico. Para salvá-lo, Dilma trouxe os economistas com as ideias da oposição.

E se o governo petista se mostra medíocre para governar, a sua especialidade é ganhar eleições. O discurso para 2018 já está pronto. Tudo dando certo, eles dirão: Fomos nós que tiramos o Brasil da crise. Dando tudo errado, eles apontarão para a oposição e dirão: Olha só o que eles fariam com o país se estivessem no governo.

Não é difícil de explicar os motivos dos governos não conseguiram acabar com as crises em definitivo. As medidas para combatê-las começam pela base da pirâmide. A economia além de ortodoxa e míope é também estrábica. Só consegue enxergar para baixo.

Os maiores problemas com os rombos não estão na base da pirâmide. Eles estão lá no topo. E temos um exemplo simples. A nova equipe econômica fala em economizar 460 milhões com as mudanças do seguro-desemprego. Mesmo concordando que o seguro-desemprego se transformou numa grande farra, os 20 bilhões desviados da Petrobras pela corrupção é uma farra muito maior. Concordam?

O topo da pirâmide tem privilégios e regalias demais. Enquanto nossas contas ganham bandeiras e aumentos mensais, os deputados vão aumentar suas verbas de gabinete sem bandeiras. A Câmara de Deputados possui 18 mil servidores. Uma média de 30 para cada deputado.   Qual é o custo do Poder Legislativo para o país? E seu custo-benefício?

É imprescindível que se crie bandeiras para os gastos dos três poderes de governo, e de todo o setor público. Que se acabe com a farra de certas regalias. E não adianta tentar camuflá-las distribuindo esmolas. A base da pirâmide não pode viver pagando a conta pelos rombos criados no topo para sempre.

Quem no topo da pirâmide estaria disposto a perder certos privilégios? Ou ter coragem para extinguir alguns? Quando se acostuma com o corporativismo da covardia, é mais fácil aumentar os impostos, e retirar benefícios dos que estão na base da pirâmide.

Nessa ladainha os governos procuram tratar a nossas doenças econômicas e de desperdícios a base de conta-gotas. Para uma cura total é preciso enxergar o topo da pirâmide. E quem está lá, infelizmente só se consegue olhar para o umbigo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54784 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54777 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54638 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54537 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54483 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54483 Visitas
Amores! - 54476 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54438 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54368 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54363 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última